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As motos Harley-Davidson Touring receberam um “face-lift” profundo para 2017, digno de um grande cirurgião. Novo motor e nova suspensão transformaram as clássicas motos em modelos mais ágeis, amigáveis e confortáveis.

Três modelos Touring

Três modelos Touring: Road King Classic, Street Glide Special e Ultra Limited

Nona geração de motores

O Milwaukee-Eight™ define um marco na evolução dos motores Harley-Davidson V-Twin.  A nona geração de motores H-D traz quatro válvulas por cilindro, dupla ignição e vem em duas versões principais, uma de 107  polegadas cúbicas e outra de 114. O resultado é maior eficiência na queima do combustível que também resulta em mais potência e torque.

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No modelo de 107 polegadas (1750 cm³) há dois tipos de sistema de arrefecimento: “air cooled” e “twin cooled” ou seja, arrefecimento a ar e sistema duplo, líquido e óleo.
Esse motor equipa as motos Street Glide Special e Road King Classic, com o sistema de arrefecimento a ar. O sistema a líquido vem equipar apenas o modelo Ultra Limited.
O motor 114, também tem quatro válvulas por cilindro, dupla ignição e o volume incrementado para 1868 cm³ conta apenas com o sistema duplo de arrefecimento para equipar os modelos especiais CVO.

Balanceiros foram adicionados nas carcaças para menor vibração durante as viagens e um gerador com 50% a mais de potência proporciona toda energia necessária para quaisquer acessórios que se deseja instalar.
O sistema de válvulas contém tuchos hidráulicos, são acionados por varetas e esse motor pode entregar até 10% a mais de torque, os novos cabeçotes proporcionam 50% a mais de fluxo na admissão e escapamento.

Com o mesmo peso do motor anterior esse novo pode contribuir diretamente para maior aceleração, nas motos em que eles são montados.
O Miwaukee-Eight™ 107 é 11% mais rápido entre 0 e 100 km/h e de 100 a 120 km/h comparando com o High Output Twin Cam™ 103B.
O motor 114 é 8% mais rápido entre 0 e 100 km/h e 12% entre 100 e 130 km/h em se comparando com os Twin Cam™ 110

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O uso de tecnologias específicas de arrefecimento para cada modelo garante um conforto térmico superior além de proporcionar menor peso e melhor desempenho.
O acionamento da embreagem é hidráulico e vem com sistema deslizante em todos os modelos. A caixa primária está mais estreita, assim como o design do filtro de ar, de forma a proporcionar mais espaço para as pernas do piloto.

“O motor Milwaukee Eight™ foi desenvolvido para gerar força. Pela primeira vez, desde o motor “Knuclehead” (de 1936 até 1947) as tampas do cabeçote refletem a ação que ocorre internamente. É brutal! Quando você senta na motocicleta e olha para baixo consegue visualizar melhor o motor”, explica Brad Richards, diretor de design da Harley-Davidson.

Fotos: Johanes Duarte

Suspensão

Nova suspensão oferece mais conforto e promete também mais controle. O sistema de pré-carga na traseira é agora regulável manualmente, sem necessidade de ferramentas e na dianteira o garfo Showa com grandes pistões oferecem um rodar mais macio e confortável.

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Suspensão melhorada em toda linha Touring

Suspensão melhorada em toda linha Touring

CVO – Custom Vehicle Operations

Os modelos para 2017 da linha CVO trazem o prestígio e performance a outros limites nessas duas versões:

O modelo CVO Limited vem com a performance incrementada pelo motor Twin cooled Milwaukee-Eight™ 114 e apresenta as melhorias de pilotagem oferecidas pelas novas suspensões.  Os modelos 2017 também contam com as rodas Contrast Chrome Slicer e um assento diferenciado que oferece mais conforto ao piloto.

