Publicidade

O verÆo est  a¡ e, junto com ele, as tÆo sonhadas f‚rias! Nada melhor do que aproveitar esses dias de descanso com uma viagem sobre duas rodas, curtindo as paisagens maravilhosas do Brasil, seja para onde for! Para que o passeio seja apenas diversÆo, o Grupo Izzo, representante oficial da marca Harley-Davidson no Pa¡s, preparou algumas dicas de seguran‡a e conforto para os aficionados da marca darem a largada oficial das f‚rias. Confira:

Dicas imprescind¡veis para sua viagem
RevisÆo – Agora que a sua moto j  est  devidamente equipada, chegou a hora de fazer um check-up. Antes de viajar, cheque as condi‡äes de pneus, far¢is, el‚trica e mecƒnica. Caso tenha alguma d£vida, nÆo v . Para maior seguran‡a, verifique tamb‚m o ¢leo e os freios (pastilhas, discos). Durante as viagens mais longas, a lubrifica‡Æo da corrente e a checagem da pressÆo dos pneus e do ¢leo do motor sÆo indicadas a cada 400 quil“metros.

Em qualquer concession ria Harley ‚ poss¡vel fazer a revisÆo com praticidade e rapidez. A revisÆo b sica de um modelo da linha Softail, por exemplo, que contempla filtro de ¢leo 63798-99, ¢leo de motor 5100BR, ¢leo do cambio 104BR, ¢leo da transmissÆo prim ria 3100BR e mÆo-de-obra, fica por apenas R$ 529,26, e o motociclista ter  a certeza de uma viagem tranqila.

Perigos – O primeiro sinal para interromper uma viagem ‚ o cansa‡o. Se for viajar com garupa, fa‡a paradas regulares a cada hora. Adversidades clim ticas devem ser respeitadas, assim como seu pr¢prio limite como piloto. Muitas vezes ‚ melhor andar um pouco mais devagar e relaxado do que r pido, pr¢ximo do seu limite e mais tenso. Evite viajar contra o sol, principalmente no final do dia, quando vocˆ estar  mais cansado. Na chuva, v  bem devagar e, se poss¡vel ou preciso, pare. Com a pista molhada, tamb‚m procure nÆo andar tracionado (acelerando) sobre as faixas ou marca‡äes pintadas no asfalto, principalmente nas curvas. Elas escorregam. Al‚m disso, ‚ comum, de janeiro a mar‡o, aparecer buracos na pista de um dia para o outro, por causa das grandes tempestades.

Publicidade

Fique atento – Mantenha os olhos sempre abertos durante a pilotagem.  preciso cuidado para nÆo ser tra¡do por eles. A moto costuma seguir a dire‡Æo do seu olhar. Mantenha-o sempre bastante adiante do ponto onde vocˆ se encontra para poder antecipar-se aos problemas. NÆo olhe para o chÆo imediatamente … sua frente. Em caso de piso escorregadio, seja suave nos comandos, freio, acelerador ou at‚ mesmo na mudan‡a de dire‡Æo. Outra dica importante ‚ consultar sempre a previsÆo do tempo, mesmo nas viagens de curta dura‡Æo e, assim mesmo, ir preparado para todo tipo de tempo: sol, chuva, calor e frio.

Aprendeu? EntÆo, boa viagem!