Publicidade
Foto: Suzuki GS 500F ainda demora

Foto: Suzuki GS 500F ainda demora

Tite, parece-me que sua bola de cristal est  prevendo o retorno da Suzuki GS 500 para mar‡o de 2007. Seria a 500 E e 500 F ou s¢ uma das duas? Passa mais detalhes pra n¢s, pois estou juntando os trocos do pÆo pra comprar uma.
Franz – Bras¡lia, DF
Caramba, como vc come pÆo! J  estÆo falando em “meados de 2007” e ser  s¢ a F mesmo, com carenagem.

Chuva
Tite, comprei uma NX4 Falcon, por‚m, sabemos que os meses de dezembro e janeiro chovem de mais, a minha d£vida ‚ a seguinte, pode ocorrer algum problema em colocar a moto para funcionar na chuva? posso avariar pe‡as ou danific -las? quais os problemas que a chuva pode proporcionar a moto?
Alex – Jundia¡, SP
Faaaaaaala, AlexÆo! Primeiro vc est  me devendo um joelho de porco naquele restaurante alemÆo perto da ex-Suzuki! O rango bÆo! Seguinte, a £nico problema ‚ molhar toda sua moto, porque as motos j  foram feitas pra suportar as chuvas, principalmente as brasileiras que nascem no meio da Amaz“nia.

Freios
Tite, seu livro est  pra chegar na minha casa, nÆo vejo a hora de ler – o mr. Harada fez a gentileza de enviar o comprovante de envio dos correios via email – isso q ‚ profissionalismo! Acabei de ler o teste comparativo da Lander e da Tornado, e apesar de nÆo curtir motos trail foi muito boa ler a mat‚ria. Sobre o freio borrachento, tive a mesma experiˆncia na Fazer h  pouco tempo, e a Yamaha no Brasil infelizmente tem uma economia de escala muito grande (ex. tampa de tanque rid¡cula da YBR est  presente na Fazer, na Lander e at‚ na Drag Star! acho q s¢ faltou a XT660R), pelo mesmo motivo o sistema de freio dianteiro da Lander ‚ igualzinho da Fazer, certo? Ap¢s a revisÆo dos 10.000 qdo foram trocadas as pastilhas comecei a sentir o freio borrachento, na revisÆo dos 15000 reclamei e trocaram o fluido e fizeram a sangria (aliado a troca do ¢leo da susp. dianteira), melhorou bastante, parece outra moto agora, mas como ainda nÆo estou satisfeito vou providenciar um aeroquip assim que a garantia expirar. Outro componente que est  l  pelo mesmo motivo ‚ a manopla, igualzinha da Fazer, se ajudou no conforto nÆo foi por projeto e sim por economia de escala. Falando em freios a Yamaha quase me levou pro al‚m pq na £ltima revisÆo o sr. mexƒnico esqueceu de apertar os parafusos da pin‡a de freio dianteiro e um acabou caindo e outro ficou bem frouxo, resultado quase entrei na traseira de um carro por este “lapso”, ainda bem q isto foi no percurso urbano, pq pego estrada todos os dias – BR 116 – para vir trabalhar E depois das 1000 desculpas do chefe de oficina descobri que depois de tirar a moto terei que fazer a “revisÆo” da revisÆo pra ver se est  tudo ok (e nÆo deveria?)
Renato – Embu, SP
Valeu, Renato, sim o Mr. Harada ‚ mais s‚rio que bode em canoa! Os freios da Lander e da Fazer sÆo diferentes, s¢ a aparˆncia ‚ a mesma. NÆo h  necessidade de aerokip na Fazer.

Publicidade

Qual
Estou querendo comprar um Naked, estou em d£vida entre uma Bandit 1200 ano 2002 c/ 12milkm e uma Hornet ano 2005 c/ 10 mil. Uma ‚ mais completa q a outra s¢ perdendo na est‚tica. Gostaira q me ajudassem com alguma opniÆo, e como ‚ o mercado na hora da venda?
Cl‚ber – Brusque – SC
Sobre o mercado vc precisa pesquisar nos classificados de jornais ou na tabela da Fipe. A escolha vai depender do tipo de uso. Se quiser uma moto pra uso di rio a Hornet ‚ mais vers til e econ“mica. Se quiser uma moto s¢ pra viajar nos finais de semana a Bandit 1200 ‚ mais indicada.

