GSR 600, CB 450, colunistas, várias etc

GSR 600, CB 450, colunistas, várias etc

GSR 600, CB 450, colunistas, várias etc

Prezado Tite, Queria agradecer os seus coment rios a respeito de minhas d£vidas um tanto “filos¢ficas” a respeito das motos nakeds (Bandit 650S, Hornet, Fazer). Realmente vocˆ em razÆo, como j  tive moto esportiva com carenagem preencher um cheque de uma naked sem andar ‚ arriscado demais. o risco de nao curtir eh grande. Se a GSR600 fosse lan‡ada no Brasil ela at‚ poderia custar R$ 10.000 a mais que as outras, ela valeria, e eu pagaria!  um luxo de moto com certeza, at‚ por isso sou c‚tico em acreditar que a JToledo trar  ela para c  dura realidade esta nossa.
Segatto – Chapec¢, SC

450
Ol  Tite, Estava procurando no seu site, respostas para algumas d£vidas que tenho sobre comprar uma CB 450. Em uma das d£vidas, um leitor disse algo sobre uma mat‚ria que vc fez sobre a CB 450 com suspensÆo mono e carenagem integral. Bem, poderia envi -la pra mim?
Regis – SÆo Paulo, SP
Estou pra publicar esse artigo em breve.

Colunistas
parabens pelo site. o visual esta muito melhor e os novos colunistas agregaram muito!
douglas – sta cruz do sul, rs
Ola tite, adorei a coluna do Eduardo Vilela sobre o SBK, eu sou apaixonado por SBK devido ao show de pilotagem que tem a cada corrida, as corridas do SBK ao mais emocionantes que a do Moto GP devido ao equilibrio entre as motos. Ta de parabens o Vilela e vc tbem tio tite, afinal os melhores estao no motonline.
wellington – caceres – mt
N¢s e os colunistas agradecemos e prometemos melhorar ainda mais.

V rias
Grande GTS, segue algumas perguntinhas. 1)Vocˆ j  pilotou alguma RC211V da Honda, ou algo pr¢ximo? 2)Vocˆ acredita que a nova ZZR-1400 da Kawa possa tirar o trono da Hayabusa?Ou at‚ mesmo ultrapassar a Hayabusa em velocidade? 3)Vocˆ acredita q a moto do Barros no SBK seja mesmo inferior, ou est  faltando mais bra‡o para ele? 4) Qual foi a velocidade m xima mais alta que vocˆ j  viu em uma pista de competi‡Æo? (nÆo importa qual). 5) impressÆo minha ou o logo do site fica trocando de cor?
Jonathan – Novo Hamburgo – rs
1) NÆo, nunca pilotei uma MotoGP, mas minhas 125 era oficial, igual …s utilizadas no Mundial de motovelocidade de 1994 a 1998. 2) J  ultrapassou; 3) Falta sistema eletr“nico de largada. 4) com moto normal de s‚rie foi 273 km/h em uma pista circular, com moto de competi‡Æo foi 299 km/h com uma Suzuki GSX-R 1000. 5) Estamos testando v rias combina‡äes de cores pra determinar a mais legal.

Chupeta
Tenho usado muito pouco minha moto. A bateria nÆo chegou a “arriar”, mas nÆo tem energia suficiente para dar partida na moto. Posso usar o m‚todo conhecido como “chupeta”, ligando a bateria de meu carro … da moto? Detalhe, a moto ‚ uma Bros 125 Josemar – Itanha‚m, SP
A rigor nÆo pode, porque vc pode provocar uma pane geral, mas na hora do sufoco vale qualquer coisa. Se a bateria nÆo segura carga est  na hora de troc -la.

Cruz na CG
Ainda sobre a cruz da Titan tive que rir muito quando zapeando canais na TV, me deparei com um daqueles programas de igrejas evang‚licas convocando todos os propriet rios de Titan para um descarrego e exorcismo nas motocas. Isso que eu chamo de abusar da ignorƒncia! hehe
Felipe – Porto Alegre – RS

Frenagem
Se liga, queria saber qual a maneira certa de uma frenagem, nÆo uma frenagem brusca e sim uma pra apenas reduzir a velocidade. Eu li seu texto sobre frenagem, mas apenas falava sobre frenagens bruscas. EntÆo, ‚ apenas no freio ou reduzindo as marchas (isso seria freio motor?) e freiando ao mesmo tempo? E caso seja apenas usando os freios, reduzir a velocidade decrementando as marchas estraga o motor, pois devido aos picos de altas rota‡äes achei que pudesse estragar o motor?
Edmar – Ilheus, BA
“Decrementando”? De onde vc inventou isso? O certo ‚ reduzir as marchas e frear ao mesmo tempo, mas tudo respeitando os limites de rota‡Æo ‚ claro. Precisa deixar a rota‡Æo baixar pra reduzir as marchas.

