Publicidade

A Moto Honda da Amaz“nia come‡a a exportar para a Europa sua primeira motocicleta 100% brasileira; trata-se do modelo “on-off-road” XR 125L, exclusivo para exporta‡Æo, que teve seu projeto baseado na moto NXR 125 Bros, lan‡ada no Brasil pela empresa em janeiro deste ano.

As primeiras motos estÆo sendo exportadas para a Alemanha, mas a previsÆo ‚ de amplia‡Æo das vendas a curto prazo para a Fran‡a e o Reino Unido. A Honda planeja exportar 3.500 unidades deste novo modelo em um ano. A empresa j  vende para o mercado externo 7 das 9 motocicletas produzidas em Manaus. Os produtos vÆo para 62 pa¡ses da Europa, Am‚ricas do Norte, Sul e Central, µfrica, M‚xico e Austr lia, mas o ¡ndice m‚dio de nacionaliza‡Æo destas motos fica em torno de 80%.

Os modelos vendidos em outros pa¡ses sÆo adaptados para atender a legisla‡Æo dos mercados locais em rela‡Æo … emissÆo de ru¡dos e poluentes. O modelo que est  sendo vendido na Alemanha custa o equivalente a cerca de R$ 10 mil. No Brasil, a NXR 125 Bros, na versÆo com partida el‚trica, sai em torno de R$ 5.770.

De janeiro a junho deste ano a Honda exportou 37.272 unidades, um aumento de 130% em rela‡Æo ao mesmo per¡odo do ano passado, quando foram vendidas 16.222 motos. Para 2003 a previsÆo ‚ de exportar 80 mil unidades para os 62 pa¡ses que hoje comercializam modelos fabricados no Brasil. Em julho, a empresa destinou 11.294 motocicletas para o mercado externo.

Publicidade

De acordo com a Honda, a exporta‡Æo do novo modelo obedece a filosofia mundial da empresa de intensificar seus projetos e estudos para lan‡ar produtos que atendam …s necessidades dos clientes. No Brasil, as vendas devem totalizar 780 mil unidades este ano.