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Honda CB1300 Super Four: uma autêntica nacked de alta cilindrada

Uma motocicleta que estabeleceu novos padräes dentro do segmento naked de alta cilindrada.

Assim pode ser definida a Honda CB 1300 Super Four, que passa a ser importada do JapÆo a partir de junho. O modelo combina a tradi‡Æo da linha CB, tÆo cultuada em todas as partes do mundo, com a tecnologia da marca representada pelo potente motor de quatro cilindros em linha, inje‡Æo eletr“nica e sistema antifurto H.I.S.S. (Honda Ignition Security System).

NÆo ‚ … toa que a CB 1300 Super Four ‚ considerada top de linha nos mercados europeu e japonˆs. Apresentada ao p£blico brasileiro durante o SalÆo Internacional do Autom¢vel de 2006, a motocicleta foi concebida para ser utilizada tanto em trechos urbanos como nas estradas. Com seu peso a seco de 234 kg, dispäe de alto desempenho (115,6 cv a 7.500 rpm) e elevado torque (11,9 kgf.m a 6.000 rpm).   gil e f cil de controlar.

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Esbanja tamb‚m conforto, devido … altura acess¡vel do assento e ao porta-objetos instalado sob o banco, e seguran‡a, transmitida no seu sistema de freios. J  suas cores e grafismos valorizam ainda mais o desenho da motocicleta. Exemplo disso est  nas duas cores que serÆo importadas: a branca perolizada com detalhes em vermelho, refor‡ando a identidade da Honda, e a preta, que remete … modernidade.

A estr‚ia desse modelo no Pa¡s ocorre num momento de expansÆo da categoria naked dentro do setor de duas rodas. Para se ter id‚ia, esse segmento teve crescimento de 40% em vendas no ano passado em compara‡Æo com 2005. A previsÆo inicial da Honda para este ano ‚ comercializar 470 unidades da linha 2007 da CB 1300 Super Four.

Al‚m de disponibilizar mais um modelo naked de alta cilindrada, uma vez que j  comercializa a CB 600F Hornet, a Honda amplia o leque de op‡äes de importadas para todos os p£blicos no Brasil. Das superesportivas CBR 600RR e CBR 1000RR Fireblade a rec‚m-lan‡ada GL1800 Gold Wing com sistema airbag, uma leg¡tima representante da categoria “touring”. J  a VTX 1800C alcan‡a um piloto aficionado por modelos do segmento custom.

Evolu‡Æo mundial
A chegada da CB 1300 Super Four ao Brasil revela um modelo em evolu‡Æo. Trata-se da mais nova gera‡Æo do “Projeto Big One”, desenvolvido pela Honda no in¡cio da d‚cada de 90, com o lan‡amento da CB 1000 Super Four. Naquela ‚poca, a marca apresentava uma motocicleta sem carenagem de elevada cilindrada. Uma moto com toque cl ssico e uma grande potˆncia em seu propulsor.

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Desde entÆo, esse produto chamou … aten‡Æo dos mais diversos mercados. Atenta a essa realidade, a Honda tamb‚m promoveu essenciais altera‡äes, sempre com o prop¢sito de atender cada vez mais o exigente consumidor.

Em 1998, apresentava ao mercado internacional a primeira naked de alta cilindrada. Tratava-se da CB 1300 Super Four. Cinco anos mais tarde, o modelo recebia altera‡äes significativas. Naquela ocasiÆo, a versÆo 2003 ganhava o avan‡ado sistema de inje‡Æo eletr“nica, que substituiu o carburador. Desde entÆo, ‚ comercializada no JapÆo e nos principais centros da Europa.

D‚cadas de tradi‡Æo
Al‚m de ser a mais potente entre as motocicletas naked produzidas no Brasil ou importadas pela marca, a CB 1300 Super Four resgata a hist¢ria de sucesso da linha CB, que se transformou em sin“nimo nacional de eficiˆncia e qualidade sobre duas rodas. Afinal de contas, qual aficionado por motocicletas nÆo se lembra dos modelos CB 400 ou CB 500, at‚ hoje ainda muito admirados?

A tradi‡Æo da “fam¡lia CB” no Brasil come‡ou na d‚cada de 70. Entre 1971 e 1975, a Honda trouxe uma s‚rie de modelos dessa linha. Nesse per¡odo, que precedeu a inaugura‡Æo da f brica em Manaus e o in¡cio da produ‡Æo nacional, desembarcaram motocicletas como CB 750K e CB 750F, CB 200 e CB 360, que tinha partida el‚trica, e CB 400 Four, a primeira com quatro cilindros.

