Gravidade, DVD, editorial, dependente, automático

Gravidade, DVD, editorial, dependente, automático

Gravidade, DVD, editorial, dependente, automático

Tite, em primeiro lugar parab‚ns pelo Motonline, Vocˆs conseguem passar as informa‡äes de maneira competente e agrad vel. Sou fÆ dessa revista. Na “Cartas dos leitores” do dia 12 de novembro o leitor Br ulio de Bras¡lia questionou a afirma‡Æo feita pela revista de que o piloto, ao dirigir a motocicleta em p‚, deslocaria o centro de gravidade do conjunto moto-piloto mais para baixo, j  que o seu peso estaria aplicado nas pedaleiras e nÆo no assento. Tite, o Br ulio est  correto. A posi‡Æo do centro de massa do piloto depende sim de sua altura: quando em p‚, quanto mais alta for a pessoa, mais alto estar  o centro de sua massa corporal. Assim, um mesmo piloto, ao pilotar em p‚, ainda que apoiado nas pedaleiras, “levanta” o centro de massas do conjunto piloto-moto, desfavorecendo o equil¡brio nas curvas.
Oswaldo – Maring -PR

R: Oswaldo e demais leitores que enviaram mensagem “corrigindo” a minha resposta: reparem bem a motocicleta. Quando o piloto est  sentado a maior parte da massa dele est  apoiada no banco, que fica a 880 mm do solo. Quando ele fica em p‚, parte daquela massa que estava apoiada no banco se desloca para as pedaleiras, que estÆo a 140 mm do solo. Logo, a resultante das massas se desloca para a altura intermedi ria entre os 140 e 880 mm, REBAIXANDO o centro de gravidade em aproximadamente 200 mm.  o que acontece com aquele boneco JoÆo Bobo. Ele concentra o peso na base e por isso a gente empurra e ele volta … posi‡Æo vertical. Se desloc ssemos o peso para o meio do boneco ele nÆo teria esse efeito de pˆndulo de retornar … posi‡Æo original. Esse posicionamento do piloto em p‚ nas pedaleiras est  em todos os manuais de pilotagem do mundo. E funciona tamb‚m para pilotagem de moto esportiva, quando o piloto concentra o peso na pedaleira interna da curva para favorecer o deslocamento do baricentro. E lembre que as motos se inclinam nas curvas, quando as pedaleiras ficam mais pr¢ximas do solo, (chegando a tocar no asfalto) o peso do piloto apoiado na pedaleira interna funciona para deslocar o baricentro mais para baixo. NÆo ‚ poss¡vel que o mundo todo esteja pilotando errado h  mais de 100 anos! Mas continuem comentando esse tema! Quem sabe vira uma apostila!

DVD
Tite, dias destes vi um DVD a venda que prometia ensinar as coisas mais loucas sobre duas rodas “para deixar seus amigos de queixo ca¡do”, tais como empinar, queimar roda, pilotar em p‚ e estas coisas holywoodianas e ainda premiando o consumidor com cenas de “acidentes fant sticos”. Quando vejo sua preocupa‡Æo, que acredito ser dos motonliners em geral, com seguran‡a e ju¡zo no trƒnsito, percebo que sempre podemos escolher entre a prudˆncia e a imprudˆncia. Infelizmente, os imprudentes nÆo arrasam s¢ consigo, mas …s vezes levam gente prudente junto. Pe‡o que vocˆ nÆo desista jamais de pregar a dire‡Æo defensiva. Assim, teremos mais chances de sobreviver aos “bad-boys” sobre duas ou quatro rodas (patas). Abra‡o.
M rcio – RibeirÆo Preto/SP

R: Pois ‚, quando eu fui buscar patroc¡nio para fazer um filme que desse uma no‡Æo de pilotagem com seguran‡a eu nem sequer fui recebido por v rias empresas do setor (que d  at‚ vontade de revelar quais foram). Mas para fazer um filme ensinando a destruir a moto e a si mesmo esses produtores conseguem toda verba do mundo. Vai entender esse pa¡s do avesso!

