Publicidade

Guarulhos(SP) promove Festival de Pipas neste domingo

O evento é gratuito e oferece ao público dicas de segurança e manejo de pipas; no próximo dia 10, a cidade sedia etapa do Campeonato Paulista de Pipas e Papagaios

Neste domingo, dia 3, a partir das 9h, Guarulhos (na Grande São Paulo) promove o Festival de Pipas, no Parque da Universidade. O evento tem a finalidade de evitar acidentes e mostrar como brincar de forma segura, além de divulgar a prática desta brincadeira-arte.

Durante toda a manhã, a área de lazer se transformará num grande “pipódromo”, como parte do projeto “Pipas com Segurança”. O ponto alto da programação será a revoada de pipas e a educação do público em relação à segurança que se deve ter nessa brincadeira, que pode provocar acidentes quando é feita perto da rede elétrica, sobre lajes e telhados, ou ainda quando é usado o “cerol” (mistura de cacos de vidro e cola, que é colocada nos fios das pipas para cortar a linha de outras pipas).

Publicidade

Os participantes do Festival de Pipas receberão um kit com uma revista em quadrinhos com todas as regras de segurança, pipa, carretel de linha e rabiola.

Campeonato Paulista de Pipas e Papagaios – Em sua oitava edição, o campeonato já é um sucesso e tem reunido um público fiel. A competição, que é dividida em doze etapas, atrai cerca de dois mil participantes por etapa. Não há restrições para participar, mas a pipa não pode ser industrial, ou seja, ela deve ser feita manualmente. São sete categorias, entre elas criatividade, beleza, engenhosidade, destaque e maior tamanho.

As pipas são avaliadas em solo e, posteriormente, no céu – com a permanência mínima de 15 minutos. Três ganhadores por categoria são premiados.

Serviço 1: O quê: Festival de Pipas
Quando: 3/05, a partir das 9h
Onde: Parque da Universidade do Pimentas (Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira – Pimentas)
Informações: (11) 2087.6870

Publicidade

Serviço 2: O quê: Quinta etapa do Campeonato Paulista de Pipas e papagaios
Quando: 10/05, às 9h
Onde: SESI Guarulhos (Rua Benedito Caetano da Cruz, 566 – Jardim Adriana)
Informações: (11) 5594-1482 e www.pipas.com.br.