Publicidade
Foto: Tite voando de CRF 230

Foto: Tite voando de CRF 230

Tite, andei neste fim de semana com a nova CRF 230, disponibilizada por uma revenda para teste. Adorei a moto, vou comprar com certeza, mas gostaria de esclarecer algumas d£vidas: Existe a possibildade de usar um Pneu traseiro mais largo, sem raspar na balan‡a ou prejudicar seu rendimento? Existe tamb‚m uma recomenda‡Æo no p ra-lama traseiro para usar gasolina sem chumbo tipo Premium, o que acontece se nÆo seguirmos esta recomenda‡Æo?
Jonas – Caxias do Sul-RS
Precisa conferir o espa‡o da balan‡a, mas nÆo h  necessidade nenhuma de pneus mais largo. A recomenda‡Æo deve-se ao fato de alguns usarem gasolina de avia‡Æo (avig s) que cont‚m chumbo e prejudica a sa£de porque ‚ residual.

Pneu
Li a resposta sobre a montagem do pneu dianteiro no sentido de rota‡Æo inverso, concordo sobre o escoamento de  gua, mas e as malhas de a‡o internas? elas nÆo sofrem com a for‡a centr¡fuga aplicada e se invertido o pneu nÆo poderiam romper-se e causar bolhas e/ou estouros futuramente? Sobre os r¢tulos dos motociclistas que sÆo considerados os mais violentos no trƒnsito e marginalizados acho q o mais correto ‚ educar primeiro o GOVERNO e quem sabe depois a popula‡Æo. Pq para ensinar a ler vc primeiro deve no m¡nimo saber ler tb, e parece que nÆo ‚ assim q funciona hoje com rela‡Æo … nossa classe Mais outra muito boa – fui segunda-feira agora no feriado e participei do bike day – meio dia apenas, pq o tempo nÆo prometia com a minha her¢ica Fazer 250 em Interlagos e foi uma experiˆncia que guardarei pra vida toda, com aquelas motos me ultrapassando a 270 na reta (e eu com o cabo enrolado a 140), eu fazendo aquelas curvas cheias de hist¢rias e ver as zebras passando bem perto dos olhos ‚ emocionante, tem um certo pecado capital que se aplica bem qdo penso q vc faz isto a trabalho rs
Renato – Embu – SP
No caso dos pneus diagonais da 125 o sentido de rota‡Æo ‚ s¢ em fun‡Æo do escoamento de  gua. J  nos pneus esportivos radiais sim, tem a ver com a montagem da amarra‡Æo interna. Cuidado com esse papo de bike day em interlagos!

Lisarb
Tite,durante a semana, vi um desses ministros que temos em lisarb, declarando que essas “placas eletronicas” nÆo terÆo seu custo repassado ao contribuinte,pois o estado ir  arcar com as despesas de sua implanta‡Æo.Te pergunto,quem banca o estado? Outra questÆo:vc que ‚ um lisarbiano antenado sabe se existe alguma associa‡Æo, ordem ou organiza‡Æo dos motociclistas lisarbianos? se nÆo existe, t  a¡ o seu primeiro cargo de presidente, desde o gremio estudantil, o clube do livro etc. E ,em 2010, rumo ao planalto!
flavio- lisarb do sul-Li
tite,  realmente absurdo este pa¡s (chamado por vocˆ de lisarb com toda razÆo!) chegar a este ponto de inversÆo absurda de valores e o povo continuar cabisbaixo e ainda votando nos mesmos FDPs l  de cima! Em suma, acho seu site àTIMO, com muita informa‡Æo £til e concreta, mas tamb‚m gosto de ler porque seu bom humor deixa tudo mais interessante.
Rodrigo – Bauru, SP
T“ fora, Fl vio, nÆo tenho paciˆncia com pol¡ticos. Sim, mas o “investimento” do Estado vem do nosso bolso, ou seja, d  na mesma!

