Honda CB 1300 Super Four agora equipada com freio ABS

Honda CB 1300 Super Four agora equipada com freio ABS

Honda CB 1300 Super Four agora equipada com freio ABS

A nova Honda CB 1300 Super Four é sinônimo de tecnologia e segurança.

Além do sistema anti-furto H.I.S.S. e da injeção eletrônica PGM-FI, já presentes no modelo anterior, a naked de alta cilindrada chega à rede de concessionárias de importadas da marca trazendo a novidade da versão com os modernos freios ABS. A novidade da linha 2008 oferece mais segurança para piloto e garupa, uma vez que evita o travamento das rodas e proporciona frenagens mais progressivas.

A preocupação com o meio ambiente também levou à incorporação de dois novos catalisadores e um sensor de oxigênio no sistema de exaustão da motocicleta. Os ajustes adaptam o novo modelo ao terceiro estágio do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), previsto para entrar em vigor no Brasil em 2009.

As cores e grafismos também mudaram, proporcionando ao modelo identidade visual mais marcante. A prata com detalhes em cinza escuro, impactante, valoriza as formas do tanque e da rabeta. Já a versão preta com grafismos vermelhos tem apelo elegante, aliando sofisticação e esportividade. Além disso, as rodas, antes douradas, agora são da cor preta.

Honda CB 1300 Super Four agora equipada com freio ABSSegurança reforçada
Os freios ABS (Anti-Lock Brake System) da nova CB 1300 Super Four foram desenvolvidos para oferecer o máximo de eficiência e segurança. O sistema, presente em uma das versões do modelo, minimiza a possibilidade de travamento das rodas, permitindo ao piloto frear com total segurança em qualquer situação. Completando o conjunto, na dianteira há duplo disco flutuante com 310 mm de diâmetro e cáliper de quatro pistões, enquanto a traseira conta com disco simples com 256 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples.

O modelo possui o exclusivo sistema H.I.S.S. (Honda Ignition Security System). A tecnologia, considerada um diferencial Honda, atua como um imobilizador de proteção contra furto e evita inconvenientes ao estacionar o veículo em locais públicos. O dispositivo faz com que somente a chave original tenha capacidade para acionar o motor.

Conforto e design marcante
As linhas da CB 1300 Super Four são a combinação perfeita entre o tradicional e o esportivo. Suas novas cores – prata com detalhes em cinza escuro e preta com grafismos em vermelho -, as rodas de liga leve de cinco pontas agora na cor preta e o escapamento em aço inox do tipo 4 x 2 x 1 com saída lateral ressaltam ainda mais as formas marcantes do modelo.

O assento ergonômico, em dois níveis, oferece comodidade tanto para o piloto quanto para o garupa. Sua altura é acessível, com 790 mm de distância do solo. Sob o assento, há um compartimento que permite guardar pequenos volumes, como capa de chuva, luvas e mapas.

A distância entre-eixos de 1.515 mm facilita o controle do conjunto e contribui com sua maneabilidade. O guidão, ajustável em 20 mm para frente ou para trás, proporciona ainda mais conforto para o piloto, que pode escolher a posição de pilotagem que melhor se adapta às suas necessidades.

O painel de instrumentos, com novos grafismos, tem estilo tradicional e desenho de corpo duplo. Completo, conta com velocímetro e conta-giros eletrônicos, luzes indicadoras, relógio e computador de bordo – que concentra dois hodômetros parciais e termômetro do líquido de arrefecimento. Além disso, há um trip diário, que marca a distância percorrida em um dia.

1300cc de pura adrenalina
O motor de quatro cilindros em linha, DOHC (Double Over Head Camshaft), de 1.284 cm3, arrefecido a líquido, é capaz de gerar potência de 111 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 11,6 kgf.m a 6.000 rpm. Seu excelente desempenho e torque favorecem o uso tanto em estradas quanto em trechos urbanos.

Além de contar com sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que dá respostas rápidas e precisas ao comando do acelerador, a CB 1300 Super Four ganhou dois novos catalisadores e um sensor de oxigênio que contribuem com a baixa emissão de poluentes. Assim, o modelo está em conformidade com os rigorosos padrões estabelecidos pela terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), previsto para entrar em vigor no País em janeiro de 2009.

O chassi, em aço tubular de berço duplo, é equilibrado e resistente a torções. A suspensão dianteira é do tipo telescópica com garfos convencionais de 43 mm e curso de 120 mm na dianteira. A balança de alumínio de 116 mm de curso na traseira proporciona leveza e esportividade. Ainda mais estabilidade e equilíbrio são oferecidos pelo chamado “Shock Unit” – sistema de duplo amortecedor com reservatório a gás e cinco níveis de ajuste da compressão da mola.

Os pneus radiais esportivos de perfil baixo (120/70 na dianteira e 180/55 na traseira), sem câmara, garantem aderência e segurança. O tanque de combustível, com capacidade para 21 litros, proporciona autonomia para longas viagens. A bateria selada de 12V – 12Ah dispensa manutenção.

História de sucesso
Apresentada ao público brasileiro durante o Salão Internacional do Automóvel de 2006, a CB 1300 Super Four começou a ser comercializada no país em junho de 2007. O modelo é resultado do “Projeto Big One”, desenvolvido pela Honda no começo da década de 90 e cuja trajetória teve início com o lançamento da CB 1000 Super Four.

Desde então, o modelo chamou a atenção dos mais diversos mercados. Alterações importantes foram feitas ao longo dos anos visando ao aperfeiçoamento da motocicleta e à satisfação dos mais exigentes consumidores. Em 1998, apresentava-se ao mercado internacional a primeira naked de alta cilindrada: a CB 1300 Super Four. Cinco anos mais tarde, a versão 2003 ganhou o avançado sistema de injeção eletrônica, que substituiu o carburador.

Agora, o modelo 2008 representa a mais alta tecnologia aplicada à segurança e ao conforto. Importada do Japão, a CB 1300 Super Four tem preço público sugerido de US$ 23.135,00 (R$ 42.545,27 ao câmbio de US$ 1 = R$ 1,8390 de 19 de setembro de 2008) na versão com freios ABS e US$ 21.262,00 (R$ 39.100,82 ao câmbio de US$ 1 = R$ 1,8390 de 19 de setembro de 2008) na versão Standard . O valor tem como base o Estado de São Paulo e não inclui despesas com óleo, frete e seguro. O modelo tem garantia de um ano, sem limite de quilometragem.