Publicidade

Gregori Panizo conquista a Volta do Estado de São Paulo de Ciclismo 2008

O paranaense Gregori Panizo ‚ o novo campeÆo da Volta do Estado de SÆo Paulo de Ciclismo 2008. Neste domingo, o ciclista do Clube DataRo de Ciclismo, da cidade de Ponta Grossa, confirmou a vantagem obtida ap¢s oito etapas ao terminar o nono e £ltimo trecho, entre Jundia¡ e SÆo Paulo, com 51 quil“metros, na terceira coloca‡Æo. Gregori, de 22 anos, totalizou 24h43min17seg, 27 segundos … frente do segundo colocado, Luiz Amorim, da CESC/Sundown/Nossa Caixa, de SÆo Caetano do Sul, 24h43min44seg. Jair Santos, da Ava¡/Florian¢polis, terminou em terceiro lugar, com 24h44min08seg.

Na disputa por equipes, a catarinense Ava¡, com o tempo de 74h14min13seg, foi a grande surpresa do evento, ao superar a Scott/Marcondes C‚sar, de SÆo Jos‚ dos Campos, com vantagem de 1min26seg. Marcelo Moser (Ava¡) e Edgardo Simon (Scott) ficaram com os t¡tulos de Montanha e Metas Volantes, respectivamente.

Pela vit¢ria, Gregori recebeu R$ 4,5 mil e 40 pontos no ranking da UniÆo Cicl¡stica Internacional (UCI), enquanto Amorim somou 30 pontos e Jair 16. Na etapa final deste domingo, com chegada na Avenida Chucri Zaidan, o vencedor foi Gilberto G¢es, da Sales Supermercados/Belo Horizonte, com o tempo de 56min14seg, seguido por Ant“nio Nascimento, da Memorial/Santos, e Gregori Panizo, ambos com o mesmo tempo. Ao todo, 121 dos 141 ciclistas que largaram no dia 20, em Interlagos, completaram os 1.072,9 quil“metros de trechos oficiais por estradas e rodovias paulistas.

Publicidade

A etapa decisiva da Volta de SÆo Paulo 2008 repetiu a emo‡Æo e equil¡brio que marcaram toda a quinta edi‡Æo do evento. Com vantagem de 22 segundos para o vice-campeÆo, Gregori precisava apenas completar a prova entre os primeiros para garantir o t¡tulo. Ap¢s a largada em Jundia¡, o pelotÆo ficou compacto por certo tempo, at‚ que um grupo escapou, tendo nele Gregori e Amorim. Os ciclistas seguiram juntos at‚ o final, e Gregori conseguiu manter-se … frente do concorrente para conquistar a mais importante prova do calend rio nacional da modalidade.

O grande vencedor da edi‡Æo 2008 da Volta do Estado de SÆo Paulo de Ciclismo destacou o equil¡brio da disputa e seu preparo para chegar ao t¡tulo. “Eu vim para esta prova com grande determina‡Æo e for‡a de vontade para vencer. Felizmente, o trabalho da equipe e meus esfor‡os deram resultados muito positivos”, comemorou o campeÆo. “Esta edi‡Æo da Volta foi muito equilibrada, prova disso ‚ que a Scott, que vinha como favorita, por ter bons atletas e uma ¢tima estrutura, nÆo conseguiu colocar seus ciclistas no p¢dio da Volta e, al‚m disso, tamb‚m foi superada na briga por equipes, ficando em segundo lugar. E isso ‚ ¢timo para a modalidade, que ganha for‡a e fica mais nivelada”, salientou Gregori.

Com rela‡Æo ao futuro, o campeÆo afirmou que deve permanecer na equipe de Ponta Grossa, mas nÆo descarta convites. “Tenho uma ¢tima estrutura na DataRo e a prova disso foi a essa conquista. Mas isso nÆo quer dizer que nÆo possa ouvir propostas. Todas serÆo avaliadas”, encerrou o ciclista, que est  pr‚-convocado para o Pan-Americano no Uruguai, em maio, mas ainda nÆo sabe se poder  correr.

