Habilitação, tombado, dupla embreagem, revisão, esperar, fundamento, amaciando e dos EUA

Habilita‡Æo – E ae, achei o site outro dia procurando mais informa‡äes sobre a Suzuki Yes, tem muita informa‡Æo aqui nÆo esta muito simples de encontrar nÆo, mas gra‡as a busca da pra resolver. Estou come‡ando a pilotar moto, na verdade nem comecei vou tirar carteira ainda, e estou querendo comprar uma Yes, tem um pessoal aqui q fala q 125cc s¢ CG pq todas as outras quebram a toa. O que voce acha posso comprar sem medo?Vlw,
Felipe M Cypriano – Vit¢ria – ES
Neste caso o Motonline recomenda que se habilite primeiro.
Tite responde:J  publicamos o teste da Yes. Pode compr -la sem medo.

Tombado
Oi tite parab‚ns pela paciˆncia com todos aqui e muito obrigado por responder minha pergunta. Eu sou o “tombado” da cg. Me responde uma coisa. O que vc achou da Flash 150.  poss¡vel fazer uma compara‡Æo com a cg? Eu li a respeito dessa moto e fiquei sabendo que seu motor ‚ de 156 cc contra os 149 cc da titan! Isso muda muita coisa? Mais uma vez valeu “tio”.
Cleiton da Silva – SÆo Paulo
Tombado, Tite nÆo est  mas na minha opiniÆo 156 e 149cc nÆo ‚ a mesma coisa.
Tite responde:NÆo posso comentar nada sem antes pilotar a moto, s¢ a vi parada.

Dupla embreagem
Tite, h  alguma vantagem/motivo em se dar uma acelerada no momento da redu‡Æo/ava‡o de uma marcha na moto? Esta acelerada seria exatamente entre as trocas, qdo estamos com a embreagem totalmente acionada.
Stˆnio Campos – SÆo Paulo – SP
 que vc nÆo ‚ da ‚poca que se trocava marcha no “tempo”. Quem sabe bem deste assunto sÆo os motoristas de caminhÆo, pergunte. O Tite deve me corrigir, mas para melhor efeito do seu coment rio seria necess rio usar a famosa “dupla embreagem”, muito usada na redu‡Æo.  o seguinte: use a embreagem para desengatar e no neutro solte a embreagem, acelere e depois acione novamente para engatar, isto tudo muito r pido. Com isto as engrenagem receptoras “acertam” mais a rota‡Æo de engate.
Tite responde:Bela pergunta, apenas na REDU€ÇO deve-se dar uma acelerada e eu j  expliquei isso aki, mas nas trocas para cima nao se deve acelerar.

RevisÆo
Prezados,tenho uma Drag 650 e ultimamente o freio traseiro, a tambor, tem zumbido muito quando acionado.  aquele apito agudo. Vcs conhecem rem‚dio para acabar com esse barulho? Grato,
Jorge Gambardella – Osasco ,SP
Quantos kilometros vocˆ j  rodou desde a £ltima troca da lona ou revisÆo? Uma lixada na lona resolveria. Mas tem lona?
Tite responde: Se nÆo estiver gasto, pode desmoontar e lixar as lonas com lixa fina, apenas para tirar o brilho, a mesma coisa como cubo do freio. E pare de lavar a moto com querosene!

Esperar
Sauda‡äes!, sobre o teste da virago 250, como procedo para adquiri-lo?Obrigado!
Leandro – Capital Paulista
Vai ter que esperar o retorno do Tite da viagem.
Tite responde: Escreva – depois do dia 2 – para editor@motonline.com.br

Fundamento
Acho rid¡culo esse pessoal querer dizer que a Twister ‚ melhor que a Fazer. A Twister ‚ boa mas ‚ velha! A Fazer ‚ outro n¡vel, gostosa de pilotar, bom desempenho, moderna, com inje‡Æo eletr“nica, faz 32km/l. NÆo tem Twister na face da Terra que tenha essa economia! Acordem, o n¡vel da Fazer ‚ muito superior…
Carlos Antonio – Banabui£, Cear 
OpiniÆo fundamentada no argumento economia.
Tite responde: Entao t , mas chega desta chatice de TW e FZ porque isso aki nÆo ‚ um forum, pow!

Amaciando
tenho uma xr 250 tornado nova gostaria de saber se posso colocar um alongador de corrente nela se nÆo danifica o amaciamento do motor valeu um abra‡o
francisco jose da silva Junior – campos do jordÆo,sÆo Paulo
Deixa ver se entendi: o que tem a ver o alongamento da corrente com o amaciamento do motor? NÆo sei. Se est  sobrando corrente pode reduzir um elo ou est  com coroa e pinhÆo gastos, mas se est  amaciando o motor, est  novo, nÆo ‚?
Tite responde: Que raios ‚ um alongador de corrente?

Dos Eua
Ola,Acabei de voltar dos EUA e tenho a carteira de moto no
estado de Nevada, queria saber se voce sabe me informar em relacao a
validacao da minha habilitacao aqui no Brasil.Obrigado,Daniel Abud
Daniel Abud – Sao Paulo / SP
Se vocˆ est  voltando, ‚ brasileiro, portanto ter  que seguir as leis do lisarb.
A valida‡Æo seria o inverso, desde que o estado americano tenha acordo de valida‡Æo. Recomendaria conferir junto …s autoridades de transito.
NÆo sei se em Nevada, mas o aprendizado de transito ‚ feito nas escolas secund rias e o exame pr tico junto … delegacia de transito e a idade pode ser a partir de 16 anos. NÆo ‚ o caso brasileiro.
Tite responde: Sim, tem validade. O Brasil e os EUA sÆo signat rios de uma conven‡Æo internacional de trƒnsito.