Grande Prémio Alice de Itália em números

Grande Prémio Alice de Itália em números

Grande Prémio Alice de Itália em números

Alguns dos principais números antes da quinta jornada do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2009.

996 – Após o seu 12º lugar em Le Mans, Nicky Hayden tem um total de 996 pontos na carreira. Um resultado nos 12 primeiros em Mugello fará dele o 16º piloto de todos os tempos a ultrapassar os 1.000 pontos na carreira na categoria rainha.

343 – O recorde de velocidade máximo em Mugello é de 343 km/h, estabelecido por Alex Barros numa Honda de fábrica durante a corrida de 2004.

24 – Esta é a 24ª vez que o GP é disputado em Mugello, incluindo 19 visitas consecutivas desde 1991.

16 – O 16º posto de Valentino Rossi em Le Mans foi a primeira vez que terminou um Grande Prémio é último e a primeira vez que terminou uma prova fora dos pontos.

13 – Houve pelo menos um piloto italiano no pódio da categoria rainha em Mugello nos últimos 13 anos.

8 – Os últimos oito pilotos a terem largado da pole nas três categorias falharam a conversão dessa vantagem num vitória. Mais, dos últimos oito pilotos a partirem da pole apenas dois terminaram no pódio – Rossi no Japão e Dani Pedrosa em Le Mans.

4 – As primeiras quatro corridas do ano das 250cc foram ganhas por quatro pilotos diferentes (Héctor Barberá, Álvaro Bautista, Hiroshi Aoyama e Marco Simoncelli), algo que já não acontecia desde 1999 (Loris Capirossi, Shinya Nakano, Valentino Rossi, Tohru Ukawa).

4 – Mugello é um de apenas quatro circuitos do calendário deste ano onde a Ducati ainda não conseguiu uma vitória no MotoGP. Os outros são Indianápolis, Estoril e Le Mans.

3 – No ano passado as três corridas do GP foram ganhas por pilotos italianos: Rossi, Simoncelli e Simone Corsi. Foi a primeira vez que pilotos italianos venceram as três categorias em casa no mesmo GP desde 1975, em Imola.

3 – Pela primeira vez nos 60 anos de história dos Grandes Prémios as três categorias são lideradas por pilotos espanhóis.