Publicidade
Foto: Hayabusa: Sport Touring veloz!

Foto: Hayabusa: Sport Touring veloz!

Tite, durante leitura de cartas mais antigas me deparei com a seguinte frase redigida por vc mesmo: “A Hayabusa NÇO ‚ uma esportiva, mas uma sport-touring”. Pera l ! Como assim?! Vc vem me dizer que aquele puta projeto de carenagem foi pra vestir uma sport-turing? Vc tem certeza do que disse? Se tiver: como diferenciar uma esportiva/superesportiva de uma sport-turing?
Maur¡cio – SÆo Paulo, SP

R: Sim, nÆo tenho d£vidas: a Hayabusa, assim como a Honda Blackbird ou a BMW R 1200 LT, todas com essa carenagem a¡ que vc mencionou sÆo motos sport-touring. Moto esportiva, ao contr rio, tem uma carenagem muito pequena para reduzir o arrasto aerodinƒmico.

Estranhas
Tite, gostaria de saber pq no site da abraciclo mostra varias motos diferentes q nao sao vendiadas aki no brasil. essas motos sao as que sao produzidas aki e vendidas para fora? parabens pelo site
Bruno – umuarama – Pr

Publicidade

R: Sim, elas sÆo fabricadas aqui mas exportadas.

RSS
Tite, sou leitor di rio do site e tenho uma sugestÆo. voce conhece RSS Feeds? que voce acha de enviar atualiza‡äs do site via RSS? falou (T“ devendo uma foto da minha hunter 90 de enduro, mas aguarde q ver )
Rondon – lavras – MG

R: J  estamos programando esse servi‡o. P“, em Lavras tem um rocambole maravilhoso! Pode me convidar prum caf‚ com rocambole!

Oval
Certa vez li um comentario seu a respeito da ovaliza‡Æo da coroa em fun‡Æo do movimento da balan‡a que estica a corrente em algumas situa‡äes, coisa que pude constatar na minha motoca. EntÆo gostaria de saber se deixando a corrente um pouquinho mais frouxa e instalando um daqueles esticadores de corrente do tipo saboneterira ou de pinhÆo, amenizaria o problema aumentando a vida £til da rela‡Æo.
Eduardo – SÆo Paulo, SP

Publicidade

R: Sim, alivia esse efeito, no entanto o atrito do esticador provoca o desgaste da corrente. Ou seja, ‚ sempre um preju¡zo!

Marginais
Caro Tite, Acabei de receber por email: “Frase do dia: Mais importante que tirar as motos das marginais, ‚ tirar os marginais das motos. J. SimÆo”. Acho que mais justo seria creditar o autor como G. Simäes. Lembro ter lido isso em um de seus editoriais.
Ronaldo – SÆo Paulo – SP

R: Sim, a frase foi publicada pela primeira vez aqui no Motonline, de minha autoria. Ali s, entre o Jos‚ SimÆo e o Geraldo Simäes sou mais o Simäes, porque ‚ no plural!

MT-03
Tite, vc sabe dizer o porque a MT03 apresentada no salÆo duas rodas passado ainda nÆo est  sendo comercializada? Mandei alguns emails para o suporte da yamaha, mas sem nenhum retorno estranho!
Fernando – Confresa/MT

Publicidade

R: Se a Yamaha nÆo respondeu como EU vou saber?

Dafra
Ol , gostaria de saber sua opiniÆo sobre a moto Speed 150 da Dafra motos, estou pensando em comprar uma, parece interessante e barata. At‚ onde sei ‚ mecƒnica da honda, motor OHV 150cc, carburador com sistema ECO.
JoÆo – Londrina, PR

R: Cuidado, esse papo de “mecƒnica Honda” nÆo confere. Eu nÆo testei essa moto, mas publicamos uma avalia‡Æo recetemente

De novo!
Tite, quando vocˆ ir  liberar o teste da Twister para os motonliners, ou mesmo um comparativo com a Fazer 250 da Yamaha. J  possu¡ e tenho preferˆncia pelo modelo da Honda, mas ou‡o falar muita coisa sobre os dois modelos e gostaria da opiniÆo imparcial de um especialista como vocˆ.
Vin¡cius – Tim¢teo, MG

R: Vini, ou vc ‚ novo por aqui ou perdeu a no‡Æo do perigo: eu NUNCA farei esse comparativo. Vc pode ler o teste da Fazer e alguns coment rios sobre a Twister no teste da Tornado.

