Honda CBR 1000 RR fica mais leve e potente

Honda CBR 1000 RR fica mais leve e potente

Honda CBR 1000 RR fica mais leve e potente

Montadora japonesa apresenta nova CBR 1000RR Fireblade 2008. Modelo ganhou linhas arredondadas e novo motor de 177 cv

A Honda aproveitou o SalÆo de Paris, na Fran‡a, em outubro £ltimo, para apresentar uma bela novidade aos aficionados por motos superesportivas. Trata-se da CBR 1000RR Fireblade 2008, totalmente remodelada, e com uma s‚rie de altera‡äes em seu conjunto cicl¡stico e mecƒnico.
Com a nova CBR 1000 os projetistas procuraram aliar modernidade e esportividade, sem deixar de lado o estilo consagrado que fizeram do modelo um sucesso no mundo inteiro. Basta uma r pida olhada para se perceber as principais altera‡äes est‚ticas. A carenagem dianteira est  mais curta, com aspecto levemente achatado e arredondado, al‚m de um novo desenho da entrada de ar. Os piscas agora estÆo integrados aos espelhos retrovisores, como j  acontece em outras superesportivas de 1.000 cc concorrentes, como a Suzuki GSX-R 1000. Com o objetivo de centralizar melhor as massas e seguir uma tendˆncia de mercado, o novo escape agora tem desenho curto e est  fixado na lateral do modelo, nÆo mais na rabeta. As carenagens laterais tamb‚m ganharam novas linhas, sem vincos. Mais compacta e com menos arrasto aerodinƒmico, segundo a marca japonesa.
O assento do piloto (com 820 mm de altura) e a rabeta estÆo menores, com visual mais fino e compacto. A nova CBR 1000RR ganhou ainda um £til amortecedor de dire‡Æo eletr“nico (HESD), de segunda gera‡Æo, inspirado na RC 212V da MotoGP. O objetivo foi oferecer melhor estabilidade ao conjunto em altas velocidades.
Apesar de todas as altera‡äes est‚ticas, nada chama mais a aten‡Æo do que o motor desta esportiva nip“nica. Neste sentido, cada componente do conjunto mecƒnico foi redesenhado e concebido com base nas motos de competi‡Æo, buscando, ‚ claro, o m ximo em desempenho e leveza. Equipada com um quatro cilindros em linha de 999 cmü DOHC (duplo comando de v lvulas no cabe‡ote), a Fireblade agora gera 177 cv de potˆncia a 12.000 rpm (ante os 171,3 a 11.250 rpm da versÆo 2007). Com uma curva de torque mais linear, chegando ao pico de 11,3 kgf.m a 8.500 rpm, as respostas estÆo mais “mansas” ao acelerador. O cƒmbio continua o mesmo, seis velocidades com a transmissÆo final feita por corrente.
Para cumprir as restritas normas ambientais europ‚ias, a atual Euro 3, recorreu-se ao uso de um sistema catalisador com sensor de oxigˆnio HECS3, que monitora as emissäes poluentes e controla a admissÆo da mistura de ar/combust¡vel para manter uma m xima efic cia de combustÆo e a neutraliza‡Æo dos gases nocivos. Outros destaques do propulsor incluem ainda partes confeccionadas em titƒnio, al‚m dos novos cilindros, mais leves.

Honda CBR 1000 RR fica mais leve e potenteCicl¡stica de competi‡Æo
Como se j  nÆo bastasse todas as novidades, a Honda inovou na cicl¡stica da nova Fireblade 2008. Para conseguir uma redu‡Æo no peso do conjunto e uma melhor centraliza‡Æo de massas, o n£mero de componentes utilizados na constru‡Æo do quadro foi reduzido de nove para quatro pe‡as principais fundidas, resultando numa diminui‡Æo de quase 2,5 quilos no peso total da moto (199 kg em ordem de marcha). As quatro se‡äes do quadro incluem uma nova e maior coluna de dire‡Æo fundida, com dois espa‡os que funcionam como condutores do sistema de ar; duas se‡äes laterais intermedi rias que suportam o motor e uma pe‡a £nica em forma de “U” posicionado sob a se‡Æo traseira do motor que, segundo a fabricante, gera maior rigidez estrutural.
A suspensÆo dianteira ‚ invertida, com tubos de 43 mm e 120 mm de curso totalmente regul vel. A suspensÆo traseira, com a balan‡a em alum¡nio, usa um monoamortecedor com 135 mm de curso, tamb‚m com possibilidade de m£ltiplos ajustes. O freio dianteiro utiliza dois discos de 320 mm, com pin‡as de quatro pistäes radiais. J  na traseira o sistema usa disco simples de 220 mm.
No Brasil o novo modelo ainda nÆo tem data prevista para desembarcar. Quem sabe no meados do pr¢ximo ano. Na Europa a nova CBR 1000RR Fireblade vai ser oferecida nos pr¢ximos meses nas cores preta, branca, vermelha e vinho. O pre‡o do modelo ainda nÆo foi divulgado.

FICHA TCNICA
Honda CBR 1000RR Fireblade 2008
Motor Quatro cilindros em linha, DOHV, refrigera‡Æo l¡quida
Capacidade c£bica 999 cmü
Potˆncia m xima (declarada) 177 cv a 12.000 rpm
Torque m ximo (declarado) 11,3 kgf.m a 8.500 rpm
Cƒmbio 6 velocidades
TransmissÆo final corrente
Alimenta‡Æo Inje‡Æo Eletr“nica PGM-DSFI
Partida El‚trica
Quadro Em alum¡nio do tipo diamante
SuspensÆo dianteira Invertida, com tubos de 43 mm e 120 mm de curso
SuspensÆo traseira Monoamortecedor com 135 mm de curso
Freio dianteiro Disco duplo de 320 mm
Freio traseiro Disco simples de 220 mm
Comprimento 2075 mm
Largura 685 mm
Altura 1130 mm
Distƒncia entre-eixos 1405 mm
Altura do assento 820 mm
Peso em ordem de marcha 199 kg
Tanque de combust¡vel 17,7 litros (4 litros reserva)
Cor Preta, Branca, Vermelha e Vinho
Pre‡o de tabela nÆo dispon¡vel