Publicidade

44 – No primeiro dia de treinos no Estoril passam exactamente 44 anos desde que Salvador Canellas venceu a corrida de 125cc no GP de Espanha de 1968, no Parque de Montjuic, em Barcelona. Este foi o primeiro GP ganho por um corredor espanhol e a primeira vitória na classe de 125cc para a Bultaco.

28 anos – Cal Crutchlow fez a volta mais rápida da corrida de MotoGP em Jerez. É a primeira vez em 28 anos que um corredor britânico obtém a volta mais rápida num Grande Prémio de Primeira Classe desde Barry Sheene aos comandos de uma Suzuki, no GP da África do Sul, em Kyalami, naquela que foi a corrida inaugural da temporada de 1984.

25 – Jorge Lorenzo faz 25 anos no primeiro dia de treinos do Grande Prémio de Portugal.

14 – O Grande Prémio de Portugal foi organizado catorze vezes. Na verdade, os primeiros dois Grandes Prémios de Portugal tiveram lugar em Espanha. O primeiro, em 1987, ocorreu em Jarama, e o de 1998 em Jerez. Após um interregno de onze anos, o Grande Prémio de Portugal regressou em 2000 ao circuito do Estoril, onde é organizado todos os anos desde então.

Publicidade

10 – As provas de qualificação no Estoril assinalam os dez anos da estreia de Jorge Lorenzo nas corridas de 125cc, no Grande Prémio de Espanha de 2002, em Jerez, onde no dia a seguir celebrou o seu 15º aniversário.

7 – O sétimo lugar de Miguel Oliveira na corrida de 125cc é o melhor resultado alguma vez alcançado por um português num Grande Prémio de Portugal.

5 – Valentino Rossi é o corredor com mais vitórias no Estoril, tendo ganho a corrida de primeira classe em cinco ocasiões. Em segundo lugar encontram-se Toni Elias, Jorge Lorenzo e Alvaro Bautista, com três vitórias cada um no GP do Estoril.

5 – Honda e Yamaha encontram-se empatadas com cinco vitórias cada uma no Moto GP do circuito do Estoril.

Publicidade

4 – O Estoril é um dos quatro circuitos do calendário deste ano onde a Ducati não conquistou uma vitória em MotoGP. Os restantes são Indianapolis, Le Mans e Silverstone.

2.465 segundos – O tempo que separou os quatro primeiros na corrida de MotoGP em Jerez. Esta foi a mais curta diferença entre os quatro primerios desde a corrida de abertura da época de 2010 no Qatar, em que a diferença foi de 1,876s entre o vencedor Valentino Rossi e o quarto classificado Nicky Hayden.

1 – Após a sua primeira vitória de MotoGP em Jerez, o Estoril é agora o único circuito do presente calendário onde Casey Stoner ainda não venceu na classe de MotoGP.

0.002 segundos – A vitória de Toni Elías na corrida de MotoGP de 2006 surgiu depois deste se ter qualificado em 11º da grelha. A sua vitória por 0,002s igualou a diferença mais curta registada entre os dois primeiros da categoria rainha desde a introdução da cronometragem electrónica; esse resultado remonta a 1996 em Brno, com Alex Criville a levar a melhor sobre Mick Doohan.

Publicidade