Publicidade

Final de festa com a realização da 8ª e última etapa do Campeonato Goiano de Motocross 2013 na cidade de Formosa, que pela 8ª vez sediou uma prova do estadual. A cidade de 100.000 habitantes proporcionou um ótimo publico na pista do Motódromo Municipal da Lagoa Feia, onde aconteceram as decisões em dez categorias, apontando os melhores pilotos da temporada.

Formosa sediou a última etapa do Goiano de Motocross

Formosa sediou a última etapa do Goiano de Motocross

No sábado, após os treinos livres e cronometrados, foram realizadas as três baterias programadas e os vencedores foram:

MX 4 – para pilotos acima de 40 anos – os primeiros foram Eli Américo de Paula, Marcelo dos Santos Barella, Mariano Aparecido Rodrigues, Elimar Rodrigues Bráulio e Daniel Luiz Boff. O Campeão 2013 da MX4 é Eli Américo de Paula (25pts), o vice é Marcelo dos Santos Barella (25) o desempate foi pelo critério de maior numero de vitorias. Depois vieram João Batista Barbosa Filho (18), Ivon Eber Gonçalves Nascimento (08) e Alexandre Vaz da Costa (06). Foram realizadas duas etapas por esta categoria, conforme programado.

Publicidade

Nacional B – para pilotos estreantes e novatos, que teve bons duelos desde o inicio e apresentou a vitória de Francisco Wellington dos Santos, seguido por Cleider Nascimento Junior, Wellyson Jose Alves Castro, Sebastião Pereira Souza Filho e Jose Magno Urzeda Filho. O Campeão da Nacional B em 2013 é Francisco Wellington dos Santos (104pts), o vice é Willian Juny Machado (80), seguido de Sebastião Pereira Souza Filho (58), Willian Macedo (46) e Matheus de Melo Rosa (41).

MX 3 – para pilotos acima de 35 anos, apresentou a vitória de Marcelo dos Santos Barella, seguido de Eli Américo de Paula, Mariano Aparecido Rodrigues, Elimar Rodrigues Bráulio e a garota Raissa Alves Carvalho. O Campeão 2013 da MX3 é Marcelo dos Santos Barella (100), o vice é Eli Américo de Paula (74), seguido de João Batista Barbosa Filho (73), Risaldo Caetano do Carmo (54) e Weiner das Neves Assis (34).

No domingo logo cedo foram feitos os reparos na pista após uma chuva forte durante toda a noite, mas tudo ficou pronto para a abertura oficial da última etapa quando foram realizadas as seguintes categorias:

MX2 – Wellington Garcia Matos, que correu na noite anterior na ultima etapa do Arenacross em Botucatu e viajou 1.000 km para poder defender a vitória e o titulo da categoria, venceu seguido de Lucas Fernando Bottcher Frazão, Marcos Guilherme de Lima, Régio Antônio da Costa Filho, Flavio Machado de Morais Junior, Kurt Rudolf Feichtenberger, Anderson Lopes Ribeiro, Marcelo dos Santos Barella, Jose Batista da Silva Neto e Wesley Teixeira Resende. O campeão da MX2 é Wellington Garcia Matos, (113pts), seguido de Lucas Fernando Bottcher Frazão (90), Marcos Guilherme de Lima (61), Régio Antônio da Costa Filho (59) e Everaldo Rodrigues Lima Filho (48) fechando os cinco primeiros.

Publicidade

85cc – a vitória foi de Marcellus Henrique de Melo Lera, em segundo veio Enzo Rodrigues Barbosa, seguidos por Wesley Alves do Nascimento Junior, Gabriel Ferreira Barbosa e Paulo Henrique Manzolli. Kioman de Jesus Navarro Muñoz com 106 pontos levou o Campeonato 2013 das 85cc, O vice ficou com Marcelus Henrique de Melo Lera (94). Enzo Rodrigues Barbosa (88), Marcus Henrique Dias Lera (74) e Gabriel Ferreira Barbosa (38) vieram a seguir.

Intermediaria – após boas disputas durante todo o Campeonato, a decisão desta categoria ficou para esta ultima etapa e Paulo Vitor Cunha Guimarães venceu, ficando em segundo seu maior rival Vinício Raposo de Oliveira Ribeiro, vindo em seguida Maycon Ruan Benevides Souza, Jose Batista da Silva Neto e Nélio de Oliveira Barbosa. Na disputa pelo titulo quem chegou na frente foi Vinício Raposo de Oliveira Ribeiro (100pts), e por um ponto de diferença o vice ficou com Paulo Vitor Cunha Guimarães (99). Marcilon Costa Filho (45), Nélio de Oliveira Barbosa (43 e Maycon Ruan Benevides Souza (32) vieram na sequência.

65cc – o vencedor foi Keven Willian Ikeda Ramos, seguido por João Ricardo Alves Rodrigues, Alexandre Galdino da Silva Filho, Thiago Alvarenga Nascimento e Paulo Henrique. No Campeonato os primeiros foram Keven Willian Ikeda Ramos (129pts), João Ricardo Alves Rodrigues (95), Marcelo Leodorico Fernandes Silva (63), Luiz Eduardo Martins de Souza Filho (63) e Alexandre Galdino da Silva Filho (32).