Editorial
Tite, Excelente o “Tres minutos para viver” I e II. Especial aten‡Æo ao abuso na coloca‡Æo de tachäes que os calhordas que mandam no trƒnsito dai e daqui de Itajai. Isso deve ser do interesse de algum pol¡tico canalha (perdoe-me o pleonasmo), mas em Itaja¡ e regiÆo colocam essa porcaria mesmo onde tem que passar o pneu do carro ou moto prejudicando os pneus, a suspensÆo e especialmente o bolso do contribuinte/v¡tima. Al‚m do mais estrangulam as vias.  o pr¢prio caboclo Tranca-Rua.
Jonas – Itaja¡, SC
Tite, parab‚ns pelo texto “Trˆs minutos para viver”. Pena que os “especialistas” dificilmente vÆo lˆ-lo. Ali s a segunda foto na parte II ‚ da Corifeu ?
Rog‚rio – SP – SP

R: Sim, ‚ na Corifeu!

Dependente
Minist‚rio da Sa£de adverte: acessar o Motonline pode causar dependˆncia, fazendo com que vocˆ tenha que acess -lo todos os dias, inclusive no seu trabalho, causando, assim, esporro de seu chefe.
Tiago – Foz do Igua‡u – PR

R: Dˆ para seu chefe um DVD Alma Selvagem e um livro O Mundo  Uma Roda de presente de natal pra ele tamb‚m acessar o Motonline!

Autom tico
Oi Tite, grato pela aten‡Æo em v rias perguntas, sempre respondendo atenciosamente. Gostaria de saber se vocˆ conhece, j  viu e sabe se funciona o CrampBuster, Anti-Cƒibras, ‚ um equipamento usado na moto que permite que o simples peso da sua mÆo bloqueie o Crampbuster no punho do acelerador, mantendo a sua velocidade de cruzeiro – um dispositivo de “cruise control” simples mas muito eficiente. Pelo que li, os Americanos usam muito. Aqui no Brasil, ser  que seria bem aceito?
MARCO – Gua¡ba – RS

R: Cara, eu acho uma tremenda frescura, porque nunca senti cƒimbra pilotando uma moto. Pense que os americanos s¢ usam motos nos finais de semana e geralmente sÆo sedent rios. Eu prefiro praticar mais exerc¡cios e acelerar eu mesmo a moto.

Econ“mico
Tenho uma Suzukinha yes 125 2006 que atende quase todas as minhas necessidades como me levar ao trabalho, aos passeios de final de semana e assim por diante, mas eu gostaria mesmo era de uma CB 450 DX rs! o problema ‚ consumo, sair de Praia Grande e encarar um Bandeirantes … 80 km/h para economizar combust¡vel nÆo d . Existe alguma maneira para diminuir o consumo e manter uma m‚dia de uns 110 km/h e nÆo levar um susto? Existe um kit de inje‡Æo eletr“nica por exemplo?
Cleber – Praia Grande – SP

R: Cara, instalar inje‡Æo eletr“nica numa CB 450DX ‚ mais ou menos como instalar limpador de p ra-brisa em submarino! Acho que nÆo vai combinar. Se vc mantiver a moto bem regulada, tudo zerinho e rodar a 110 km/h a CBzona ‚ bem econ“mica, tipo 20 km/litro.

Ba£s
Atualmente adquiri uma falcon e gostaria de saber qual o tamanho ideal de um kit de baus, lateral e traseiro. Pois vi um bau traseiro “x” 45lts sera que ficaria muito grande, ou nao teria problemas, ja os laterais atrapalharia o garupa se for de uma litragem acima de 21 lts?
Alexandre – Ariquemes – Ro

R: Rapaz, isso ‚ como sapato, precisa vestir pra saber se ficou bom. Mas cuidado, nÆo exagere no ba£ traseiro porque pode sobrecarregar o chassi da moto e ainda prejudicar a estabilidade.

Preconceito
Ol  TITE, sou de Cataguases (MG) e gostaria de saber a sua opiniÆo sobre os PMs da minha cidade fazerem blitz e s¢ pararem motos. O engra‡ado ‚ que passavam v rios carros irregulares e eles s¢ gritavam:”olha o cinto, olha o cinto, olha o cinto”.E o pior ‚ que al‚m do documento, olhavam tb viseira, chinelo, retrovisor, ou seja, nÆo deixavam passar nada irregular com as motos.
Maycon – Cataguases

R: O que acho? Acho que isso ‚ um tremendo preconceito retr¢grado, t¡pico de quem tem uma cabe‡a perturbada!