Ava¡ surpreende no final – At‚ o pen£ltimo dia da Volta, a expectativa era que a Scott confirmasse o t¡tulo por equipes. Afinal, o time de SÆo Jos‚ dos Campos tinha boa vantagem e seus ciclistas estavam na briga por algumas categorias do evento. Mas no final, a representante catarinense conseguiu mudar a situa‡Æo e virar o jogo na “prorroga‡Æo”, como se diz no futebol. Para Diones Chinelatto, t‚cnico da Ava¡/Florian¢polis, a conquista do t¡tulo ‚ muito emocionante e resultado do trabalho focado e da dedica‡Æo do grupo.

Publicidade

“Esta ‚ a principal disputa cicl¡stica do pa¡s, bem organizada e com bom planejamento. Procuramos fazer o melhor para alcan‡ar bons resultados e foi o que aconteceu. Nosso objetivo era de chegar em segundo na classifica‡Æo por equipes, mas o equil¡brio durante toda a prova nos fez perceber que dava para brigar pelo topo do p¢dio. Com a vit¢ria, realizamos um sonho. Estamos muito felizes”, ressaltou o t‚cnico, que participou de todas as edi‡äes da competi‡Æo e seu melhor resultado era quinta posi‡Æo por equipes e o vice-campeonato na classifica‡Æo individual, ambos em 2005.

Em sua quinta edi‡Æo, a Volta de SÆo Paulo agradou a todos. A inclusÆo do trecho de montanha fez com que a disputa ganhasse em t‚cnica e emo‡Æo. “Podemos dizer que a Volta chegou … maioridade.  muito bom constatar a alegria dos atletas em poder participar de uma prova como essa. Isso nos deixa cada vez mais animados para melhorar o evento ainda mais”, destacou Thadeus Kassabian, diretor de opera‡äes da Yescom, organizadora do evento ao lado da Federa‡Æo Paulista de Ciclismo.

Resultados da Volta do Estado de SÆo Paulo de Ciclismo 2008:
Classifica‡Æo Geral: 1§) Gregori Panizo (Cube DataRo/Ponta Grossa), 24h43min17seg; 2§) Luiz Amorim (CESC/Sundown/Nossa Caixa/SÆo Caetano do Sul), 24h43min44seg; 3§) Jair Santos (Ava¡/Florian¢polis), 24h44min08seg; 4§) Magno Nazaret (Scott/Marcondes C‚sar/SÆo Jos‚ dos Campos), 24h44min51seg; 5§) Ot vio Bulgarelli (Flying Horse/Caloi/Suzano), 24h44min53seg; 6§) Ant“nio Nascimento (Memorial/Fupes/Giant/Santos), 24h44min58seg; 7§) Marcelo Moser (Ava¡/Florian¢polis), 24h45min16seg; 8§) Rafael Gerhard (Ava¡/Florian¢polis), 24h45min47seg; 9§) Renato Seabra (Scott/Marcondes C‚sar/SÆo Jos‚ dos Campos), 24h45min47seg; 10§) Jos‚ Medeiros (UniÆo – Assis/Amea), 24h45min50seg.

Equipes: 1¦) Ava¡/Florian¢polis, 74h14min13seg; 2¦) Scott/Marcondes C‚sar/sÆo Jos‚ dos Campos, 74h15min39seg; 3¦) Clube DataRo de Ciclismo/Ponta Grossa, 74h16min04seg; 4¦) CESC/Sundown/ Nossa Caixa/SÆo Caetano do Sul; 5¦) Memorial/Fupes/Giant/Santos, 74h20min44seg.

Publicidade

Meta Volante (Pontos): 1§) Edgardo Simon (Scott/Marcondes C‚sar/SÆo Jos‚ dos Campos), 40 pontos; 2§) Francisco Chamorro (CESC/Sundown/Nossa Caixa/SÆo Caetano do Sul), 38 pontos; 3§) Clube DataRo de Ciclismo/Ponta Grossa), 25 pontos. Prˆmio de Montanha: 1§) Marcelo Moser (Ava¡/Florian¢polis), 34 pontos; 2§) Diego Portugal (CESC/Sundown/Nossa Caixa/SÆo Caetano do Sul), 18 pontos; 3§) Patrique Azevedo (Flying Horse/Caloi/Suzano), 14 ponto;