Publicidade

Treinamentos e palestras gratuitas visam preparar motociclistas, motoristas e pedestres para uma convivência pacífica no trânsito

A Moto Honda da Amazônia treinou mais de 33 mil pessoas nos primeiros seis meses deste ano. Os treinamentos aconteceram nos Centros Educacionais de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba e no Recife, e nos Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias (CETC), localizados nas cinco regiões do Brasil. Trata-se de uma iniciativa promovida há 13 anos pela empresa, que consiste em destacar a importância da pilotagem com segurança  tanto para profissionais que utilizam a motocicleta para trabalhar, quanto para àqueles que utilizam o veículo para o lazer. No total, mais de 270 mil pessoas já participaram dos treinamentos e palestras.

No caso dos Centros Educacionais de Trânsito Honda, os treinamentos são voltados a frotistas e  profissionais de órgãos públicos, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, exército e guardas municipais e, no caso Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias, os cursos têm membros da sociedade em geral como público-alvo.

Os treinamentos englobam conhecimentos teóricos e práticos. Os temas debatidos em sala de aula são relacionados aos comandos da motocicleta, à inspeção preventiva, aos equipamentos de proteção, à postura básica, às estratégias de condução e à pilotagem no trânsito, entre outros. No segundo momento, os alunos colocam o aprendizado em prática utilizando as técnicas ensinadas em sala de aula, como as técnicas de frenagens e curvas.

Publicidade

Preocupação com a segurança no trânsito
A filosofia global da Honda consiste em garantir que os consumidores usufruam de suas motocicletas e seus automóveis com segurança. Por isso, promove iniciativas voltadas à direção defensiva como, por exemplo, o programa “Harmonia no Trânsito”, que integra todas as áreas da companhia no debate em relação à execução de projetos direcionados ao trânsito saudável a partir da conscientização de motoristas e pedestres. Palestras gratuitas em empresas e escolas estimulam o convívio pacífico entre todas as pessoas envolvidas no trânsito independentemente do seu meio de locomoção.

Honda realiza as seguintes atividades: Clubinho Honda (www.clubinhohonda.com.br), que tem como objetivo a educação infantil; portal Piloto Mais (www.hondapilotomais.com.br), que oferece dicas de pilotagem aos motociclistas; quadrinhos “O Super Motociclista”, que acompanham os manuais dos proprietários de motocicletas Honda; e apoio às iniciativas de órgãos e entidades de classe, como a Abraciclo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Prefeituras de vários municípios.