Publicidade

Harley-Davidson agora com sistema ABS e Tecnologia Fly-by-wire em toda linha touring

Trˆs modelos de moto com tecnologia de ponta para oferecer ainda mais seguran‡a e conforto nas estradas serÆo fabricadas no Pa¡s

A tÆo conhecida linha touring Harley-Davidson, ideal para viagens de curta e longa distƒncia, conta agora com sistema de freios ABS e tecnologia FLY-BY-WIRE, como item de s‚rie. Os trˆs modelos que chegam ao mercado com as inova‡äes sÆo Ultra Electra Glide Classic, Electra Glide Classic e Road King Classic. A f brica de Manaus, £nica da marca fora dos Estados Unidos, ‚ a primeira no mercado brasileiro a montar motocicletas com essa tecnologia.

Sem perder suas ra¡zes e tradi‡Æo, a Harley-Davidson incorpora as novidades e passa a proporcionar aos amantes dessas maquinas mais conforto e seguran‡a. Bastante comum em aviäes de £ltima gera‡Æo e alguns dos mais modernos autom¢veis do mundo, como os carros de F¢rmula 1, a tecnologia FLY-BY-WIRE a chega a essas motocicletas para oferecer um sistema mais confi vel, regulagens mais precisas, suavidade nos comandos, respostas imediatas, al‚m da facilidade na manuten‡Æo.

Publicidade

Em detalhes, a tecnologia substitui os cabos met licos utilizados para comandar a abertura e o sistema de alimenta‡Æo. Ou seja, o cabo de a‡o, que era enrolado no punho do acelerador para puxar os pistonetes do carburador, sai de cena para dar lugar a um fio, embutido no guidÆo. Esse processo, aparentemente simples, ‚ capaz de carregar impulsos el‚tricos para comandar o moderno sistema de inje‡Æo eletr“nica. Assim, os controles e ajustes da motocicleta sÆo facilitados, o que proporciona maior longevidade e principalmente viabilidade ao sistema.

J  a introdu‡Æo do ABS (anti-block system) na linha touring apresenta um conjunto de freios avan‡ados para oferecer menor esfor‡o nas frenagens e mais conforto e seguran‡a em situa‡äes cr¡ticas. Ou seja, o moderno equipamento de ABS evita o travamento das rodas, o que resulta em uma pilotagem mais tranqila e segura, especialmente em pisos de pouca aderˆncia.

Outra novidade dos modelos Ultra Electra Glide Classic, Electra Glide Classic e Road King Classic sÆo os discos semiflutuantes, os novos flex¡veis e as pin‡as, da marca Brembo, um dos mais importantes fabricantes de sistemas de freio do mundo, respons vel por m quinas dos campeonatos Moto GP e F¢rmula 1. Junto com eles foram redesenhados tamb‚m a manete do freio dianteiro e o pedal do freio traseiro, para conferir mais funcionalidade ao design das pe‡as, al‚m de oferecer menor esfor‡o de frenagem.