Publicidade

Gibernau marca ritmo seco em Sepang antes da mudança de tempo

Sete Gibernau terminou o primeiro dia de treinos livres para o Marlboro Grande Pr‚mio da Mal sia no topo das tabelas de tempos ao rodar apenas a 0,046 segundos do atual recorde da pista estabelecido por Valentino Rossi.

Com apenas 33% de umidade durante a manhÆ, o piloto da Honda com o tempo de 2m03,299s, levando a melhor sobre o seu antigo colega de equipe da Suzuki Kenny Roberts e sobre a Ducati Loris Capirossi.
As previsäes meteorol¢gicas locais que previam chuvas intermitentes para o fim-de-semana revelaram-se extremamente certas com as nuvens cinzentas que pairam sobre Kuala Lumpur a trazendo chuva um pouco antes da segunda sessÆo, o que fez com que nenhum piloto melhorasse o melhor tempo do espanhol.

“Come‡amos por basear o nosso trabalho nas informa‡äes reunidas aqui nos testes de Inverno, o que foi grande ajuda”, disse Gibernau. “NÆo temos feito muitas altera‡äes e os problemas que temos tido com a parte frontal em outras pistas nÆo se fizeram sentir muito aqui. Foi uma pena a sessÆo da tarde ter sido marcada pela chuva porque nÆo pudemos continuar a afina‡Æo da moto. O molhado nÆo tem utilidade nenhuma para ningu‚m, por isso espero que o tempo esteja seco amanhÆ para prepararmos a corrida”.
O colega de equipe de Gibernau, Marco Melandri, fez surpreendente regresso … a‡Æo apenas cinco dias de pois de ser operado … lesÆo contra¡da no p‚ em resultado da colisÆo com Valentino Rossi em Motegi. Melandri passou a semana de cadeira de rodas, mas hoje regressou corajosamente … sua moto e estabeleceu o 14§ tempo da sessÆo apesar dos muitos pontos no p‚. Rossi ficou dez lugares … frente do seu compatriota a apenas 0,186 segundos de Gibernau nesta prova em que tem a segunda oportunidade de conquistar o Campeonato do Mundo de MotoGP deste ano, bastando para tal um quarto lugar.

Publicidade

Enquanto Melandri parecia que ia falhar esta etapa depois da £ltima corrida no JapÆo, Shane Byrne e Olivier Jacque estavam presente provavelmente mais agradecidos por estar em pista, uma vez que substituem os lesionados Troy Bayliss e Alex Hofmann, respectivamente. Byrne fez o 18§ tempo na sua primeira sessÆo de treinos aos comandos de uma Honda RC211V, enquanto Jacque, naquela que ‚ a sua terceira corrida da com a Kawasaki, ficou … frente, em 16§.

Ap¢s ter mostrado o seu ritmo no seco durante a manhÆ, Roberts provou estar muito bem tamb‚m em condi‡äes escorregadias durante a parte da tarde ao dominar a derradeira sessÆo de treinos do dia. A pista come‡ou a secar no meio da sessÆo, mas estava ainda muito escorregadia e Roberts nÆo conseguiu melhor que ficar a 12 segundos do tempo que Gibernau estabeleceu de manhÆ ao rodar em 2m15,954s. Shinya Nakano quase destronou o norte-americano nos segundos finais, mas a sua volta r pida foi estragada na £ltima sec‡Æo. Apesar do dom¡nio da Michelin neste tra‡ado nas temporadas passadas, as performances de Roberts, Capirossi e Nakano hoje sugerem que a rival Bridgestone pode ser uma for‡a a ter em conta depois de ter averbado a primeira vit¢ria do ano no JapÆo com Capirossi no domingo passado.