Publicidade

A “bomba” foi anunciada nesse £ltimo final de semana, durante reuniÆo da FIM em Geneva.

A Dorna, empresa espanhola respons vel pela organiza‡Æo do FIM World Motocross Championship Series (Campeonato Mundial de Motocross) e tamb‚m pelo Motocross Des Nations (Motocross das Na‡äes) nos £ltimos dois anos, anunciou que nÆo mais estar  associada … essas competi‡äes na temporada 2004. Estar  envolvida apenas com o Campeonato Mundial de Supercross.

Segundo a Dorna, o principal motivo dessa “sa¡da” ‚ o baixo retorno financeiro. Desde que a empresa espanhola assumiu o controle, introduziu algumas mudan‡as no GP de motocross, como a realiza‡Æo das provas das trˆs categorias no mesmo dia e no mesmo circuito. Tamb‚m introduziram o formato de apenas uma bateria para cada categoria e passaram a cobrar altas taxas dos organizadores de cada etapa. Al‚m disso, o pre‡o para o p£blico assistir uma etapa do mundial subiu demais. E isso nÆo tem agradado muito.

A FIM (Federa‡Æo Internacional de Motociclismo), pretende anunciar oficialmente em abril qual empresa ocupar  esse lugar. Mas boatos j  apontam para os lados da Clear Channel. Se isso acontecer, provavelmente alguma etapa do mundial em 2004 poder  ser realizada nos EUA e, com certeza, ser  o come‡o de uma nova era para esse esporte.

Publicidade

Al‚m da sa¡da da Dorna, outra not¡cia foi anunciada nessa mesma reuniÆo. A etapa do Mundial de Motocross 2003 que seria realizada na Inglaterra, foi cancelada. O motivo? Seria a nÆo apresenta‡Æo em tempo h bil dos documentos necess rios pelos organizadores dessa etapa. Sendo assim, mais uma vez, um novo calend rio oficial foi divulgado. Com isso, a data de 18/5, reservada para essa prova, nÆo ser  mais usada e o campeonato passar  a ter apenas 12 etapas; lembrando que o GP de Moscou ainda nÆo est  confirmado e que, caso isso nÆo aconte‡a, poder  ser substitu¡da por Namur ou outra pista Belga.

Calend rio 2003
30/3: Bellpuig, Espanha
13/4: Valkenswaard, Holanda
4/5: Teutschenthal, Alemanha
1/6: Montevarchi, It lia
8/6: Sevlievo, Bulg ria
22/6: K„rntenring, µustria
6/7: Uddevalla, Su‚cia
20/7: Moscow, R£ssia (nÆo confirmada)
10/8: Lierop, Holanda
24/8: Gaildorf, Alemanha
31/8: Loket, Rep£blica Checa
14/9: Ern‚e, Fran‡a