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Fabricante presente no Brasil há 89 anos dá orientações para você aproveitar com tranqüilidade as viagens de final de ano

O final de ano está chegando e é nessa época que as viagens ficam muito mais freqüentes. Para desfrutar do período de descanso sem imprevistos, uma boa pedida é realizar uma revisão geral em veículos de passeio, incluindo uma cuidadosa vistoria nos pneus.

Para garantir que o pneu tenha o desempenho esperado, a revisão deve incluir verificação da pressão de ar e se há necessidade de balanceamento, alinhamento e rodízio dos pneus. Muito importante também é verificar qual o peso ideal de carga que o veículo e os pneus suportam e respeitar esse limite.

Escolha o pneu correto: Verifique se o desenho da banda de rodagem, o índice de carga e o símbolo de velocidade, são compatíveis com o recomendado pela montadora verificando o manual do fabricante do veículo, sempre respeitando essa recomendação em caso de reposição.

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Nunca misture pneus de marcas, medidas, tipo de construção (radial ou convencional) e desenhos da banda diferentes, bem como pneus novos com usados ou reformados. E, por último, se repor apenas dois pneus, instale-os no eixo traseiro do veículo.

Verifique a pressão de ar: Por ser um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, conseqüentemente, sua vida útil, a pressão de ar deve ser checada semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. Muito importante é checar a pressão quando os pneus estão frios, de manhã, evitando que o pneu rode longas distâncias e usar a pressão especificada pelo fabricante do veículo.

Balanceamento: O balanceamento das rodas deve ser feito sempre que for realizada a troca dos pneus, o rodízio (que deve acontecer a cada 5 mil quilômetros) ou algum reparo no pneu ou na câmara de ar. Outros indícios de que o serviço deve ser feito são sinais de vibração ou desgaste irregular na banda de rodagem. Ele é importante porque rodas desbalanceadas danificam os pneus, diminuem sua vida útil e provocam desconforto ao dirigir.

Alinhamento: O alinhamento é indicado para oferecer uma eficiência maior da rodagem do pneu, melhor dirigibilidade e eficiência na hora de esterçar. O alinhamento deve ser verificado ou refeito a cada cinco mil quilômetros ou após fortes impactos. A maneira mais simples de saber se há necessidade de alinhamento é prestar atenção se os pneus estão cantando nas curvas e se os volantes ficam tortos nas retas.

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Rodízio: O rodízio deve ser feito a cada 5 mil quilômetros, indicado para compensar diferenças em desgastes, permitindo um aumento em quilometragem e em eficiência e proporcionando boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas. Importante: o primeiro rodízio do veículo é o mais importante. Cada veículo possui um esquema específico de rodízio (dependendo do tipo de tração, tipo de veículo, etc), portanto o ideal é consultar um revendedor oficial para saber qual é o esquema recomendado para o seu.

Outras informações sobre pneus e manutenção podem ser obtidas por meio do telefone de atendimento ao consumidor da Goodyear ou pelo site:

SAC: 0800 72577638 http://www.goodyear.com.br