Publicidade
Foto: Hunter 90 exige habilita‡Æo

Foto: Hunter 90 exige habilita‡Æo

Estou pensando muito em adquirir uma Hunter 90, uma moto pequena para uso na cidade, o fato e que nÆo tenho habilita‡Æo para moto. E ao conversar com uma vendedora da sundown ela me falou que “por enquanto nÆo precisa de habilita‡Æo”, esse por enquanto nÆo saiu da minha cabe‡a, ela tentou me explicar que havia um “projeto de lei” que mudaria isso, gostaria de saber de vocˆs algo mais sobre isso, esse projeto, ou posso comprar a hunter90 tranquilo sem ficar suando toda vez que ver uma blitz, ou parto pra ignorƒncia e pego uma TW 250cc.(usada), o fato ‚ simples, sem habilita‡Æo ‚ igual a menos gasto de dinheiro, menos tensÆo numa prova pr tica no detran ( uma das experiˆncias que me deixaram severas sequelas psicol¢gicas ). mas passei longos 2 anos correndo de blitz abordo de uma bros 150. e sobre essa coisa de habilita‡Æo com 16 anos tamb‚m tˆm haver com essa poss¡vel mudan‡a?
rafael – maceio-AL

R: Pode denunciar essa vendedora … delegacia mais pr¢xima, pois ela est  mentindo descaradamente. Fa‡a ela assinar um documento com essa declara‡Æo e envie ao Denatran, em Bras¡lia. Leia o item 17 do nosso FAQ.

Passeio de bike
Em rela‡Æo aos passeios de bike no Circuito das Frutas gostaria de informar que esta sendo inaugurado nesse fim de semana o Caminho Circuito das Frutas (12 dias de caminhada) que ‚ uma excelente op‡Æo para quem gosta de passeios com bike. Temos roteiros de 3, 4 e 5 dias para pedalantes. Se houver interesse em publicar poderemos enviar release. www.circuitodasfrutas.org.br
Fatima – Jundia¡ SP

Publicidade

D£vidas
Tenho 3 d£vidas cru‚is: Ap¢s lavar minha moto, nos dias seguintes, posso manter a pintura limpa, passando um pano molhado sem correr “riscos de ranhar”? Sobre o ¢leo do motor: Tenho que usar o oficial da minha moto, ou pode ser de outra marca, desde que: seja da mesma especifica‡Æo do recomendado e de qualidade reconhecida, que nÆo acarretar  em problemas? O que acha do uso de pneus remoldes em motos(especilalmente da CB 500)?
Robledo – Frutal/MG

R: 1) Toda pintura ‚ coberta por uma camada de verniz que evita esses arranhäes, mas use uma flanela macia. 2) NÆo precisa ser o original, desde que mantenha as mesmas especifica‡äes. 3) Acho um perigo que deveria ser proibido. NÆo pergunta porquˆ, pois j  foi respondido … exaustÆo aqui no Motonline.

Humor
Tenho que concordar com o Gerson de SÆo Luis, fiquei rindo durante uns 10 minutos da resposta que vc deu pra o cara que falou pra colocar Coca no tanque pra desenferrujar, ai ai. S¢ estou aqui pra agradecer por este site, vocˆ e seus colaboradores existirem, por nos ajudarem e por trazerem esse toque de humor a algumas respostas, vcs merecem tudo que h  de bom pela dedica‡Æo, for‡a de vontade e humildade.
Rafael – SÆo Paulo, Sp

R: T  vendo? Ningu‚m me leva a s‚rio!

Publicidade

Boxer
Tite, qual a vantagem dos motores boxer da BMW sobre os em V e em linha? Pergunto porque a BMW nÆo iria utilizar um motor tÆo feio e sem jeito como o boxer, em suas motos, sem que oferecesse reais vantagens em termos de desempenho. Como ‚ a faixa de torque e potˆncia desses motores em rela‡Æo aos demais?
RALPH – NITERàI, RJ

R: A vantagem ‚ o equil¡brio de for‡as. Quando um cilindro est  na fase de detona‡Æo.

