Publicidade
Foto: XRacer It lia

Foto: XRacer It lia

Bem que a CRF 230 que a Honda vai lan‡ar podia ser igual … esta, com painel digital, freio a disco na traseira e farol.
Edinei – Porto Uniao – SC
Boa not¡cia, Edi, os editores deste site permitiram traduzir a mat‚ria. Aguarde para breve o teste da CRF 230 feito na It lia.

Lenta
Grande Tite Trabalho com inform tica, sou colunista e leitor ass¡duo de seu site, desde que o encontrei. Bom, tenho uma Biz 2004 ks com 12000 km (comprei com 10000). Mesmo depois de v rias tentativas, a partida a frio ‚ horr¡vel, e ela demora a segurar lenta (que quando esquenta, fica um tanto alta). Troquei vela e fiz revisÆo, e me disseram ser normal. Tenho os manuais de servi‡o e penso em mecher eu mesmo. Sempre tive moto, mas ‚ a primeira dessas e o primeiro problema. O que pode ser?
leandro – Sinop – MT
Tente refazer a regulagem da carbura‡Æo pq Sinop tem clima quente, bem diferente. E tb mude o fornecedor de gasolina. Parece pistonete do carburador, dˆ uma polida na sede com kaol.

Consumo
Eu gostaria de saber qual o consumo da Honda Tornado, assim como aparece nos testes Da Saara e da Strada.
Aroldo – Duque de Caxias RJ
 aquele que est  no teste da moto. NÆo fiz o consumo em velocidade constante.

Publicidade

CarvÆo
Rodrigo – BH – MG Escovas do arranque: todo motor el‚trico funciona da mesma forma, a escova ou carvÆo do motor ‚ a pe‡a (duas), uma em lado oposto a outra, que transmite a energia da bateria para o rotor ou eixo do motor de arranque, se elas estiverem muito gastas ou at‚ mesmo quebradas, o motor simplesmente deixa de funcionar, pois o carvÆo nÆo toca o rotor do motor, nÆo repassando a eletricidade e desta forma nÆo gerando o campo magn‚tico de forma a girar o eixo. Minha diversÆo era desmontar o motor do aspirador l  de casa e fazer ele funcionar. Claro que o motor de arranque pode ainda sofrer com outros problemas, mas o mais comum ‚ o desgaste do carvÆo. creio que isso seja baratinho de trocar. pra entender um pouco mais sobre isso encontrei uma mat‚ria bem legal no link abaixo: http://www.zektor.com.br/quem_historicomotor2.htm sobre motores de arranque mesmo ‚ meio dif¡cil de encontrar, mas o princ¡pio de funcionamento ‚ o mesmo.
Fussballspieler – Floripa
E dai Tite beleza? avisa o Rodrigo – BH que a pe‡a que ele se refere ‚ o jogo de escova do motor de partida, ‚ uma pe‡a simples e barata(dependendo da moto) tÆo simples como uma lƒmpada de farol ou de pisca,e se nÆo encontrar uma igual a que ele precisa ‚ f cil de adaptar uma, j  que vai em todos os motores de partidas de todos os ve¡culos existentes.Se ele tivesse dito que moto ‚ a dele eu poderia dar uma dica melhor, mas se ele procurar um mecƒnico competente com certeza ir  resolver o problema f cil, mesmo sendo uma moto antiga.
Ricardo – Maring  PR
li uma pergunta sobre o carvÆo ou carvÆozinho do motor de arranque, eu sei o q ‚ isso, ‚ tipo uma pecinha preta que d  o contato no motor de arranque, ‚ dificil de explicar mas ‚ +/- assim, existe at‚ na furadeira, ele com o tempo gasta e vc tem que troca-lo, pra trocar ‚ facil, praticamente vc tira um e poem outro, tive uma daelin que era um desse por mes, falando nisso vc j  testou uma daelin altino 100cc 3 valvula? ela ‚ uma verdadeira m***, alem de nao pegar no pedal engatada, ela parece gol 16valvula, grita esperneia e nao anda!
flavio – sao paulo sp

