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Honda CBR 600RR 2008: para os que gostam de velocidade

Expressivo no segmento das esportivas de m‚dia cilindrada, modelo chega … versÆo 2008 com novas cores e grafismos

Importada do JapÆo e hexacampeÆ mundial na categoria Supersport, a CBR 600RR 2008 j  est  dispon¡vel nas concession rias Honda com novas cores e grafismos ainda mais arrojados. Consagrada pela sua potˆncia e leveza, a motocicleta traz caracter¡sticas como tecnologia avan‡ada, alta performance e seguran‡a.

Seus detalhes remetem as pistas de competi‡Æo. A come‡ar pela versÆo de cor vermelha que transmite forte identidade com a imagem esportiva da Honda, a cor preta que refor‡a a imagem urbana e sofisticada, al‚m de manter a versÆo branca, transmitindo uma imagem chamativa.

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Compacta e arrojada, a carenagem frontal ‚ inspirada em elementos concebidos para favorecer a aerodinƒmica dos carros de F¢rmula 1, proporcionando maior capta‡Æo de ar e alto desempenho. Denominado “Ram Air”, o sistema proporciona um maior fluxo de ar denso e frio, especialmente em alta velocidade.

J  com rela‡Æo a ilumina‡Æo, a CBR 600RR possui um conjunto ¢ptico de lentes multi-refletivas com sistema “Line Beam” (proporciona forte e constante ilumina‡Æo), resultando em harmonia est‚tica do conjunto e em seguran‡a ainda maior para o piloto, principalmente no uso noturno.

Para proporcionar a pilotagem mais esportiva e ao mesmo tempo confort vel, o assento est  15 mm para tr s e o guidÆo 10 mm para cima.

O painel de instrumentos totalmente eletr“nico cont‚m tac“metro anal¢gico no centro. Al‚m disso, possui dois displays digitais com excelente visibilidade de leitura da velocidade, hod“metro parcial e total, marcador de combust¡vel e rel¢gio.

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Destaque tamb‚m para o leve – Escapamento “Centre-Up” 4 x 2 x 1 com £nica sa¡da sob a rabeta. Essa caracter¡stica permite melhor capacidade para inclina‡Æo nas curvas e melhoria na aerodinƒmica.

Motor: o mais leve e compacto na categoria 600cc – Concebido atrav‚s das tecnologias aplicadas em modelos de competi‡Æo, o motor DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de v lvulas, de 599 cm3, quatro tempos, 4 cilindros em linha, 16 v lvulas (4 para cada cilindro), arrefecido a l¡quido, ‚ admirado pelos amantes de velocidade. Alcan‡a potˆncia m xima de 120 cv a 13.500 rpm e torque m ximo de 6,73 kgf.m a 11.000 rpm.

Este motor conta com o reposicionamento dos componentes do eixo prim rio, secund rio e do virabrequim. Com isso, diminuiu o peso em 2kg, aumentando eficiˆncia e desempenho. O motor ‚ silencioso em qualquer rota‡Æo e pouca vibra‡Æo.

A versÆo 2008 dispäe de sistema de inje‡Æo eletr“nica PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System), que processa com precisÆo a quantidade de combust¡vel que compäe a mistura, obtendo o m ximo de eficiˆncia na combustÆo.

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Entre os resultados alcan‡ados por esse sistema de inje‡Æo eletr“nica, est  a r pida resposta ao comando do acelerador, resultando em potˆncia. Com a combustÆo da mistura mais eficiente e com o aux¡lio do sistema de catalisador e do sensor de oxigˆnio, as emissäes de gases poluentes sÆo reduzidos. Isso faz o modelo estar em conformidade com o PROMOT (Programa de Controle de Polui‡Æo do Ar por Motociclos e Ve¡culos Similares).

Al‚m disso, o motor ‚ equipado com um sensor respons vel em manter o ponto ideal da igni‡Æo, evitando a autodetona‡Æo do combust¡vel. Caso isso ocorra (a autodetona‡Æo), o sistema automaticamente retarda a igni‡Æo na vela o tempo que for necess rio para solucionar o problema. Esse componente tamb‚m pode corrigir o uso de combust¡vel com baixa octanagem, retardando instantaneamente o tempo de explosÆo at‚ que qualquer sinal de combustÆo ou outro barulho desapare‡a.

Chassi: compacto e leve – Constru¡do por meio de um sistema de fundi‡Æo em alum¡nio sob pressÆo denominado FDC (Fine Die-Cast), o chassi ‚ leve devido ao reduzido n£mero de soldas, unindo apenas quatro se‡äes fundidas.

O modelo recebe tamb‚m a £ltima gera‡Æo de Amortecedor de Dire‡Æo Eletr“nico (HESD), que utiliza sensores de velocidade e acelera‡Æo, anulando eventuais oscila‡äes do guidÆo percebidas nas r pidas acelera‡äes e f cil maneabilidade em baixa velocidade. O sistema nÆo est  aparente, localizado pr¢ximo da mesa do guidÆo.

Extra¡da das competi‡äes, a suspensÆo dianteira ‚ do tipo telesc¢pica investida (Upside Down) e conta com o sistema HMAS (Honda Multi Action System), possibilitando a regulagem da velocidade de compressÆo e de retorno dos amortecedores.

J  a suspensÆo traseira Unit Pro-Link isola por completo o chassi dos impactos e tor‡äes registrados durante a pilotagem. O bra‡o oscilante ‚ inspirado na moto de competi‡Æo RC 211V, tornando o conjunto mais leve e r¡gido.

A CBR 600RR recebe pneus radiais esportivos de perfil baixo e sem cƒmara e rodas de alum¡nio de trˆs pontas (aro 17″). Localizado sobre o chassi, o tanque de combust¡vel tem capacidade para 18 litros.

Para assegurar eficiˆncia nas frenagens, o freio dianteiro ‚ composto por dois discos flutuantes e acionamento hidr ulico. Enquanto que o traseiro dispäe de um £nico disco e acionamento hidr ulico, com diƒmetro de 220 mm e c liper de pistÆo simples.

Quando o assunto ‚ seguran‡a, o modelo conta com o H.I.S.S. (Honda Ignition Security System). O sistema ‚ respons vel por proteger contra furto e a tecnologia aplicada ‚ considerada um diferencial Honda. Trata-se da identifica‡Æo por meio de chip eletr“nico localizado na chave de igni‡Æo. Assim, somente a chave original tem capacidade para acionar o motor, proporcionando seguran‡a ao estacionar o ve¡culo em lugares p£blicos.

Dispon¡vel nas cores branca, preta e vermelha, a CBR 600RR 2008 tˆm pre‡o p£blico sugerido de US$ 23.195,00 (ao cƒmbio de US$ 1 = R$ 1,7569 em 03 de janeiro de 2008 = R$40.751,00), base Estado de SÆo Paulo e nÆo inclui despesas com ¢leo, frete e seguro. A garantia ‚ de um ano, sem limite de quilometragem.