Publicidade

Granado fica a um ponto do título no Mediterrâneo

Brasileiro encerra a temporada 2009 como campeão do Bancaja e vice do torneio que usou para treinamento.

Para quem tinha como meta utilizar o Campeonato Mediterrâneo de Motovelocidade como uma plataforma de treinos para o Cuna de Campeones Bancaja, terminar sua primeira temporada na categoria PréGP 125 cilindradas como vice-campeão até que não foi um mau negócio para Eric Granado.

A grande verdade é que por muito pouco o brasileiro não conquistou hoje, em Valência, na Espanha, o título da competição. Numa corrida com pista molhada, o piloto completou as 12 voltas do páreo em quinto lugar, resultado que o deixou a apenas um ponto de seu companheiro de equipe, Jorge Navarro, que garantiu a taça de 2009.

Publicidade

As condições adversas do circuito contribuíram para o desenrolar da etapa, afinal, mais de 20 competidores caíram ao longo da disputa, incluindo Navarro. Eric chegou a perder o controle da moto e passear pela área de escape, despencando da sexta para a 24ª posição. Apesar do susto, ele voltou a andar forte e foi ganhando posições até assumir o quinto posto.

O vencedor da prova foi o norte-americano Dakota Mamola, seguido do francês Alan Techer e do espanhol Javier Orellana. “Fiquei contente com o meu resultado, considerando todos os acontecimentos, mas admito ter ficado chateado por perder o título por um ponto”, afirmou Granado.

“De qualquer forma, tenho que avaliar o torneio como um todo e ver todas as coisas boas que conquistei neste meu primeiro ano na PréGP”, ressaltou o brasileiro, que garantiu o vice-campeonato com quatro pódios em seis corridas, sendo duas vitórias, um segundo e um terceiro lugares.

Despedida do Bancaja – Após a corrida do Mediterrâneo, Eric Granado voltou a acelerar na pista de Valência para a última etapa do Cuna de Campeones Bancaja, campeonato em que já havia obtido o título da classe PréGP 125 por antecipação.

Publicidade

Para mostrar que estava com apetite de encerrar o ano da melhor forma possível, o campeão conquistou pela manhã mais uma pole position, sua quarta na temporada.

Na prova, Granado ocupou a liderança até a sexta volta, quando a motocicleta apresentou problemas e o forçou a abandonar pela primeira vez em 2009. Vale lembrar que até então seu pior resultado havia sido um segundo lugar.

Apesar do desfecho, Granado carimbou a faixa de campeão com quatro vitórias em seis corridas e um total de 136 pontos, 48 a mais que o vice da tabela, o espanhol Ignacio Roman.

Com o abandono de Eric, a vitória da última etapa do Bancaja ficou com o espanhol Antonio Vela. Santos Berne e Maria Herrera, também da Espanha, completaram o pódio.

Publicidade

Em 2010, Granado enfrentará um novo desafio nos campeonatos espanhóis de motovelocidade (Bancaja e Mediterrâneo). O brasileiro vai competir na categoria PréGP 125 EVO, destinada a motos de maior potência.

Confira o resultado do Mediterrâneo:
1) Dakota Mamola (EUA)
2) Alan Techer (FRA)
3) Javier Orellana (ESP)
4) Pedro Rodrigues (ESP)
5) Eric Granado (BRA)
6) Jesko Raffi (ESP)
7) Ivo Lopes (POR)
8) Francisco Guevara (ESP)
9) Alejandro Esteban (ESP)
10) Sergi Marti (ESP)

Resultado do Bancaja:
1) Antonio Vela (ESP)
2) Santos Berne (ESP)
3) Maria Herrera (ESP)
4) Ignacio Roman (ESP)
5) Jorge Rodrigo (ESP)