Publicidade

Considerado o piloto mais experiente do Campeonato Mundial de Motovelocidade, com 223 grandes prˆmios na carreira (recorde mundial), Alexandre Barros foi recentemente contratado pela HRC- Honda Racing Corporation para a temporada 2004 da competi‡Æo, na categoria MotoGP.

O brasileiro vai correr pela primeira vez na equipe oficial da Honda, a Repsol-Honda, no lugar do tricampeÆo mundial Valentino Rossi. Ainda se recuperando de uma cirurgia realizada no ombro direito, Barros deve come‡ar a testar a RC 211V, desenvolvida com exclusividade pela Honda, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, no circuito de Sepang, na Mal sia, com seu companheiro de equipe, o norte-americano Nicky Hayden.

énico brasileiro a participar do Campeonato Mundial de Motovelocidade, Alexandre Barros come‡ou sua carreira em 1978. No Mundial, do qual participa h  18 anos, competiu com motocicletas Honda entre 1995 e 2002.

Entre os dias 17, 18 e 19 deste mˆs, tanto o brasileiro quanto Nicky Hayden seguem para Phillip Island, na Austr lia, onde integrarÆo o programa oficial de testes da HRC. O Campeonato Mundial 2004 de MotoGP come‡a no dia 18 de abril, em Phakisa Freeway, na µfrica do Sul.

Publicidade

A Honda RC 211V foi desenvolvida especialmente para a nova era da motovelocidade. A sigla “RC” remete ao primeiro modelo Honda de 500 cm3, quatro tempos, utilizado em grandes prˆmios; “211” significa que este modelo foi apresentado no primeiro ano do s‚culo XXI; e “V”, ao final do nome, tem trˆs defini‡äes: ilustra a disposi‡Æo dos cilindros do motor; ‚ o n£mero cinco em algarismos romanos, indicando a quantidade de cilindros, e ‚ a primeira letra da palavra vit¢ria – victory, em inglˆs.

RC 211V tem um motor de 990 cm3, quatro tempos, cinco cilindros, DOHC – Double Over Head Camshaft, com duplo comando de v lvulas no cabe‡ote, 20 v lvulas, e um sistema de inje‡Æo eletr“nica PGM-FI (Programmed Fuel Injection) Inje‡Æo Programada de Combust¡vel.