Cƒmara
Tite! Sei que tu nÆo faz propaganda de quem nÆo te patrocina (l¢gico), mas d  pra indicar, se ‚ que existe, um tipo de cƒmara de ar mais resistente pra usar na minha Tornado? Existe uma cƒmara dupla ou mais refor‡ada?
Ralph – Canoas – RS

R: Nem preciso fazer propaganda porque nÆo existe cƒmaras mais ou menos resistentes, sÆo todas iguais! O que recomendo, em fun‡Æo do uso, ‚ usar o selante preventivo de pneu. Mas nÆo me pergunte qual, nem onde vende, porque a¡ sim eu nÆo digo.

Publicidade

Uruguai
Salve Tite! Porque as motos chinesas (sundown, fym, traxx, etc.) sÆo tÆo caras no brasil? No site uruguaio que tem motoca tipo a biz por 800 dolares, e scooter igual a future por 1.000 dolares. Aqui em POA, a Future custa 8.000 reais!
mario – Porto Alegre/RS

R: Porque no Uruguai os pol¡ticos sÆo uruguaios, a popula‡Æo ‚ uruguaia, os comerciantes sÆo uruguaios, as taxas e impostos sÆo uruguaios e aqui no Brasil, bem, aqui s¢ tem brasileiros!

Acelera‡Æo
Tite! quantos segundos a Hornet 600 gasta para ir de 0 · 100 K/h ? Temos visto v rios testes, comparativos, etc, mas nunca divulgaram esta informa‡Æo. Se vc nunca testou desta forma pelo menos use a sua experiˆncia para nos dar um valor aproximado. Faz esse favor pra gente meu !
Hans – Macei¢/AL

R: NÆo vejo a menor necessidade em saber essa informa‡Æo, nem nunca fiz esse teste. Mas deve ser algo perto de 5 a 6 segundos.

àleo
Antes de mais nada, no manual da Falcon diz q ‚ pra colocar 1,7 litro de ¢leo na troca e 1,8 litro com troca de ¢leo e filtro. pois bem, tem um amigo meu que tem uma falcon e est  colocando pouco mais de 2 litros de ¢leo a cada troca e diz q a temperatura e o barulho do motor diminu¡ram, ele conversou com o mecƒnico dele e chegaram a conclusÆo de que nao tem problema pois a Falcon tem c rter seco e o ¢leo fica no reservat¢rio. bom, mas eu tenho minhas d£vidas, porque se nÆo tivesse problema, nÆo teria a marca de n¡vel m ximo na vareta, nÆo ‚ mesmo? o que vc acha?
Victor – Florianopolis, SC

R: Primeiro pegue esse mecƒnico, enfie um funil da goela dele, amarre o bilau pra nÆo fazer xixi e enfie 8 litros de  gua no bucho do cara. Ele tamb‚m ficar  mais silencioso e com a temperatura bem baixinha. Mas que cara doido! Quando os retentores do motor explodirem nÆo esquece de cobrar a conta desse mecƒnico espert¡ssimo!

Corrente
tite, nÆo vou defender a strada s¢ por que tenho uma mas reclamam da rela‡Æo dela s¢ que a twister em certas condi‡äes consegue ser ainda mais barulhenta. Inclusive muitos reparam que a minha ‚ silenciosa. Ap¢s ser enganado por mexanicos me indignei e resolvi eu mesmo mexer na moto, inclusive bati semana passada e o batente do guidÆo entortou e eu mesmo arrumei, (ter pai mecƒnico diesel ajuda um pouco rs) e aprendi muito sobre ela. O barulho se deve a uma prote‡Æo de borracha que fica embaixo daquela prote‡Æo superior da corrente e nÆo deixa a corrente bater na balan‡a, com o tempo ela gasta e dai surge aquele barulho de ferro com ferro, nÆo sei se existe pra vender mas ‚ poss¡vel fazer uma com borracha.
wagner – cuiaba mt

Neo
Tite , e a nova Yamaha Neo 2008 , quando vc vai nos apresentar ? Aguardo a sua apresenta‡Æo pois vc ‚ o cara mais confi vel em se tratando de motocicleta . Estou torcendo para o meu patrÆo comprar uma concession ria Yamaha aqui em Tatui .
joao – tatui sp

R: Vc sabe que a Yamaha morre de amores por mim e provavelmente ‚ mais f cil uma vaca voar do que a f brica me emprestar uma Neo pra teste. Mas vcs podem entupir a caixa postal da Yamaha pedindo pra liberar uma Neo pro Tite tistar, que dizer, testar. Ah, mas quero a Sandy junto!