Estreantes – esta categoria teve uma disputa acirrada desde o inicio e a vitória ficou com Ramon Sanches, seguido de Ismaylle Alves Rocha, Luiz Eduardo Coutinho Rodrigues, Fabio Padovani Pedroso e Vinicius Borges da Cruz. O campeão foi Fabio Padovani Pedroso (79), Thiago de Souza Oliveira (51), Ismaylle Alves Rocha (48), Daniel Rezende Apolinario (45) e Marcelo Maia de Assis (44).

Publicidade

MXFL  (Força Livre) – Fechando a 8ª etapa e largando para a última bateria de 2013, a MXFL (Força Livre) com 17 pilotos com motos da MX1 e MX2, mostrou um Wellington Garcia Matos largando na frente e vencendo a bateria com Lucas Fernando Bottcher Frazão em segundo, seguidos de Marcos Guilherme de Lima, Régio Antônio da Costa Filho, Kurt Rudolf Feichtenberger, Anderson Lopes Ribeiro, Paulo Vitor Cunha Guimarães, Eli Américo de Paula, Samarlon Sergio Ferraz e Flavio Machado de Morais Junior. Na MXFL 2013 o campeão é Wellington Garcia Matos (114), seguido de Marcos Guilherme de Lima (80), Lucas Fernando Bottcher Frazão (79), Régio Antônio da Costa Filho (63), Everaldo Rodrigues Lima Filho (57), Kurt Rudolf Feichtenberger (39), Heber Tomaz da Silva (33), Paulo Vitor Cunha Guimarães (28), Luiz Henrique Nunes de Oliveira (23) e Raphael da Silva Matos (12).

CONSIDERAÇÕES FINAIS CAMPEONATO GOIANO DE MOTOCROSS 2013

Nesta etapa e durante toda a temporada o apoio das prefeituras foi fundamental, pois, o Campeonato foi realizado com a participação financeira maior das mesmas, necessitando o esporte da participação de mais empresas que possam contribuir para o crescimento do Motociclismo, não apenas no Motocross, mas também nas outras modalidades de duas rodas

O Campeonato Goiano de Motocross 2013, com etapas que passaram pelas cidades de Palminópolis, Chapadão do Céu, Morrinhos, Palmeiras de Goiás, Edéia, Rio Verde, Iporá e Formosa foram perfeitas. Tivemos um número final de mais de 60.000 espectadores, mais de 4.000 pessoas do circo (pilotos, equipes, organizadores, etc.) que injetaram generosas somas nestas cidades e movimentaram hotéis, restaurantes, postos de combustível, supermercados, serviços e comercio em geral.

O agradecimento dos organizadores à imprensa que através de rádios, TVs, jornais, revistas e sites que sempre colaboraram nas nossas provas divulgando e cedendo importantes espaços para mostrarmos estas realizações através de uma boa cobertura, que divulgou os eventos, pilotos e as cidades com suas potencialidades comerciais, industriais e turísticas.

O agradecimento também aos Prefeitos Eurípedes Custodio (Palminópolis), Rogerio Pianezzola (Chapadão do Céu), Rogerio Troncoso (Morrinhos), Alberane de Souza Marques (Palmeiras de Goiás), Elson Tavares (Edéia), Juraci Martins de Oliveira (Rio Verde), Danilo Gleic dos Santos (Iporá) e Itamar Barreto (Formosa) e suas secretarias e equipes de trabalho que sediaram estas etapas. Importante também o apoio das revendas locais Honda: Motobel, Moto Formosa, Motogol e Trial Moto.

A fundamental participação das empresas e produtos como a TV Anhanguera, Vulcano Energy Drink, Ipiranga, IMS, Sky Bike, Moto Formosa-Honda, Campeão Lubrificantes, Rapozão Racing, Moto Livre, Cleidmar Racing, Fink Sistemas Automotivos, Vidraçaria Morais, Sama, Proesporte/Agel/Gov. de GO, Governo Federal/Ministério do Esporte/Lei de Incentivo ao Esporte, Eternit, Millenium Classe, Pódio e Pro Racing-Polaris.

O reconhecimento aos pilotos, equipes e seus patrocinadores, às pessoas que trabalharam na construção e manutenção das pistas, às bandeirinhas, à UTI SOS Vida, as equipes medicas locais, SAMU, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Ministério Publico, à CBM, à toda equipe do Departamento de Motocross da FMG que atuou na cronometragem, vistoria técnica, secretaria de prova, construção de pista, locução, chefia e sinalização de pista, merchandising, transporte, produção, informática, enfim, todos aqueles que contribuíram pelo crescimento do Motociclismo

Obrigado a todos e um feliz 2014.

Kurt Feichtenberger
Vice Presidente e Diretor MX/SX/FMG
Federação de Motociclismo do Estado de Goiás