Ducati com guidão Clubman

Guidão esportivo

Ducati com guidão Clubman

Ducati com guidão Clubman

Esse guidão (que há no mercado) infelizmente na bandit 650s não cabe, quando cabe pega no tanque ou na carenagem.
Achei alguns na internet que se coloca por baixo da mesa, e tem uma haste que acaba ficando sobre a mesa, mas não tenho coragem de colocar por motivo de segurança. Posso estar errado…
Até agora tem o berro(+indicado), eles fizeram um modelo que tem que colocar por cima da mesa, tendo que rebaixar as bengalas 24 mm, qual seria a conseqüência disso, sendo que vai mudar todo ciclística da moto?
Os da Berro custa uma fortuna, mas segurança é fundamental, e antes de gastar quero saber se vai ficar bom, ruim, péssimo.
Tenho uma tocada esportiva, gosto de fazer track day.
Abraço, Daniel, 33, São Paulo, SP

Medições para um guidão morceguinho

Medições para um guidão morceguinho

R: Pois é Daniel, se você deslizar as bengalas para cima a geometria da frente da sua moto vai para o espaço, mudando toda característica dela. Pode ficar perigoso inclusive, não recomendo. Mudanças na ciclística da sua moto você deve fazer com muita consciência, acompanhando cada pequena alteração com medições do resultado em performance e na sensação de segurança que passa cada mudança.
Tecnicamente essa alteração encurta por demais o trail da sua moto, fazendo com que as respostas aos comandos do guidão fiquem rápidas demais e a consequência é que o controle pode ser perdido num shimmy tipo “tank slapper” que te joga por cima da moto. Muito perigoso, não recomendo.
Uma boa oficina que tenha máquina de fazer curva em tubos pode fazer um morceguinho para você sob medida. Acho essa a opção ideal mas porque no Brasil não há muita tradição em café racer esse tipo de guidão caiu em desuso por aqui, uma pena. A maior vantagem do morceguinho é que como numa “pura racer” você tem a distribuição de peso entre as rodas, carregando um pouco mais a dianteira e se tiver a suspensão recalibrada para isso você vai ter freiadas melhores e mais tração no contorno de curvas porque seu tronco ficará mais adiantado sobre a frente da moto.
Se colocar as barras sob a mesa elas vão te posicionar muito abaixado e numa posição menos adiantada do que faz um morceguinho, seus braços ficarão muito na vertical, perto do guidão e para não bater no tanque você vai ter que limitar os batentes da direção, uma modificação que pode ser complicada. Para manter um bom apoio nos braços você vai ter que sentar mais para tráz e dai o CG não se desloca para frente como seria ideal, não acho um bom caminho.