A CVO Street Glide combina a força do novo motor Twin Cooled Milwaukee-Eight™ 114 com o aprimoramento das suspensões que melhoram a pilotagem. O sistema de som é o “Boom! Audio” com quatro alto falantes e 600 watts de som em alta definição. Introduzido nos modelos 2016 o sistema de travas elétricas para os alforjes e coluna de direção é acionado por controle remoto e o banco foi totalmente redesenhado para maior conforto durante a pilotagem.

Tabela de preços linha Touring

Tabela de preços linha Touring e CVO

Ficha Técnica
Modelo: Ultra Limited Street Glide Special Road KingClassic
Dimensões:
Comprimento 2600 mm 2425 mm 2420 mm
Altura do assento 740 mm 685 mm 715 mm
Capacidade do tanque 22,7 litros 22,7 litros 22,7 litros
Peso em ordem de marcha 413 kg 376 kg 374 kg
Motorização:
Motor Milwaukee-Eight 107 Twin cooled Milwaukee-Eight 107 Air cooled Milwaukee-Eight 107 Air Cooled
Cilindrada 1753 cm³ 1753 cm³ 1753 cm³
Diâmetro x Curso 100 x 111,1 100 x 111,1 100 x 111,1
Torque 15,5 kgf.m @ 3250 rpm 15,1 kgf.m @ 3250 rpm 15,1 kgf.m @ 3250 rpm
Transmissão Manual com seis velocidades Manual com seis velocidades Manual com seis velocidades
Transmissão primária Corrente, relação 1,35 : 1 Corrente, relação 1,35 : 1 Corrente, relação 1,35 : 1
Rodas / Pneus:
Dianteira Roda de liga leve 130/80B17 M/C 65H Roda de liga leve 130/60B19 M/C 61H Roda raiada MT90B16 72H
Traseira Roda de liga leve 180/65B16 M/C 81H Roda de liga leve 180/65B16 M/C 81H Roda raiada 180/65B16 M/C 81H
Freios
Tipo: Disco com ABS Disco com ABS Disco com ABS
Disponibilidade:
Cores Vivid black, Mysterious Red Sunglo, Velocity Red Sunglo, Charcoal Denim/Black Denim, Bonneville Blue, Black Hills Gold/Black Quatrz Vivid black, Black Denim, Charcoal Denim, Crushed Ice Pearl, HC Black Gold Flake Vivid black, Crushed Ice Pearl, Mystreious Red Sunglo, Velocity Red Sunglo

Modelos CVO

Ficha Técnica
Modelo: CVO Street Glide CVO Ultra Limited
Dimensões:
Comprimento 2435 mm 2600 mm
Altura do assento 690 mm 740 mm
Capacidade do tanque 22,7 litros 22,7 litros
Peso em ordem de marcha 398 kg 431 kg
Motorização:
Motor Milwaukee-Eight 114 Twin cooled Milwaukee-Eight 114 Twin cooled
Cilindrada 1868 cm³ 1868 cm³
Diâmetro x Curso 102 x 114,3 102 x 114,3
Torque 16,8 kgf.m @ 3250 rpm 16,8 kgf.m @ 3250 rpm
Transmissão Manual com seis velocidades Manual com seis velocidades
Transmissão primária Corrente, relação 1,35 : 1 Corrente, relação 1,35 : 1
Rodas / Pneus:
Dianteira Roda de liga leve 130/60B19 M/C 61H Roda de liga leve 130/80B17 M/C 65H
Traseira Roda de liga leve 180/65B16 M/C 81H Roda de liga leve 180/65B16 M/C 81H
Freios
Tipo: Disco com ABS Disco com ABS
Disponibilidade:
Cores Dark Slate Candy/Artic Black Stardust Silver/Carbon Dust
Bitenca
Pioneiro no Motocross e no off-road com motos no Brasil, fundou em 1985 o TCP (Trail Clube Paulista). Desbravou trilhas em torno da capital paulista enquanto testava motos para revistas especializadas.