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Foto: Cockpit Stoner Ducati - Bitenca

Foto: Cockpit Stoner Ducati - Bitenca

Possuo uma Comet 250. Já levei alguns sustos com a minha moto pq em pista esburacada ela “shimma” demais (uma vez a 80km/h, depois de passar por um buraco quase perdi o controle). Gostaria muito de substituir o guidão original por um conjunto de semiguidão e contrapesos. Isso agravaria mais o Shimmy ou melhoraria a estabilidade da moto? Obrigado. Leandro, 28, Santo André, SP.

R: Com certeza Leandro, melhora sensivelmente o controle porque distribui melhor o peso entre as rodas, os pneus vão até se desgastar com mais equilíbrio entre o dianteiro e traseiro.
Apesar de menos confortável para a coluna esse tipo de guidão dá uma melhor aerodinâmica (consumo) e melhora os contornos das curvas pelo motivo explicado acima. O incomodo esforço adicional nos braços vai ser aliviado quando você obter uma velocidade de cruzeiro nas estradas e nessas condições você vai poder permanecer por mais tempo, sem se cansar tanto com as baforadas de vento como quando usa o guidão normal.
Isso porque a inclinação te coloca com o próprio peso contra as forças do vento, resultando assim num equilíbrio de forças que alivia os braços e coluna. Trabalhe mais com as pernas nas mudanças de direção e sobre irregularidades, acho que você vai gostar. Não é à toa que os europeus sempre preferiram essa postura sobre a moto.
Essa melhora vai ser apenas na distribuição de peso, não espere melhoras na suspensão, o shimmy pode ser conseqüência de uma suspensão mal equilibrada e como não temos informações sobre movimentos parasitas (flexões) desse
chassi, esse não deve ser o seu problema. No geral deve melhorar mas compensa também verificar o acerto das suspensões, até por causa do novo guidão que vai pressionar mais na dianteira. Revise o sag depois de trocá-los
Boa sorte,

Foto: Pequeno grande campeão Gaston Rahier - BMW Divulgação

Foto: Pequeno grande campeão Gaston Rahier - BMW Divulgação

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Gostaria de tirar uma dúvida, mas antes parabéns pelos dez anos de excelente serviço prestado. Vamos lá, sempre pensei em trocar as rodas da frente de uma trail(já tive Xls e XTs), pois tenho 1,65 de altura, mas agora com a onda das supermotard, fico com as opções rodas 18 ou 19 com pneus mistos ficariam bons? Ou mudar mais radicalmente pra uma supermotard comos de 17 e pneus street. Qual a mudança mais indicada pra manter a versatilidade? E o velocímetro digital das motos atuais(xre por exemplo). Obrigado. Luís, 43, Niteroi, RJ.

R: Luís, você tocou no ponto crítico, a versatilidade. Uma moto de uso misto tem altura maior do solo justamente para ter mais liberdade em trajetos ruins que precisam de uma suspensão de curso maior que o normal. O tamanho das rodas nesse caso também resulta num trafegar mais seguro e tranqüilo porque dificilmente os buracos conseguem “engolir” as rodas por inteiro então a tendência delas rolarem pelas irregularidades é maior.
As modificações que estão sendo feitas, mudando o tamanho das rodas e trocando o tipo de pneu (misto não dá) objetivam o uso exclusivo no asfalto, com grande perda de versatilidade. Minha sugestão é que use as bengalas fixando-as nas mesas um pouco deslocadas para cima, assim você ganha alguns milímetros, já ajuda. Também pode soltar um pouco a pré-carga da mola da suspensão traseira e assim ela também fica mais baixa, se adaptando melhor à sua estatura sem perder na versatilidade, mas cuidado para não perder o equilíbrio nas alturas entre a frente e traseira. Se mudar a relação das alturas entre elas a geometria da moto muda e vai dar prejuízo na dirigibilidade e segurança, mude por igual, medindo a posição em que ela fica com o seu peso (Veja matéria do Sag no link abaixo).
Existe também a possibilidade de confeccionar bieletas mais curtas para rebaixar a traseira, mas isso deve ser feito por um mecânico especializado e depende da marca da moto, para algumas não é possível. Outra solução é rebaixar o banco, cortando a espuma e refazendo a capa.
Se você for usar sua moto exclusivamente no asfalto pense numa SM, senão pense nas alternativas acima.
Cada modelo de moto tem um tipo de sensor de velocímetro, em raras vezes é possível recalibrar mas é preciso verificar cada moto.
Obrigado e Abraços,