Publicidade

Medida visa reduzir números de acidentes e de mortes; colocação de radares faz parte da campanha “Velocidade mata, respeite a vida!”

O município de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, passará a contar com fiscalização eletrônica de trânsito. Os radares, em fase de instalação nas principais vias públicas da cidade, têm por objetivo garantir a segurança da população com o controle do limite de velocidade de veículos e o respeito à sinalização viária (semáforos e faixas de pedestres). Com isso, pretende-se diminuir a ocorrência de acidentes e de vítimas fatais causados pelo tráfego urbano.

O monitoramento faz parte das ações de prevenção a acidentes e de educação no trânsito, promovidas pela Prefeitura de Guarulhos desde 2001. O sistema eletrônico, que integra a campanha “Velocidade mata, respeite a vida!”, contará com dez lombadas eletrônicas, que visam garantir limite de velocidade adequado em locais que oferecem perigo a motoristas e pedestres, como áreas de travessia próximas a escolas e hospitais. Haverá 25 barreiras eletrônicas (“pardais”), voltadas à fiscalização, 24 horas por dia, da velocidade em ruas ou rodovias, e 30 equipamentos para controlar o avanço de sinal (“caetanos”), que servem para monitorar a obediência de motoristas aos semáforos e às faixas de pedestres. Completa o sistema um radar móvel, que auxilia na fiscaliza&ccedi l;ão de velocidade e na verificação de veículos que estejam trafegando em situação irregular.

Inicialmente, entrarão em operação, a partir do dia 6/3, 30 radares. Segundo a Secretaria de Transportes e Trânsito, serão instalados nove aparelhos por mês. A previsão é que até junho o sistema eletrônico esteja completo, com a colocação de 66 equipamentos. A localização dos radares segue critérios técnicos de avaliação de trânsito na cidade. “Estão sendo priorizadas as vias públicas que apresentam maior volume de tráfego e onde são mais frequentes as ocorrências de acidentes”, afirma o secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo.

Publicidade

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO – A campanha “Velocidade mata, respeite a vida!” conta com a distribuição de material educativo, contendo dicas de prevenção de acidentes e respeito à sinalização de trânsito, além de informações sobre os pontos de radares, infrações, pontuação e valores de multas. A relação dos locais de fiscalização eletrônica estará sendo divulgada também por meio de outdoors, faixas, banners e anúncios no transporte coletivo.

Levantamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aponta que nos locais em que há equipamentos de monitoramento de tráfego, o número de acidentes diminui em cerca de 30% e o de mortes, em 60%. A colocação de lombadas eletrônicas, por exemplo, chega a zerar a ocorrência de vítimas fatais. Estudo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) indica que a cada 15 minutos uma pessoa falece, no país, devido a acidentes de trânsito. Segundo o Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo, foram registradas, em 2008, 219 mortes no trânsito em Guarulhos, que tem uma frota de cerca de 500 mil veículos.