HD Tri Glide Ultra 2009 - Carruagem de três rodas

HD Tri Glide Ultra 2009 – Carruagem de três rodas

HD Tri Glide Ultra 2009 - Carruagem de três rodas

Harley-Davidson apresenta o Tri Glide Ultra 2009, o primeiro triciclo da marca norte-americana que completa 105 anos de história

A linha 2009 da Harley-Davidson apresenta uma grande novidade: a Tri Glide Ultra, o primeiro triciclo da história da marca. Alias, a HD colocou em produção o que os -customizadores- norte-americanos já faziam há algum tempo. A informação sobre o lançamento do veículo foi antecipada por Willie G. Davidson, neto do fundador da Harley-Davidson, na sexta edição da revista IMOCX, publicação customizada da Editora Trip para o Grupo IZZO, representante da Harley no Brasil. Seu grande apelo de vendas será o conforto e a segurança para quem quer praticar o mototurismo. Já que esse “trike” tem como base a Ultra Electra Glide Classic, um dos modelos top da linha touring, que no Brasil custa R$ 79.900,00. Nos Estados Unidos, o Tri Glide tem preço sugerido de US$ 30 mil.

No melhor estilo clássico e com porte avantajado, o veículo ganhou um novo chassi concebido especificamente para garantir segurança a essa arquitetura de três rodas. Ou seja, para oferecer maior conforto e rigidez o quadro estrutural foi projetado para suportar as mudanças de direção e também o maior peso do Tri Glide.

Na parte dianteira a suspensão foi reforçada e o ângulo de caster aumentado. Para parar a trike, sistema de freios da grife italiana Brembo, com grandes discos duplos. Já na traseira, a marca desenvolveu um novo eixo, que utiliza um ponto central de alumínio com tubos de aço. O Tri Glide traz discos de freios e amortecedores, independentes em cada roda. Para distribuir melhor o peso e absorver melhor os impactos com os pisos irregulares, o triciclo da Harley está equipado com pneus largos. Na traseira, rodas aro 15 calçadas com pneus Dunlop Signature P205/65R15 (medida usada em muitos carros de passeio). Na dianteira, o pneu “balão” foi instalado numa roda de aro 16.

MOTOR E ESTILO – O Tri Glide está equipado com um novo motor de dois cilindros em V – Twin Cam 103 -, que esbanja torque (força) e é alimentado por injeção eletrônica de combustível. Já o sistema de transmissão conta com câmbio de seis velocidades, com Cruise Drive, ou seja, sexta marcha over-drive, na qual o motor trabalha com giro mais baixo, oferecendo maior conforto e economia de combustível.

Com relação ao visual dessa -carruagem- sobre três rodas, o departamento de estilo da Harley-Davidson, capitaneado pelo próprio Wilie G., tinha uma missão a cumprir: incluir componentes funcionais e estéticos à Tri Glide, sem que o modelo perdesse as linhas clássicas da atual Ultra Classic. Assim, o trike ganhou um porta-malas com capacidade para 80 litros. O Tri Glide mantém a iluminação com LEDs utilizada também no tourpak da Ultra Classic.
Em função de a traseira ser formada por partes separadas do resto da carroçaria, as peças podem ser removidos individualmente para reparo, manutenção ou substituição.

O triciclo da HD, marca que este ano completa 105 anos de história, conta ainda com um potente sistema de som da marca Harman / Kardon, além de plug para o uso de intercomunicadores. Nos Estados Unidos, o Tri Glide Ultra Classic é oferecido em três opções de cores: Vivid Black, Dark Blue Pearl, and Red Hot Sunglo.