Publicidade

Grande Prémio Alice de Itália em números

Alguns dos principais números antes da quinta jornada do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2009.

996 – Após o seu 12º lugar em Le Mans, Nicky Hayden tem um total de 996 pontos na carreira. Um resultado nos 12 primeiros em Mugello fará dele o 16º piloto de todos os tempos a ultrapassar os 1.000 pontos na carreira na categoria rainha.

343 – O recorde de velocidade máximo em Mugello é de 343 km/h, estabelecido por Alex Barros numa Honda de fábrica durante a corrida de 2004.

Publicidade

24 – Esta é a 24ª vez que o GP é disputado em Mugello, incluindo 19 visitas consecutivas desde 1991.

16 – O 16º posto de Valentino Rossi em Le Mans foi a primeira vez que terminou um Grande Prémio é último e a primeira vez que terminou uma prova fora dos pontos.

13 – Houve pelo menos um piloto italiano no pódio da categoria rainha em Mugello nos últimos 13 anos.

8 – Os últimos oito pilotos a terem largado da pole nas três categorias falharam a conversão dessa vantagem num vitória. Mais, dos últimos oito pilotos a partirem da pole apenas dois terminaram no pódio – Rossi no Japão e Dani Pedrosa em Le Mans.

Publicidade

4 – As primeiras quatro corridas do ano das 250cc foram ganhas por quatro pilotos diferentes (Héctor Barberá, Álvaro Bautista, Hiroshi Aoyama e Marco Simoncelli), algo que já não acontecia desde 1999 (Loris Capirossi, Shinya Nakano, Valentino Rossi, Tohru Ukawa).

4 – Mugello é um de apenas quatro circuitos do calendário deste ano onde a Ducati ainda não conseguiu uma vitória no MotoGP. Os outros são Indianápolis, Estoril e Le Mans.

3 – No ano passado as três corridas do GP foram ganhas por pilotos italianos: Rossi, Simoncelli e Simone Corsi. Foi a primeira vez que pilotos italianos venceram as três categorias em casa no mesmo GP desde 1975, em Imola.

3 – Pela primeira vez nos 60 anos de história dos Grandes Prémios as três categorias são lideradas por pilotos espanhóis.

Publicidade