Publicidade

Hayden vence e convence no regresso do MotoGP aos EUA

Nicky Hayden esteve ao mais alto n¡vel no primeiro Red Bull Grande Pr‚mio dos Estados Unidos 11 anos depois da £ltima visita das estrelas do Campeonato do Mundo a terras do “Tio Sam”.

Depois de dominar as sessäes de treinos, conquista magn¡fica pole position e a volta mais r pida na corrida, o piloto de 23 anos nÆo s¢ conquistou o primeiro triunfo da carreira de Grandes Pr‚mios, como ofereceu … Honda a primeira vit¢ria em Laguna Seca e tornou-se apenas no segundo piloto esta temporada a conseguir bater o piloto da Gauloises Yamaha Valentino Rossi, enquanto Colin Edwards se tornou no terceiro ao reclamar o segundo lugar em casa.

O jovem de Kentucky tirou o melhor partido da pole position, assumindo a lideran‡a de imediato para nÆo mais a perder, construindo confort vel vantagem ao longo das 32 voltas ao circuito de Laguna Seca para concluir a oitava jornada da ‚poca com tranquilidade enquanto atr s de si se viviam momentos emocionantes nas lutas pelo os segundo e terceiro lugares.

Publicidade

O l¡der do Campeonato Valentino Rossi largou de segundo, mas desde logo come‡ou a sentir a pressÆo por parte do seu colega de equipa Colin Edwards que, ao cabo 16 voltas, acabou por subir uma posi‡Æo e ganhar significativa vantagem de imediato. O ritmo de Edwards foi tal que chegou mesmo a haver momentos em que se pensou que poderia atacar a lideran‡a, mas o fato de se ter desenvencilhado de Rossi j  um pouco tarde fez com que nÆo conseguisse os necess rios argumentos para atacar o seu compatriota.

Enquanto isso, Valentino Rossi via Max Biaggi fazer-lhe sobra na corrida pelo mais baixo do p¢dio. Biaggi, que tinha largado do s‚timo posto no grid, fez excelente largada para assumir o quarto lugar. Contudo, uma pequena distra‡Æo fez com que descesse na tabela de tempos para, depois de interessante luta com Sete Gibernau ao longo de seis voltas, regressar ao quarto lugar em que acabou por concluir neste seu regresso a Laguna Seca depois de ter sido segundo na £ltima corrida de 250cc em 1994.

J  Sete Gibernau redimiu-se do que se estava a figurar como um p‚ssimo fim-de-semana. Ap¢s fracos resultados nos treinos e p‚ssima qualifica‡Æo em 13§ no grid, o espanhol da Telef¢nica Movistar Honda logrou terminar no quinto lugar.

Muito azar tiveram Marco Melandri, Alex Barros e Carlos Checa. Melandri sofreu a terceira queda do fim-de-semana logo na £ltima curva da primeira volta, ali s, tal como Alex Barros. J  o piloto da Ducati Marlboro conseguiu manter-se em pista mais algum tempo, mas acabou por cair no final da recta da meta ap¢s a entrada na oitava volta.

Publicidade