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Harley-Davidson Fat Boy 2008, peso pesado das custom

Rodar com a Harley-Davidson Fat Boy explica porque o modelo, lançado em 1990, é um dos maiores sucessos de venda da marca no Brasil

Difícil não se sentir Arnold Schwaznegger no papel do “Exterminador do Futuro”, quando se acelera a Harley-Davidson Fat-Boy. Pilotada pelo ator na eletrizante cena de perseguição ndo segundo filme da série (1991) a motocicleta foi lançada em 1990. Mesmo modernizada, a Fat Boy 2008 mantém a mesma identidade visual que a transformou em um dos maiores sucessos de vendas da Harley. Tanto que em 2007, foi o modelo da marca preferido entre os brasileiros: 676 unidades, segundo dados da Abraciclo, associação dos fabricantes do setor.
No início da década de 90, a H-D Fat Boy foi lançada como uma resposta da marca à invasão de motos custom japonesas no mercado norte-americano. Em pouco tempo, a Fat Boy fez com que a Harley retomasse a liderança no segmento de motos acima de 750 cc. Essa “vitória” sobre as japonesas e o logo imitando o brasão da Força Aérea Americana contribuíram para o mito que a denominação do modelo vinha da união entre “Fat Man” e “Little Boy”, nome das bombas atômicas lançadas sobre o Japão em 1945. Origem negada pela Harley.
Inconfundível
Mesmo para quem não conhece as diferenças entre os modelos Harley-Davidson, a Fat Boy tem um visual inconfundível. Um enorme farol, montado sobre uma moldura metálica, o largo guidão, um grosso garfo telescópico e as rodas inteiriças de alumínio sempre foram marcas registradas da Fat Boy, apesar das recentes modernizações. A última versão (testada) ganhou ainda uma nova rabeta, mais curta, e as rodas agora tem realmente “bullet holes” (buracos de bala). O nome “garoto gordo” agora fica ainda mais justificado pelo enorme pneu traseiro de 200 mm, outra novidade.
Integrante da família Softail, vem equipada atualmente com o motor Twim Cam 96B, de dois cilindros em “V” e 1584 cm³ de capacidade, refrigerado a ar, e alimentado por injeção eletrônica. Em conjunto com o câmbio de seis marchas – com a sexta over-dirve, indicada pelo numeral “6” aceso no simples painel sobre o tanque – oferece torque à vontade, atingindo mais de 12 kgf.m a apenas 3.300 rpm. Uma delícia para se rodar na estrada sem trocar de marcha.
Além disso, o motociclista ainda se aproveita do confortável banco em forma de sela e da posição de pilotagem bastante relaxada com os braços esticados e as pernas apoiadas sobre duas grandes plataformas. Nesse momento é que se percebe porque as HD, e mais especificamente a Fat Boy, são praticamente um mito entre os estradeiros. Sobra conforto, o motor esbanja “força”, e tem-se a sensação de poder rodar por muitos e muitos quilômetros.
Se a estrada for um pouco sinuosa, mas de asfalto bom, a Fat Boy também não enfrenta problemas. Mesmo pesando 324 kg (em ordem de marcha), o modelo parece bailar nas curvas de alta, graças ao bem acertado conjunto ciclístico – balança oscilante com dois amortecedores (escondidos) atrás e garfo telescópico na frente. O único incômodo fica por conta das pedaleiras plataformas, que insistem em raspar no asfalto. Claro que a Fat Boy não tem a agilidade para os saltos e curvas protagonizados no filme “Exterminador do Futuro 2”, mas mostra mais agilidade que muitas outras motos Harley.

Harley-Davidson Fat Boy 2008, peso pesado das customFICHA TÉCNICA
HARLEY-DAVIDSON FAT BOY
MOTOR
Tipo Bicilíndrico em “V”, Twin Cam B 96, refrigerado a ar
Capacidade 1584 cm³
Potência não declarada
Torque 12,24 KGF.m a 3300 rpm
Alimentação Injeção eletrônica de combustível
Transmissão Correia dentada
Câmbio Seis velocidades
Partida Elétrica
PNEUS E RODAS
Dianteiro Liga-leve – D407F 140/75R17 67V
Traseiro Liga-leve – D407 200/55R17 78V
CHASSI
Quadro Tubular em aço
SUSPENSÃO
Dianteira Garfo telescópico com 41,3 mm de diâmetro – 130 mm de curso
Traseira Bichoque, com regulagem na pré-carga – 109 mm de curso
FREIOS
Dianteiro Disco com 292 mm e quatro pistões
Traseiro Disco com 292 mm e quatro pistões
PREÇO R$ 58.900,00

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