Vela
Tio Tite, estou com uma d£vida, estava viajando com minha Fazer 250 e ela come‡ou a apresentar problemas, parecia vela encharcada, limpei ela mas continuou o problema, entÆo, coloquei uma vela de golf 1.8 96, por incr¡vel que pare‡a ela funcionou de primeira, funcionando o dia todo. Vocˆ sabe me dizer se isso traz algum dano pra moto? J  ouviu falar em algo parecido? O desempenho dela ficou bem melhor.
Clayton-Uberaba/MG
S¢ faltou esclarecer QUAL ‚ a especifica‡Æo das velas!

Qual
opa Tite blza, tenho 2 duvidas tenho uma strada 97 mas estou querendo troca-la por uma Faizer mas qdo cheguei na yamaha aqui de pp, vi uma Vmax 93 por quase o mesmo preco sendo q a mesma esta num excelente estado, qual vc me sugeriria? a segunda ‚ sobre a virago, meu irmao ta qrendo trocar a 125 dele numa virago 250 98 compensa? mas o cara ta qrendo 11 mil, eh esse o preco mesmo?
Fabio – Presidente Prudente, SP
Bom, sÆo motos totalmente diferentes. Se vc quiser economizar gasolina, esque‡a a V-Max. A Virago 250 ‚ uma ¢tima motoca, mas nÆo sei nada a respeito de pre‡o.

Fumante
tite, se a sonda lombada serve para analisar os gases resultantes da queima de combustivel, o que acontecer  com uma moto equipada com esse acessorio come‡ar a “fumar”, ou seja quando presisar “fazer a parte de cima do motor”? sair  menos gases pelo escape? afetar  a mistura?
FABIO – garopaba-sc
Como vÆo as tainhas garopaboenses? Antes de a moto come‡ar a fumar vai acender uma luz de advertˆncia no painel avisando que tem alguma coisa errada com o motor. A sonda lambda MEDE o n¡vel de CO2 dos gases, ela nÆo corrige a emissÆo.

àleo
TitÆo, 2 perguntas t‚cnicas (que vocˆ adora): 1) Posso lubrificar a corrente de uma 125cc com ¢leo de dire‡Æo hidr ulica de carro? Sobrou quase 1 litro quando completei no meu carro. 2) Aquele “guincho” que se utilizam para rebocar moto:A dianteira da moto fica presa no engate de garreta e a traseira da moto vai com o pneu traseiro no asfalto. Pergunto, o motor fica desligado, haver  portanto o “arrasto” como se estivesse em funcionamento.Afinal, nÆo h  lubrifica‡Æo do motor.  seguro utilizar este m‚todo?
Osmar – Rio de Janeiro, RJ
O ideal ‚ ¢leo 90, mas se t  sobrando esse, manda ver. Eu nÆo recomendo esse tipo de transportador por entender que for‡a tanto a transmissÆo quanto o quadro da moto.

Rebaixada
Fale Tite! sempre que posso acompanho o site, aprendi muito por aqui freqento mto o twisteronline, e vi q tem muita gente rebaixando a frente da twister (o painel e tudo), para melhorar o problema do shimmy e muitos estao dizendo q melhora estabilidade nas curvas, nao tem problema rebaixar uns 2 cms no maximo? adianta mesmo?
Gustavo – Birigui – SP
No caso da Twister, como ela tem uma frente meio loka, acho que at‚ uma polegada (1,6 cm) nÆo prejudica muito nÆo, mas lembra que pode raspar o escape nas lombadas.

Parada
Caro Tite, para arrematar de vez tamanha d£vida nÆo somente dos demais internautas, mas tamb‚m minha: Quanto tempo pode ficar parada as motos com motores 2T e 4T, sem que comprometam seus funcionamentos ?
David – SÆo Paulo
NÆo existe uma data espec¡fica. Cada caso ‚ diferente.  o tipo de pergunta que deve ser feita ao SAC da marca da sua moto. Sobre esse assunto leia o item n. 18 do nosso FAQ.