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Harley-Davidson fecha 2014 com lucro

A Harley-Davidson informa seu balanço global do último trimestre e do acumulado de 2014, confirmando a tendência de incremento observada ao longo do período. A empresa registrou aumento de 2,7% nas vendas globais, devido, principalmente, às vendas em mercados internacionais (fora dos Estados Unidos), que registraram crescimento de 9,2% no quarto trimestre e de 5,4% nos 12 meses.

Logo Harley DavidsonO lucro líquido no último trimestre de 2014 foi de US$ 74,5 milhões, de um faturamento total de US$ 1,2 bilhão. Em iguais meses de 2013, o lucro líquido somou US$ 75,4 milhões, com receita consolidada de US$ 1,19 bilhão. O lucro por ação teve aumento de 2,9% no período, chegando a US$ 0,35. No balanço total de 2014, a empresa registrou lucro líquido de US$ 844,6 milhões e faturamento de US$ 6,23 bilhões. Como comparação, 2013 alcançou lucro líquido de US$ 734 milhões, em receita consolidada de US$ 5,9 bilhões. O lucro por ação no ano passado foi de US$ 3,88, 18,3% superior aos US$ 3,28 de 2013.

“Em 2014, nós continuamos ampliando a base de clientes e expandindo o alcance de nossa marca. Nos mercados internacionais, os nossos revendedores na Ásia-Pacífico, América Latina e EMEA (Europa, Oriente Médio e África) alcançaram recordes de vendas em suas respectivas regiões, cumprindo a expectativa de que as vendas internacionais cresçam a um ritmo mais rápido do que nos Estados Unidos”, afirma Keith Wandell, chairman, presidente e CEO da Harley-Davidson, Inc.

Vendas de motocicletas aumentam 2,7%

Concessionários em todo o mundo venderam 47.149 novas motocicletas Harley-Davidson no quarto trimestre de 2014, aumento de 2,8% sobre as 45.875 comercializadas no mesmo período de 2013. As revendas norte-americanas faturaram 26.957 motos zero, queda de 1,6% em relação às 27.387 vendidas entre outubro e dezembro do ano anterior.

Nos mercados fora dos Estados Unidos, concessionários entregaram 20.192 novas motocicletas durante o último trimestre de 2014, volume 9,2% superior às 18.488 unidades negociadas em igual período de 2013. A América Latina teve um aumento de 4,7% no trimestre. Em 2014, foram vendidas 267.999 novas motos Harley-Davidson em todo o mundo, alta de 2,7% comparado às 260.839 comercializadas em 2013. Os Estados Unidos registraram incremento de 1,3%; Ásia-Pacífico, 11,8%; América Latina, 2,1%; e EMEA, 6,4%. No Canadá, houve queda de 10,8%.

Motocicletas e produtos segmentados

O lucro operacional de motocicletas e produtos segmentados atingiu US$ 35,9 milhões no quarto trimestre de 2014, ante os US$ 60,7 milhões no ano anterior, devido, principalmente, às taxas internacionais de câmbio desfavoráveis. A receita com venda de motocicletas chegou a US$ 784,5 milhões em 2014, contra os US$ 781,8 milhões de 2013. A empresa entregou 47.157 motocicletas para revendedores e distribuidores do mundo todo durante o último trimestre, enquanto entre outubro e dezembro de 2013 foram 46.618.

A receita da venda de peças e acessórios para motos somou US$ 165,6 milhões no quarto trimestre, ante os US$ 169,3 milhões no quarto trimestre de 2013. A receita de mercadorias em geral, incluindo MotorClothes®, vestuários e acessórios, chegou a US$ 75 milhões, contra os US$ 75,9 milhões em igual período de 2013. No último trimestre de 2014, a margem bruta para o segmento de motocicletas foi de 30,5%, enquanto no mesmo tempo de 2013 foi de 31,5%. A margem operacional relacionada a motocicletas registrou 3,5%, contra 5,9% do último trimestre de 2013.

Resultado consolidado do ano

Em 2014, a companhia embarcou 270.726 motocicletas para concessionários e distribuidores em todo o mundo, aumento de 3,9% sobre o volume de 2013. A receita de motocicletas no ano passado cresceu 7,8%, chegando a US$ 4,39 bilhões. A receita sobre produtos de General Merchandise contabilizou US$ 284,8 milhões, ante os US$ 295,9 milhões do ano anterior. A margem bruta de 2014 para o segmento de motocicletas foi de 36,4%, enquanto a margem operacional foi de 18%. Em 2013, os níveis foram de 35,4% e 16,6%, respectivamente.

Expectativas

A Harley-Davidson estima enviar entre 282 mil e 287 mil motocicletas a concessionários e distribuidores de todo o mundo em 2015, aumento aproximado de 4% a 6% em relação a 2014. No primeiro trimestre deste ano, a empresa espera embarcar entre 79 mil e 84 mil unidades.

Para 2015, a companhia também prevê margem operacional entre 18% e 19% no segmento de motocicletas, e despesas de capital para a Harley-Davidson, Inc. entre US$ 240 milhões e US$ 260 milhões.

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