Adivinho
Oi Tite, parab‚ns pela nova estrutura do site ficou muito show! E ai minha bola de cristal funcionou bem! Falei que nÆo tinha lan‡amento da Honda pra esse ano, acertei uma falta mais trˆs! 1- O lan‡amento da nova moto para substituir a Twister em Setembro ou Outubro de 2007 no SalÆo duas Rodas. 2- Os freios ABS que equiparÆo a mesma. 3- A substitui‡Æo da Falcon por uma de 1000 cc. A Honda vai deixar a Yamaha ficar um pouco alegre com as vendas, at‚ ela vir pra esmagar novamente a concorrˆncia ‚ sempre assim. Nosso Pa¡s nÆo vai mudar nunca at‚ vir outros fabricantes de motos como a Ducati, que modifiquem essa pol¡tica de concorrˆncia e forcem uma melhor qualidade por menores pre‡os.
Francis – Manaus-AM
OK, mas freio ABS em Twister ‚ meio exagero e desde quando uma Ducati pode amea‡ar alguma montadora no Brasil?

Neo
Estou tendo problemas com a Neo AT 115, que adquiri p/ minha esposa, j  foi 3 vezes p/ assistˆncia e menos de 3 meses. comprei em dezembro passado, problemas na carbura‡Æo, agora eles me disseram que quebrou um suporte no cabe‡ote, este suporte segura o sistema de carbura‡Æo, estou com medo, dizem que vÆo verificar com a f brica etc, sabem me dizer se j  constataram problemas assim com a neo, se me condicionarem a garantia, o que devo fazer.
Augusto – Taquara – RS
Se estiver na garantia, continue torrando a paciˆncia da concession ria e veja que a Neo foi alvo de recall.

Solu‡äes
Mestre. J  tava sentindo falta das suas respostas. Desde o dia 17 que vc nos abandonou. O Alexsandro escreveu dizendo que sua Tornado, quando fria, morre ou falha. Ele mora em Nova Friburgo, regiÆo serrana do Rio. Nessa ‚poca do ano at‚ dentro da geladeira ‚ mais quentinho. Tem que ligar a moto …s 5:00h pra sair …s 8:00h sem ela falhar (brincadeirinha). O Edmar de Santos disse que, ap¢s trocar o escape, a moto t  dando “estouros”. A CB400 fazia muito isso quando as v lvulas compensadoras rasgavam, ou seja, falha na regulagem (mistura). Arruma um bom mecƒnico e mantenha o escape novo.
Gerson – SÆo Lu¡s – MA

Publicidade

Velocidade
Quero tirar uma duvida,quanto pega uma DT200r de velocidade final, pois tenho um camarada que tem uma, e falou que ja botou 150km/h. Nao sei se e verdade,o que vc acha.
Wagner – Blumenau – SC
Depende, se for no veloc¡metro pode ser verdade, essa moto corre pacas!

Falha
Bom dia, tenho uma moto CG 150 esport, esta com um problema de falhar quando vc solta o acelerador, j  levei em quatro mecanicos mais eles nÆo conseguirÆo resolver o problema, vcs tem algumas solu‡Æo.
M rcio – Brasilia-DF
Vc j  levou em uma concession ria Honda? Primeiro experimente trocar de gasolina para confirmar se continua falhando.

Festa
8§ MOTO FEST DE OLÖMPIA Per¡odo: 15 a 17 SETEMBRO 2006 Descri‡Æo: Shows de Rock v rias bandas – Shows de Whelling e Zerinho no Estacionamento do Recinto – Demolicar na Arena – Moacir Maluco do OMEGA – Gincanas – Tradicional Moto Passeio 10hs 17/09 – Local: RECINTO DO FEFOL Cidade OLÖMPIA SP
JOµO – OLIMPIA SP

Barulho
Com rela‡Æo a Fazer 250. Minha moto tem por volta de 1.200 km rodados, mas estou sentindo um barulho no motor que parece v lvula batendo. Por duas vezes me dirigi a concession ria, que reconhece o barulho, mas diz ser normal, embora nÆo conven‡a. Eu nÆo concordo, pois motor 4 tempos ‚ silencioso. O consumo nÆo passa de 24,2 km/litro na melhor m‚dia, sendo que moro em cidade com poucos, ou quase nenhum morro e principalmente que tenho conduzido a moto a uma vel. m xima de 90 km.
EAS – Ipatinga/MG
Procure outra concession ria enquanto a moto est  na garantia.

Publicidade