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Essa rela‡Æo do p£blico brasileiro com a linha CB nÆo se limitou … importa‡Æo. Pelo contr rio. Em 1980, por exemplo, a Honda iniciou a produ‡Æo da CB 400, derivada da motocicleta de dois cilindros vendida na Europa e nos Estados Unidos. O modelo tinha um porte imponente e linhas bem desenhadas, com seu p ra-lama dianteiro, escapamentos e retrovisores cromados. Seu guidÆo baixo estabelecia uma posi‡Æo esportiva.

J  a CB 500 se transformou em destaque ao longo dos tempos. No final da d‚cada de 90, a Moto Honda iniciava a fabrica‡Æo de um modelo que se mostrou  gil para o dia a dia e potente para percorrer longos percursos. Tornou-se referˆncia entre as naked de m‚dia cilindrada. As produ‡äes da CB 450 e da CBX 750F, entre outras, tamb‚m fizeram parte dessa trajet¢ria de sucesso da linha CB no Pa¡s.

Entre o cl ssico e o moderno
NÆo h  como negar que o design da CB 1300 Super Four mescla o cl ssico com o moderno. A Honda cuidou de cada item no projeto dessa motocicleta.

A come‡ar por suas cores e seus grafismos. A branca perolizada com detalhes em vermelho ‚ impactante e refor‡a a identidade Honda, valorizando as formas do tanque de combust¡vel e da rabeta. J  a versÆo preta ‚ moderna e sofisticada, com grafismos monocrom ticos.

Com um estilo tradicional e desenho de corpo duplo, o painel da motocicleta ‚ completo. Al‚m de veloc¡metro, conta-giros, ambos eletr“nicos, luzes indicadoras e rel¢gio, essa motocicleta dispäe de um avan‡ado computador de bordo, que concentra dois hod“metros parciais e term“metro do l¡quido de refrigera‡Æo. H  tamb‚m uma esp‚cie de trip di rio, que tem a fun‡Æo de marcar a distƒncia percorrida num dia.

O assento ergon“mico, em dois n¡veis, oferece comodidade tanto para o piloto quanto para o garupa. Sua altura ‚ bastante acess¡vel, uma vez que a distƒncia do solo ‚ de apenas 790 mm. A CB 1300 apresenta distƒncia entre-eixos (1.515 mm) que ajuda no controle do conjunto. Para aumentar a sensa‡Æo de conforto, o piloto tamb‚m pode inverter sua posi‡Æo de pilotagem ao recuar ou avan‡ar o guidÆo em 20 mm.

Sob o assento, a motocicleta conta com um compartimento que permite guardar pequenos objetos como capa de chuva, luvas e mapas. O escapamento de a‡o inox 4 x 2 x 1 com sa¡da lateral ressalta ainda mais as formas da motocicleta.

Motor de 1300 cc: potˆncia e for‡a
O motor ‚ um dos principais atributos do modelo uma vez que Honda reuniu num mesmo espa‡o duas caracter¡sticas tÆo almejadas pelos motociclistas: potˆncia e for‡a. O propulsor de quatro cilindros em linha, DOHC (Double Over Head Camshaft), de 1.284 cm3, arrefecido a l¡quido, ‚ capaz de gerar potˆncia de 115,6 cv a 7.500 rpm e torque m ximo de 11,9 kgf.m a 6.000 rpm.

Ou seja, tem excelente desempenho. Seu torque em baixa rota‡Æo assegura ¢tima dirigibilidade e agilidade. A motocicleta possui ainda sistema de inje‡Æo eletr“nica do tipo PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que d  respostas r pidas e precisas ao comando do acelerador.

Com isso, a CB 1300 Super Four est  em conformidade com o m¡nimo exigido pela norma Europ‚ia Euro3, similar ao PROMOT (Programa de Controle da Polui‡Æo do Ar por Motociclos e Ve¡culos Similares), previsto para entrar em vigor no Pa¡s em 2009.

O chassi da CB 1300 Super Four em a‡o tubular de ber‡o duplo ‚ bem equilibrado e resistente a tor‡äes. Sua suspensÆo tamb‚m est  entre os principais atributos. Na dianteira, ‚ telesc¢pica, com garfos convencionais de 43 mm e curso de 120 mm.