Publicidade

A greve dos t‚cnicos e auditores da Receita Federal, que j  dura 15 dias, al‚m de causar um preju¡zo superior a R$ 1 bilhÆo …s ind£strias do PIM (P¢lo Industrial de Manaus), est  afetando a imagem da ZFM (Zona Franca de Manaus) no mercado internacional. Diversas empresas come‡aram a receber notifica‡Æo de multa por quebra de contrato e compradores externos j  amea‡am suspender acordos comerciais.

O consultor industrial Nelson Iida explica que a situa‡Æo atual for‡a os investidores internacionais a buscar novos mercados que ofere‡am maior seguran‡a e prevˆ uma queda na margem de exporta‡Æo da ZFM este mˆs.

A possibilidade de um colapso nas ind£strias do PIM, que estÆo parando as linhas de produ‡Æo por conta da greve dos funcion rios da Receita Federal, est  manchando a imagem do setor industrial do Amazonas no mercado internacional. Sem poder ter acesso …s mercadorias e aos insumos essenciais para alimentar a produ‡Æo (que ficam retidos na Receita Federal) dezenas de ind£strias estÆo parando as linhas de montagem e atrasando a remessa de produtos ao mercado externo.