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Foto: Bitenca

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Tenho uma shadow 750 2007, adoro é uma maravilha, mas o guidon sem regulagem de altura é um absurdo vai ver que projetarão a altura do dito cujo baseado no engenheiro projetista, pois para mim é muito ruim vou ter que adaptar outro, um abraço. Aguinaldo, 45, Franca, SP.

R: Aguinaldo, dificilmente você vai encontrar uma moto com guidon que regula altura. Eles apenas giram nas braçadeiras, e isso, de certa forma permite acomodar melhor na postura do piloto mais à frente ou atrás. Mas quanto à altura, se quiser mudar, deve-se trocar a peça por outra na forma desejada.
Precisa-se ter cuidado com os cabos e tubos flexíveis de comando, pode ser necessário substituí-los. Abraços.

Boa tarde! Caro Tite, já fui seu aluno em 2000, já li seu livro (a sua cara), já vi seu vídeo, que adquiri com vc mesmo no salão do ano 2006. Gostaria de parabenizá-lo pelo serviço prestado ao motociclista no Brasil, qeu são as exeloentes reportagem que nos abastecem de informações, deixando de lado as “propagandas” que normalmente são “enfiadas” em nossa cachola, como outras revistas etc e tal. Hoje faço o campeonato paranaense de motovelocidade com uma cbr 600rr 2005. Essa moto tem power, K&N e ponteira Leo Vince. Estou só começando a ajustá-la, porém, na instalação do power percebi que a moto não tem originalmente 117 cv como falam por ai, ela tem somente 103, conforme nosso dinamômetro. É real isso mesmo? Depois de instalar o power, conseguimos chegar em 109cv. Isso está certo? Ficaria feliz se pudesse responder. Abraço Dickson, Balneário Camboriú, SC.

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Foto: Bitenca

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Dick, estou encaminhando ao Bitenca, pois Tite não respnde mais cartas, ok? abraços, Harada

R: Realmente Dickson, As motos têm sua potência declarada de fábrica mas na verdade variam de moto para moto. Se você pegar 500 motos da mesma marca e modelo vai ter 500 medições diferentes. Claro que há uma quantidade grande de valores aproximados e esse deveria ser o valor declarado pela montadora. Nem sempre é verdade. Eles podem declarar uma potência normalmente um pouco acima da média que sai da fábrica e isso é bastante comum. Você percebeu que apenas com as poucas modificações feitas já conseguiu melhoras e se continuar o trabalho deve conseguir tirar mais proveito do motor. Fique atento à curva de potência e torque de forma que possa aproveitar bem o motor em cada pista que for. Pequenas modificações na relação ajudam nisso também, Boa sorte.

Poxa, muito obrigado pela dica. Agora estou pensando em mexer no cabeçote, você conhece alguém que possa fazer? Obrigado Dickson

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R: Atualmente não conheço Dickson. Você pode pesquisar algum fabricante de kit para competição, HRC, Wiseco e Powroll por exemplo. No exterior há vários sites que vendem componentes para motos de competição, já testados e com resultados garantidos. Um bom preparador isolado, hoje em dia só consegue melhorar um motor de fábrica após vários testes, destruindo várias peças (cabeçotes, cilindros, pistões, comandos, etc.) para então concluir qual a melhor opção. Esses motores já existem, é só saber como encontrar na internet e importar via correio, mas pode sair caro. Boa sorte,

Oi Bitenca! Por favor, poderia dizer tudo o que voce sabe sobre a MVK Spyder 300cc. Andei olhando fotos e lendo a pouca coisa que tem sobre ela na web, mas e pouca informação mesmo, teste então, não achei nenhum pra ler. Achei esteticamente linda, e com preço até razoavel, me interessei pela moto, mas… confio mais na sua consagrada experiencia na avaliação dessa motocicleta. Obrigado! … o site ta show!! Parabéns! Luis, 36, Rio Grande, RS.

R: Obrigado Luis, Temos pouca informação a respeito dessa moto, teste não foi feito. Isso por si só já é alguma informação, tire suas conclusões. Boa sorte,

Boa noite Binteca, Blza? O site continua showw de bola, confesso que fiquei desconfiado quanto a qualidade do site qndo o Tite saiu!! Mas o conteúdo continua show de bola!! Tenho uma CBR600RR 2008, porém aqui na minha cidade não vende gasolina premium (que é recomendada pelo fabricante), tenho usado gasolina aditivada dos postos BR, que segundo a petrobras, possui os mesmos aditivos que a premium porém com octanagem de gasolina comum. “Googleando” descobri que existem produtos que aumentam a octanagem da gasolina (ex. Octane Booster). Duvidas: se eu utilizar esses produtos, sera que posso prejudicar o motor da minham motocicleta? O uso de uma gasolina de baixa octanagem tbm pode prejudicar este tipo de motocicleta!? Abraços. Isaac, 28, Manaus, AM.

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R: Isaac, obrigado pelos comentários, mas olha só: Sua moto tem uma injeção de combustível de última geração, em dois estágios. O único problema que vai incidir sobre a sua moto em respeito ao combustível será na questão da limpeza. Procure abastecer em postos bastante frequentados e evite deixar a moto parada por muito tempo para evitar acumular sujeira nos bicos. Procure ligá-la a cada dois dias pelo menos porque em questão de octanas a sua injeção vai alterar o tempo de injeção e de ignição, ou seja fazer tudo que pode para evitar as temíveis detonações, essas por certo não ocorrerão. Os “octanes boosters” podem melhorar a economia e performance mas não são indispensáveis. De fato, não se pode identificar sem melhores testes quais resultados vão promover, se vão melhorar ou piorar os depósitos que hoje os combustíveis apresentam ao perder os componentes mais voláteis. Na dúvida aconselhamos não utilizar. Abraços.