Publicidade

O Head-Up Display encontrado inicialmente em alguns carros topo-de-linha americanos e depois europeus e japoneses, é uma grande idéia: as informações mais necessárias a respeito do carro que você está dirigindo são projetadas diretamente no para-brisa. Na maioria dos carros em que é encontrado, no entanto, ainda se precisa desviar a vista da estrada à frente para focar na pequena distância entre seus olhos e o para-brisa. A solução, é claro, seria projetar a informação no mundo externo. Afinal, se já se usa nuvem para deixar seus dados, por que não alguns dezenas de metros adiante?

A empresa californiana Making Virtual Solid, fazendo sólido do virtual, desenvolveu o que chama de True3D, ou verdadeiro tridimensional, um mostrador navegacional de realidade ampliada, projetado para dar guia transparente e sem distrações de localização ao usuário.

Em vez de um pequeno retângulo perto do limpador de para-brisa, o sistema True3D usa tecnologia de projeção em três dimensões sobre o para-brisa inteiro. Com uma leitura padrão de satnav (satélite de navegação), o sistema mistura no que o motorista vê na frente do veículo, colocando uma cama luminosa tridimensional sobre o mundo real de tal forma que a informação necessária é recebida sem distrações.

A pequena linha colorida em um mapa satnav que diz ao motorista onde deve ir torna-se um ‘cabo virtual’ superior que funciona como aquelas faixas às vezes vistas em corredores de hospitais. O sistema também mostra sinais rodoviários virtuais para avisar de condições problemáticas, postos e serviço, hotéis, restaurantes e tantas outras coisas à frente, identificadas com sinais virtuais flutuando sobre elas. O grau de volume e solidez vem de sua visibilidade.

Publicidade

A Making Virtual Solid diz que a tecnologia necessária restringe-se a um pequeno pacote de hardware, que opera mesmo sob sol forte e não é afetada por movimentos do motorista ou do carro. O sistema pode projetar textos e gráficos, em tamanho maior e mais perto do nível de olhos do motorista.

A empresa ganhou o Grande Prêmio Galileo Master 2011 na European Satellite Navigation Competition, competição européia de navegação por satélite.