Publicidade

Nos pr¢ximos dias, a General Motors vai propor ao governo federal a manuten‡Æo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido por prazo indeterminado apenas nos carros dos sistema “flex fuel”, que podem levar no mesmo tanque  lcool e gasolina misturados em qualquer propor‡Æo.

O vice-presidente da GM, Jos‚ Carlos Pinheiro Neto disse ao Valor que a id‚ia ajudaria a aproveitar o potencial do pa¡s no desenvolvimento de combust¡vel alternativo local. “O flex fuel”(nome do sistema) ‚ o boi de fil‚ mignon que s¢ n¢s temos’, destacou.

Por enquanto, a GM s¢ tem um modelo que pode rodar a  lcool ou gasolina – o Corsa 1.8. A Volkswagen j  colocou o sistema no Gol e lan‡ar  o pr¢ximo carro – o Fox – somente nessa versÆo. Fiat e Ford tamb‚m estÆo prestes a lan‡ar modelos “flex fuel” e a tendˆncia ‚ de as quatro montadoras veteranas ampliarem a oferta de modelos com o sistema.
Mas, os fabricantes que se instalaram no Brasil na £ltima d‚cada nÆo tem essa tecnologia porque nÆo chegaram a desenvolver motores a  lcool. Antes de apresentar a proposta ao governo, a dire‡Æo da GM pretende contatar o setor sucroalcooleiro.

Com essa id‚ia, que atrela o IPI reduzido ao  lcool, a ind£stria tem mais chances de convencer o governo a manter o tributo reduzido. A inten‡Æo de pedir a prorroga‡Æo da redu‡Æo do IPI para todos os autom¢veis ainda nÆo encontra respaldo no governo federal.
A avalia‡Æo do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, ‚ de que o benef¡cio est  atendendo …s necessidades emergenciais do setor, levando a um aumento nas vendas de carros. Segundo ele, a redu‡Æo nos pre‡os foi efetivamente repassada …s revendedoras, mas h  d£vidas se os incentivos estÆo chegando, de fato, aos consumidores finais.

Publicidade

O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, nÆo quis comentar a hip¢tese de prorroga‡Æo. Ele alega que as negocia‡äes relativas aos incentivos tribut rios, medida emergencial, foram restritas … pasta de Palocci.

O acordo emergencial reduziu o IPI dos carros em trˆs pontos percentuais por trˆs meses, at‚ 30 de novembro, para ve¡culos de at‚ duas mil cilindradas. A Receita Federal divulgar  o impacto da medida na arrecada‡Æo de setembro em meados deste mˆs.