Publicidade

Honda dá dicas de alongamento para motociclistas

Antes de sair com a motocicleta ‚ importante alongar algumas partes do corpo para maior conforto e seguran‡a. Durante a pilotagem, regiäes como quadril, bra‡os e pesco‡o sÆo bastante exigidas e alguns exerc¡cios espec¡ficos permitem maior mobilidade.

Com o objetivo de contribuir para a prepara‡Æo do motociclista, os instrutores do Centro Educacional de Trƒnsito Honda (CETH) dÆo dicas sobre atividades para alongar os pontos do corpo mais utilizados na pilotagem e mostram que um aquecimento de apenas 10 minutos pode render um percurso ainda mais tranqilo.

O primeiro passo ‚ estar preparado para a resistˆncia do ar. Durante as manobras e curvas, ‚ importante manter o equil¡brio e a postura correta do quadril. O peso do capacete ‚ concentrado no pesco‡o. Nesse caso, antes de pilotar, ‚ aconselh vel que o motociclista, com cuidado, fa‡a um movimento de rota‡Æo com a cabe‡a para os lados e para tr s, a fim de deixar os m£sculos mais relaxados.

Publicidade

Manter a acelera‡Æo, acionar o freio dianteiro e a embreagem, por exemplo, sÆo movimentos que necessitam dos punhos, bra‡os e ombros, que devem estar aquecidos e com boa flexibilidade para acompanhar as a‡äes do motociclista durante o trajeto. Acionar o freio traseiro e o cƒmbio e dar a partida na motocicleta sÆo tarefas que exigem o apoio dos tornozelos e dos joelhos. Dessa forma ‚ importante deix -los sempre alongados.

 recomend vel fazer o aquecimento completo, nÆo somente antes da viagem, mas tamb‚m ap¢s a chegada, pois o condutor fica muito tempo na mesma posi‡Æo, o que pode causar cansa‡o. Se a viagem for muito longa, ‚ indicado fazer algumas paradas para relaxar o corpo.

Outra dica dos instrutores do CETH ‚ para o garupa, que apesar de nÆo participar diretamente da pilotagem, deve fazer um alongamento para evitar desconforto, j  que passa o trajeto inteiro na mesma posi‡Æo.