Publicidade

Radiador
tite, deixei a minha moto em um mechanico e depois que ela voltou , algum engra‡adinho amassou todo o meu radiador de OLEO o ar nÆ opassa mis por ele. minha moto ‚ uma XLX 350. que problemas isso pode trazer, j  que a refrigera‡Æo sä foi prejudicada, e isso ‚ percept¡vel, o motor esta esquentando bem mais r pido que o normal , eu estou usando a moto ainda , pq s¢ tenho feito trajetos curto 12 min. no max da pra deixar assim ou tenho quer fazer algo? oq?
Bernhard – CAmpinas SP
Pode prejudicar sim, porque o ar precisa passar ATRAVS da colm‚ia. Pegue uma tampa de caneta BIC e desamasse um por um.

FuracÆo
Tite, Realizei essa semana um sonho, comprei uma Fazer 250. Comprei a moto por desejar fazer viagens de at‚ 300 kms, nos fins de semana, como hobbie. Pois bem: depois de 150 kms, arrisquei-me na pista. E, ao passar pelos 110km/h, senti-me dentro de um furacÆo. A moto balan‡a demais, chega a tomar a dire‡Æo. Tenho 1,70m, 65 kg. Ocorreu esse comportamento pelo meu reduzido tamanho ou ‚ o tipo de estabilidade que vou mesmo encontrar numa 250? Vocˆs do site viajam a mais de 200 km/h e nunca ningu‚m se queixa de falta de estabilidade, a nÆo ser por falha mecƒnica. H  alguma forma de pilotar ou manobra a ser tomada que me dˆ um pouco mais de seguran‡a ao pilotar?
Fernando – Ja£ – sp
 assim mesmo! Precisa se acostumar, quando se sentir inseguro sente um pouco mais para tr s e pressione os joelhos contra o tanque. NÆo fa‡a for‡a no guidÆo, s¢ nas pernas.

Gasolina
as motos esportivas que desembarcam aqui no Brasil, precisam ser tropicalizadas devido ao nosso tipo de gasolina, mas se us ssemos somente a gasolina podium, estas tamb‚m precisam ser alteradas, em caso afirmativo precisariam de mais ou menos combustivel e em que percentual aproximadamente?
fernando – caxias do sul – RS
A gasolina Podium tamb‚m recebe porcentagem de  lcool e isso requer uma tropicaliza‡Æo muito bem feita.

Lava‡Æo
Caro amigo Tite, ap¢s deixar minha tornado igual uma bola de lama fazendo trilha, gostaria que me tirasse algumas duvidas quanto a limpeza: 1- Ap¢s lavar com  gua, devo incerar somente as partes plasticas brilhantes ou as foscar tb? 2- Como se limpa aquela sanfona do garfo da suspensÆo dianteira? (um saco limpar aquilo!) 3- Como fa‡o pra deixar os raios brilhando como novos? 4- Tem como tirar aquele barro que fica agarrado no cano de descarga? (imposs¡vel limpar!) 5- O que passo pra deixar o pneu
pretinho?! VLW!
Myller Vila Velha / ES
Faaaaaaaaaaaaala Myller! Seguinte: 1) dˆ polimento com aquele lustra m¢veis chamado Polyflor apenas nas partes de pl stico brilhantes; 2) com muita paciˆncia ‚ um saco mesmo; 3) hahahaah, prepare o saco: com palha de a‡o, um por um. 4) sim, com querosene; 5) NÆo passe p*** nenhuma nos pneus porque resseca a borracha!!!

Publicidade

Os caras
ESTE SITE  MUITO MANEIRO, MAS PODIA TER UMA SALA DE BATE-PAPO, FICARIA MAIS DIVERTIDO. PODIA BOTAR AS FOTOS DOS PILOTOS MOSTRANDO SUAS BELEZAS E MOSTRAR OS DADOS DELES.
PAOLA – CRICIéMA, SC
Paolinha, primeiro nunca mais escreva com a tecla caps lock travada porque nÆo somos surdos. J  temos o f¢rum motonline, o chat est  em estudo. Bom, quanto …s foto dos pilotos de cross sem camisa, vou pesquisar com os leitores o que eles acham!

Falcon
Caro Geraldo, vc teria o teste da NX-4 Falcon ai guardado? Tenho interessem em apanhar uma e queira saber com ela se comporta? Seria interessante esperar um pouco mais e ver se a honda coloca inje‡Æo em mtos de 250 e 400cc?
Ivanildo – Rio de Janeiro – RJ
Putz, Ivan, j  pedi a moto na Honda, mas t  demorando pacas!