FYM
Gostaria de pedir uam mat‚ria sobre a moto FYM-250. Fa‡am um teste e nos digam o que vocˆs acham dessa moto.
Ezequiel – Itajub -MG

R: Eu tb gostaria de fazer o teste, mas algu‚m na FYM nÆo gosta de mim!

Newsletter
Tite s¢ pra registrar minha opiniÆo sobre a newsletter. Acho que nÆo rola, pois al‚m de aumentar o tr fego para os servidores de e-mail, que j  ‚ enorme, vai fazer com que as pessoas acessem menos o site, pois ficam sabendo do que aconteceu por e-mail. Deixem de ser pregui‡osos ‚ s¢ digitar www.motonline.com.br e j  ficam sabendo de tudo, pra que receber por e-mail??
Kleber – Cuiab -MT

R: Concordo com vc!

KTM
Tite. Agrade‡o a publica‡Æo do comparativo entre BMW 1200 GS e a KTM 990 Adventure. Bastante elucidativo. Entretanto, pesquisando sobre a atual necessidade de dois bocais para abastecimento, nÆo logrei sucesso. Soube que, no passado, na sua or¡gem, por tratar-se de uma moto que cruza desertos, os tanques de combust¡veis eram separados de forma que, se houvesse um acidente com rompimento de um deles, o combust¡vel nÆo se esvaziaria at‚ o seu completo esgotamento. Isso daria maiores chances ao piloto de conseguir ajuda. Todavia, isso nÆo causava desequil¡brio na moto? (em aviäes de pequeno porte, alterna-se os tanques de acordo com o consumno, de modo a melhorar a estabilidade). Com o fim da torneira de combust¡vel, por que entÆo manter essa caracter¡stica? Por outro lado, se h  somente uma sa¡da para os 22 litros de combust¡vel, ‚ preciso encher os dois tanques? Nesse caso imagino que o combust¡vel de ambos os tanques se encontrem num local. Grato mais uma vez por sua cordial aten‡Æo.
Fernando – SÆo Paulo, SP

R: O tanque ‚ uma pe‡a s¢, mas como tem uma grande saliˆncia para encaixar no quadro, a gasolina pode ficar depositada s¢ de um lado. Mas existe uma comunica‡Æo que leva gasolina de um lado para outro. Para abastecer ‚ recomendado encher pelos dois bocais.

Bros
Tite, Bem eu estou interessado em comprar uma moto para o uso na cidade e de vez enquando fazer pequenas viagens e a que mais se aproximou do que desejo (bolso) ‚ a Honda Bros 150cc, mas gostaria de saber de vocˆ se est  ‚ uma boa moto e se vale os R$9 mil que tÆo pedindo em uma “completa” zero km aqui na minha cidade?
Gustavo – SÆo Carlos-SP

R: Bom, quanto ao pre‡o, se vale ou nÆo ‚ uma questÆo complexa porque eu acho que as motos pequenas no Brasil sÆo muito caras. J  a Bros 150 ‚ uma moto que cumpre bem seu papel de modelo vers til. Suas concorrentes seriam a Yamaha XT 125 X e a Sundown STX 200 Motard, cada uma delas tˆm qualidades, a escolha depende basicamente do seu gosto e de analisar cada uma nas respectivas concession rias.

Comando
tite , quero tirar algumas duvidas sobre corrente de comando. 1¦- Qual a vida £til em media de uma corrente de comando e qual a vida £til da corrente da minha ybr. 2¦- Um dia desses um mecƒnico me disse que regular as v lvulas faz com que a corrente de comando se gaste mais r pido quero saber se isso ‚ verdade. desde j  muito obrigado e o site ‚ ¢timo
renato – sÆo roque , SP

R: NÆo existe previsÆo para durabilidade de pe‡as, isso varia conforme o uso que cada um faz da moto. Pode durar 10.000 ou 100.000 km, depende s¢ do usu rio. Esse mecƒnico ‚ um perfeito idiota, se vc deixar de regular a corrente ela pode danificar o funcionamento das v lvulas e ainda soltar e provocar uma quebra car¡ssima no seu motor.