PinhÆo
Tite, tenho uma TWISTER 2006 com 15.000 Km e notei um barulho estranho em minha corrente, pedir pro mecƒnico verificar e ele contatou que o piÆo estava com os dentes todos tortos! Parecia at‚ que o a‡o nÆo suportou a temperatura. Isto ‚ normal? Levando em conta que eu estou sempre lubrificando a minha corrente?
Tony Sales – Rio de Janeiro
Realmente ‚ bem esquisito. Ou vc rodou com a corrente muito tensa, ou essa moto rodou em estradas muito empoeiradas sem lubrificar a corrente.

Comparativo
lander X tornado pode se preparar tio q para lisarbianos nao basta as motocas serem boas elas tem q ser superior a concorrente, mas tio no teste o desempenho de ambas foi o mesmo se a tornado fosse injetada essa balan‡a poderia mudar de lado.
ricardo – guaruja sp
Se a Tornado tivesse i.e com o motor de 4 v lvulas ficaria bem loka. Mas acho que isso s¢ rola em 2009.

Chuva
Tite, qual a capa de chuva vocˆ usa? Pergunto pelo seguinte: outro dia a chuva me pegou no centro de BH de terno e nÆo teve jeito, cheguei em casa ensopado! Tenho uma jaqueta de cordura 100% imperme vel mas, extremamente complicada de levar na mochila ou vestir por cima do terno.  muito grande! EntÆo, o que h  de mais pr tico, que ocupe pouco espa‡o e resolva bem, mas que nÆo seja essas roupas de napa? A prop¢sito, t“ querendo comprar o livro mas nÆo encontro o banner no site! T  muito escondido ou o livro j  acabou?
Arthur – Belo Horizonte (MG)
â Mineirim malim! O banner t  bem no seu nariz! Seguinte, eu s¢ usava capa de chuva importada, mas depois de perder umas 3 fiquei pˆ da vida e agora compro a mais barata e descart vel que dura um verÆo s¢!

Publicidade

Inje‡Æo
ouvi por ai que a fazer por ser a primeira pequena injetada no brasil depois de alguns anos pode apresentar problemas no bico de injecao isso procede?ah outra coisa a kawasaki nao tinha lancado a wind 125 no brasil ate agora so vi a foto.
Antonio – Salto de Pirapora SP
Diziam a mesma coisa 15 anos atr s, quando sa¡ram os primeiros carros com inje‡Æo eletr“nica. Lorota! A Kawasaki sumiu do mapa!

Velocidade
Tite, Descobri ontem sobre o site e sobre o seu livro. Parab‚ns! Fiz o curso SpeedMaster com vocˆ em 1999 e de l  pra c  venho aprimorando minha pilotagem! Confesso que o que eu mais me marcou foi uma frase sua: “Nunca subestime a capacidade dos outros errarem!” e como ela est , infelizmente, atual e verdadeira! Mando minha sugestÆo, que tal um artigo explicando como, quanto e onde come‡ar na motovelocidade? Recentemente li numa revista algo que me deixou em estado de choque. O reporter dizia mais ou menos assim: “E devido a seu grande cora‡Æo, Scudeler tirou completamente a mÆo e deixou seu colega de equipe ganhar a prova na £ltima volta!”. Noooosssaaaa, tÆo elogiando joguinho de equipe, ‚ por essas e outras que nossa motovelocidade est  esse lixo!
Marcelo – Sorocaba – SP
Faaaala Marcelo, finalmente um ex-aluno meu! Bons tempos de curso SpeedMaster! Esse jogo de equipe existe desde que inventaram a roda! Eu mesmo fui v¡tima e perdi o campeonato de 1999 porque meu advers rio usou um jogo de equipe que funcionou. S¢ entre o Dani Pedrosa e Nick Hayden parece que o jogo ‚ pra ver quem sacaneia mais com o outro!

Visita
faala tite, parab‚ns a¡ pelo comparativo (tornado X Lander) mando muito bem, po se eu soubesse q tu ia vir pra ca do lado d casa ia pedir pra tu trazer o livro, combinar de fazer um role d moto, ta loco hein.Conhe‡o as duas trilhas (Castelhanos e a do come‡o do bonete) e de tornado fica facil pra ir. Parab‚ns continua mandando bem ae!
Caio – SÆo SebastiÆo
P¢ deixar, Caio, da pr¢xima vez eu colo na sua casa e ainda filo um rango b sico!