Publicidade

Grupo Cometa é a 3ª Concessionária Honda em resultados

Grupo Cometa Motocenter de C ceres (MT) saltou da d‚cima posi‡Æo em 2003 para a terceira posi‡Æo de maior revenda de motos Honda do Pa¡s neste ano. A expectativa do Grupo ‚ a de continuar crescendo em 2005, mantendo-se entre as principais concession rias da marca. Para 2005 a estimativa ‚ de comercializar cerca de 16 mil motos, 23 mil cotas de cons¢rcio e 12milhäes de pe‡as.

Para o presidente do Grupo, Francis Maris, o sucesso nas vendas foi impulsionado pelas altas taxas de juros praticada no per¡odo de 19,75% aa, que fez com que tanto empresas quanto consumidores enxugassem seus gastos, o que favoreceu diretamente a venda de motos. Outros aspectos que pesaram a favor das motos foram o comparativo de pre‡os em rela‡Æo aos carros e o novo nicho do agroneg¢cio. Segundo Maris 30% dos contratos do Grupo Cometa em Mato Grosso sÆo fechados por agricultores e pecuaristas.

Para ele, os juros tamb‚m devem ampliar as vendas via cons¢rcios, uma modalidade vantajosa em fun‡Æo da cobran‡a de uma taxa £nica de 15% para planos de 50 meses. Atualmente, os cons¢rcios representam 65% dos neg¢cios do Grupo, enquanto os financiamentos sÆo respons veis por 25% dos contratos. As demais vendas Æo realizadas por cr‚dito pr¢prio ou pagamento … vista.

Publicidade

Francis explica que al‚m dos aspectos econ“micos terem influenciado fortemente o bom desempenho do Grupo Cometa, os constantes investimentos em infra-estrutura, realizados nas lojas em 2004 tamb‚m pesaram a favor desse resultado. A  rea de servi‡os das revendas passou por v rios processos de moderniza‡Æo, assim como a estrutura interna das lojas foi ampliada, ganhou novos maquin rios e ferramentais, o que tornou a adequa‡Æo das lojas do Grupo Cometa padronizadas em 100%, de acordo com todas as exigˆncias do padrÆo Honda. O processo de treinamento dos funcion rios tamb‚m teve importante peso no alcance dos ¡ndices de vendas.

Atualmente o Grupo comercializa entre motos 0km, usadas, motores e pe‡as de reposi‡Æo cerca de 1.600 itens em suas 1 revendas instaladas nas regiäes Centro-Oeste e Norte do Brasil. Com a loja de Col¡der recentemente inaugurada, sÆo quatro as revendas do Grupo instaladas no estado do Mato Grosso. As demais estÆo situadas em v rios outros estados da regiÆo norte e centro-oeste do Brasil, totalizando 32 pontos-de-vendas entre os estados de Rond“nia, Acre, Par  e Mato Grosso do Sul.