Publicidade

A General Motors do Brasil, maior subsidi ria da Corpora‡Æo na Am‚rica do Sul e segunda maior opera‡Æo fora dos Estados Unidos completa amanhÆ, segunda-feira, 79 anos de atividades no pa¡s.

A empresa foi fundada em 1925 em galpäes alugados no bairro do Ipiranga, em SÆo Paulo. Hoje, vive um momento de pleno crescimento no mercado interno e tamb‚m nas exporta‡äes. No come‡o, as atividades consistiam na montagem de ve¡culos importados dos Estados Unidos. Ap¢s cinco anos, a GMB inaugurava oficialmente, em 1930, sua primeira f brica, em SÆo Caetano do Sul/SP. Em 1958 come‡ou a operar a segunda f brica, em SÆo Jos‚ dos Campos/SP, inaugurada oficialmente um ano depois pelo entÆo presidente da Rep£blica Juscelino Kubitschek.

Decidida a ampliar sua linha de produtos, a GMB lan‡ou em 1968 o seu primeiro autom¢vel da marca Chevrolet no pa¡s, o Opala, que encerrou seu ciclo de vida 24 anos depois, com mais de 1 milhÆo de unidades vendidas. Desde entÆo, nÆo parou mais de fabricar sucessos de vendas. Em 1973 lan‡ou o Chevette, que acumulou vendas superiores a 1,2 milhÆo de unidades, at‚ ser substitu¡do pelo Corsa em 1994, primeiro ve¡culo popular com inje‡Æo eletr“nica de combust¡vel.

Em julho de 2000 inaugurou o Complexo Industrial de Gravata¡, no Rio Grande do Sul, uma das f bricas mais modernas do mundo, onde ‚ produzida a linha Celta e, que recebe visita de especialistas em manufatura de ve¡culos de todo o mundo, que querem conhecer o sistema de montagem do modelo, que ‚ feito com a parceria dos fornecedores sistemistas, instalados dentro do complexo industrial.

Publicidade

O Celta tamb‚m foi o pioneiro no mercado brasileiro na  rea de com‚rcio eletr“nico, tornando-se o modelo mais vendido do mundo pela internet. Atualmente, al‚m do Celta, a GMB comercializa toda a linha Corsa, a picape Montana e o Corsa Classic na versÆo 1.0 a gasolina. Em breve, outros modelos estarÆo dispon¡veis para venda pelo sistema.

Hoje, com 79 anos de hist¢ria no pa¡s, emprega 17 mil funcion rios, possui a mais completa linha de ve¡culos do mercado nacional, exporta para v rios pa¡ses do mundo, al‚m, de oferecer 502 pontos de vendas em todo o territ¢rio brasileiro, atrav‚s da Rede de Concession rias Chevrolet.

Mesmo enfrentando forte concorrˆncia, com a instala‡Æo de novas montadoras no pa¡s nos £ltimos anos, al‚m das adversidades econ“micas ocorridas em 2003, a GM do Brasil fechou o ano na vice-lideran‡a, com 333.444 unidades emplacadas, al‚m de superar, pela primeira vez, a Volkswagen nas vendas acumuladas no mercado total.

Em 2003, com exporta‡äes combinadas da GM do Brasil e Argentina, registrou o melhor ano de sua hist¢ria, com uma receita de US$ 1,205 bilhÆo. O £ltimo recorde foi obtido em 2002, quando exportou aproximadamente US$ 1 bilhÆo.

Publicidade