Publicidade

O National HOG® Rally Brasil edição 2014 em Gramado (RS) é um bom exemplo de que o ideal dos motociclistas pode ser unido ao ideal do fabricante de motocicletas. Uma ideia que deu muito certo e nem é tão extraordinária assim. A forma de atuar é que faz toda a diferença e cria uma relação ganha-ganha entre a Harley-Davidson e os proprietários dos seus produtos.

Funciona assim: Ao comprar uma motocicleta Harley-Davidson nova numa concessionária, automaticamente o cliente se torna um membro do HOG® (Harley Owners Group) em âmbito mundial, presente em mais de 100 países. Ou seja, ele já participa do maior clube de motociclistas do mundo, com mais de um milhão de associados em todo planeta, isento de anuidade.

Recebe promoções de produtos como acessórios e equipamentos de segurança, mas muito mais do que isso, ele tem a oportunidade de participar de eventos organizados pelos líderes de seu “Chapter”, ou sede regional.

Nesses eventos ele conhece outros donos de Harley e troca experiências com as motos nas estradas. Invariavelmente ele passa a participar do grupo e das experiências, adquirindo conhecimento dos produtos e das várias maneiras de aproveitá-los. Seja nas viagens divertidas realizadas com equipes especializadas em segurança de moto, seja nas ideias desenvolvidas e compartilhadas com os outros na personalização da sua moto. Cada Harley é única para o seu dono. Por isso a H-D e fabricantes independentes de equipamentos e acessórios oferecem uma infinidade de produtos para a customização.

Publicidade
Chapter do Uruguay, chegando a Gramado

Chapter do Uruguay, chegando a Gramado, RS para o National HOG Rally 2014

A paixão pela marca é o maior valor para o grupo. A Harley é uma das primeiras marcas no mundo a fabricar motocicletas, tem um histórico invejável em vitórias em competições e em eventos únicos, onde essa paixão já se manifestava antes mesmo que o profissionalismo invadisse o motociclismo. A partir de Milwaukee, onde está a sede da H-D, até o mais remoto ponto do planeta que se possa imaginar. Até por lá, com certeza, uma motocicleta Harley-Davidson já passou.

Motos originais - customizadas - de todo tipo desde que seja Harley

Motos originais – customizadas – de todo tipo desde que seja Harley

No Brasil a marca se implantou oficialmente em fins de 1998 e em 2011 ela iniciou a distribuição de seus próprios produtos, que até então era feito por um representante local. A partir dai o HOG passou a ter mais adeptos, por causa da relação mais próxima com o fabricante. As concessionárias se responsabilizam pela organização do “Chapter” da região e atentam para que o serviço prestado pelos administradores independentes, muitos voluntários do Chapter, cumpra ao pé da letra os estatutos do HOG, garantindo assim a satisfação e portanto a fidelidade dos clientes da marca.

Publicidade

Essa cultura está se difundindo pelo Brasil, com a realização dos encontros regionais e nacionais. No último feriado de primeiro de maio mais de 700 motos estiveram em Gramado, na serra gaucha, vindos com ou sem garupa de todo Brasil para o National HOG Rally 2014. Desde Fortaleza, Recife, Brasília, Campo Grande, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Curitiba e até do Uruguay, que no caso, é bem mais perto do que outros locais do Brasil.

O Motonline comprovou a realidade e o sucesso dessa ideia simples, mas de difícil administração. Fazer valer toda tradição do nome e oferecer um serviço de real valor aos seus consumidores para assim gerar fidelidade e mais do que isso, dar vazão à paixão do motociclista à sua Harley. Para a Harley-Davidson este evento tem uma importância vital para o sucesso comercial da marca, pois é a garantia de que o proprietário de uma motocicleta Harley-Davidson pode usá-la com prazer junto com os amigos e de maneira saudável.

A importância é dada pela coordenação pessoal do evento realizada diretamente pela diretoria da Harley-Davidson no Brasil. Longino Morawski – Diretor-Superintendente Comercial, Júlio Vitti – Gerente de Marketing, Produtos e RP e todo o principal Staff da empresa trabalha fortemente para o sucesso do evento. Claro, não faltou lançamento de novos produtos licenciados da marca, como capacetes,um baile de fantasias muito divertido e o já tradicional desfile oficial das Bandeiras, pelas ruas e estradas da região.

Diretoria-Longino Morawski (diretor superintendente comercial) e Júlio Vitti (gerente de marketing) deram o apoio e coordenaram pessoalmente as atividades

Diretoria-Longino Morawski (diretor superintendente comercial) e Júlio Vitti (gerente de marketing) deram o apoio e coordenaram pessoalmente as atividades

Publicidade

Mas não ficou por aí. Nos três dias do evento foram feitos “guided tours” de moto para as diversas atrações da região pode entreter os participantes . Destaque para uma rota romântica que saiu do HOG Point, passou por trechos de visual maravilhoso da serra gaucha, com curvas suaves e bem pavimentadas, com parada em um mirante para fotos. O percurso foi de aproximadamente 140 km.

Grupo do National HOG Rally 2014 reunido em frente à igreja em Canela

Grupo do National HOG Rally 2014 reunido em frente à igreja em Canela

Para quem estava a fim de fazer um passeio de moto mais curto, passou por um visual maravilhoso e desfrutou também das belezas da serra gaucha. Nova Petrópolis é uma cidade charmosa, praças floridas e boas lojas de malha. O percurso totalizou aproximadamente 70 km. Houve também o passeio ao interior de Gramado, onde nasceu a cidade, com diversas paradas, como o moinho de milho, a Ervateira, o Museu Colonial e outras atrações que mostraram um pouco da historia da colonização italiana e alemã na região. O trajeto teve 20 km e levou aproximadamente 3 horas. Nesse passeio fizeram-se doações para as famílias dos colonos. Mas a solidariedade do HOG não ficou nisso. Cada participante doou  kg de alimento não perecível  para o serviço social da prefeitura de Gramado.

Festa Hollywood no HOG Point

Festa Hollywood no HOG Point

Foram três dias de muito rock, com várias bandas se apresentando no ponto de recepção dos associados ao HOG, no HOG Point, instalado em frente ao Hotel Pampas. Lá também havia o Bar Harley-Davidson, um espeço da concessionária IESA Harley-Davidson com várias motos em exposição. Veja como foi a programação.

As bandas TNG Duo, Black Bull Band, Bier Rock Band, Acústica Company fizeram a animação de todo o evento. Elas se apresentaram em várias oportunidades e em vários locais da região. Gramado e Canela são duas cidades próximas que viveram três dias de muita animação, passeios de moto num clima agradável, por estradas incríveis e a promessa de que no ano que vem tem mais.

O desfile das bandeiras, passou pelas ruas de Gramado e Canela, veja o vídeo de Júnior Fattori