São 75.000 m² e duas pistas: uma on-road e outra off-road

Honda inaugura Centro Educacional de Trânsito em Manaus

Inauguração do Centro Educacional de Trânsito da Honda (CETH) em Manaus (AM)

Inauguração do Centro Educacional de Trânsito da Honda (CETH) em Manaus (AM)

A Moto Honda da Amazônia inaugurou na última semana (23/10) o seu Centro Educacional de Trânsito (CETH) em Manaus (AM). A estrutura possui espaço de 75.000 m² e duas pistas: uma, asfaltada, para os treinamentos on-road, e outra, de terra, para a prática de pilotagem em vias não pavimentadas.  O CETH em Manaus é o terceiro construído pela Honda no país: em 1998 a empresa inaugurou a sua primeira unidade no Brasil, na cidade de Indaiatuba, São Paulo. Em 2006 foi a vez de Recife receber o seu. Ao todo mais de 500 mil motociclistas já participaram das atividades educacionais promovidas pela Honda e sua rede de concessionárias com foco na segurança do trânsito.

São 75.000 m² e duas pistas: uma on-road e outra off-road

São 75.000 m² e duas pistas: uma on-road e outra off-road

Assim como as demais unidades, o CETH Manaus realizará treinamentos de pilotagem para profissionais de empresas frotistas, concessionários Honda e instituições como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército, que utilizam a motocicleta para o atendimento ágil à população. O Centro disponibilizará 38 motocicletas de diferentes cilindradas para os exercícios práticos. A estrutura conta ainda com auditório com capacidade para 120 pessoas, três salas de aula totalmente equipadas, além de toda a infraestrutura necessária para que os treinandos possam desenvolver suas habilidades com foco na segurança do trânsito.

“A inauguração do CETH Manaus, um dia antes do aniversário da cidade, é o presente da Honda para a sociedade manauara. Assim como nas outras unidades, acreditamos que o CETH será capaz de fomentar uma transformação social importante no sentido de formar motociclistas mais conscientes sobre a segurança no trânsito. Temos orgulho em poder disseminar esses conceitos”, explicou Alexandre Cury, gerente geral comercial da Moto Honda da Amazônia.

Compromisso com a sociedade
Na ocasião da inauguração do CETH Manaus, a Honda, o governo do Estado e o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas – DETRAN/AM – assinaram um termo de cooperação que tem como objetivo reunir esforços para o desenvolvimento de programas de educação e segurança no trânsito.

Entre as atividades que poderão ser desenvolvidas em conjunto estão o treinamento dos instrutores dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Amazonas e examinadores do DETRAN/AM; cursos de pilotagem fundamental, direção defensiva e de segurança no trânsito para mototaxistas; cooperação no desenvolvimento de ferramentas educacionais para a utilização em cursos e palestras sobre pilotagem de motocicletas; estudos para desenvolvimento de nova pista de habilitação de motociclistas, além de eventos e palestras para alunos de universidades, escolas municipais e estaduais sobre cidadania e pilotagem defensiva.

O treinamento não se resume à teoria, ela é também estudada na prática

A teoria é testada na prática

Harmonia no Trânsito
Referência nacional na formação de motociclistas conscientes sobre a segurança no trânsito, a Honda investe em programas educativos e atividades itinerantes desde a década de 70, quando iniciou suas atividades no Brasil. A empresa tem como premissa difundir técnicas de pilotagem e harmonia no trânsito para que os clientes possam desfrutar com segurança de seus produtos. Para ampliar ainda mais a disseminação destes conceitos, a empresa conta com o portal Harmonia no Trânsito. Nele, os usuários tem acesso a dicas de pilotagem de motocicletas com segurança, além de informações sobre os cursos, palestras e eventos realizados pela empresa.

No endereço eletrônico também são compartilhadas matérias veiculadas na mídia sobre pilotagem com segurança, vídeos, exercícios e animações 3D com dicas de trânsito para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Será possível ainda realizar o download de apostilas sobre técnicas fundamentais e avançadas de pilotagem com segurança, pilotagem off-road e de quadriciclos.