A Honda lidera o segmento de scooter no Brasil e demonstra não se acomodar sobre seus bons números. De acordo com os dados da Fenabrave (emplacamentos), a Honda com seus 3 modelos – PCX, SH 150 e SH 300 – detém 57,03% do total do segmento de scooter no Brasil, o que representa 25.462 unidades.
Mesmo assim a empresa procura apresentar novidades ao mercado, mesmo que seja apenas com novos grafismos. Pois é isso o que a empresa apresenta para 2018 para o scooter mais vendido do Brasil, o Honda PCX. Trata-se da versão SPORT, em uma combinação de cores em cinza fosco e linhas que mesclam o vermelho e o branco pelas carenagens.
Segundo pesquisas realizadas pela empresa junto aos consumidores de scooter, houve uma clara indicação de que o perfil do comprador de scooter é semelhante ao do comprador de motocicletas de alta cilindrada e indicaram como caminho o movimento de personalização que se tornou tendência no mercado brasileiro. Por isso a nova versão agrega esportividade e exclusividade a uma motocicleta já reconhecida por características como praticidade e economia.
Emplacamentos Scooter Jan-Dez 2017 (Fenabrave) |
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Honda | PCX | 23.090 | 25.462 | 57,03% |
SH 150 | 1.682 | |||
SH 300 | 690 | |||
Yamaha | NMax | 7.928 | 15.967 | 35,76% |
Neo | 8.039 | |||
Dafra | Citycom | 1.000 | 1.655 | 3,71% |
Cityclass | 502 | |||
MaxSym | 153 | |||
HaoJue | Lindy | 726 | 726 | 1,63% |
Suzuki | Burgman 125 | 313 | 428 | 0,96% |
Burgman 650 | 115 | |||
Kymco | Downtown | 408 | 408 | 0,91% |
Total |
44.646 |
A versão Sport permanece com os atributos mecânicos e ciclísticos que colocaram o modelo na liderança do segmento. Entre eles está o exclusivo sistema Idling Stop System, que interrompe o funcionamento do motor em paradas, como em um semáforo, e proporciona economia de combustível e redução de emissão de poluentes. Com capacidade cúbica de 152,9 cm³, o motor de quatro tempos é do tipo OHC (Over Head Camshaft), arrefecido a líquido, com potência de 13,6 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,41 kgf.m a 5.250 rpm. Já o sistema de alimentação é por injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection).
Os freios contam com o sistema CBS (Combined Brake System), capaz de distribuir parte da força aplicada ao freio traseiro para o dianteiro, garantindo mais segurança e eficiência, principalmente em situações de emergência. Um compartimento abaixo do assento com capacidade para acomodação de um capacete e outros pertences é um dos destaques, junto com um porta objetos na carenagem frontal, para que itens menores, como carteira e celular, possam ser acondicionados, além de tomada 12V.
Disponível em toda a rede de concessionárias Honda a partir de Dezembro, o PCX Sport 2018 tem preço público sugerido de R$ 11.000,00, com base no Estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro. A garantia é de 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem mais 7 trocas de óleo gratuitas.