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A Honda Motor Co. apresentou mundo nesta semana em Tóquio (Japão) o FCV Concept, um carro conceito com um sistema totalmente novo de célula de combustível, e o Honda Power Exporter Concept, um dispositivo que gera energia elétrica a partir da célula de hidrogênio, com potência máxima de 9 kW. O modelo conceito será base para o novo FCV (Fuel-Cell Vehicle ou veículo movido à célula de combustível), previsto para chegar ao mercado japonês em 2016 e, posteriormente, nos Estados Unidos e Europa.

Honda FCV chegará ao mercado em 2016

Honda FCV chegará ao mercado em 2016

O FCV Concept representa a nova geração de FCV da marca e a sucessão do FCX Clarity, lançado em 2008 como primeiro veículo movido a hidrogênio a ser produzido e comercializado em série. Com mais este passo adiante, a Honda consolida-se como uma das empresas que lideram o desenvolvimento de veículos deste tipo, registrando sucesso de vendas no Japão e nos EUA, além de um retorno positivo dos clientes que tiveram a experiência de conduzir um veículo movido a célula de hidrogênio.

E como tudo que acontece no mundo dos carros, certamente acontecerá no mundo das motos rapidamente, é bom começarmos a nos familiarizar com esta ideia que busca obter um combustível que seja totalmente livre de CO2 (dióxido de carbono) que é o principal responsável por elevar a temperatura do nosso planeta e é emitido pela queima de combustíveis fósseis.

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Com o objetivo de atingir um melhor desempenho com redução de custos, a unidade de células de combustível recém-desenvolvida para o carro conceito é 33% menor do que a versão anterior. Além disso, a tecnologia gera mais de 100 kW, o que melhora a performance em cerca de 60%. A nova versão também possui um dispositivo que permite receber energia externa, gerada pelo novo sistema Honda Power Exporter Concept. Essa célula de combustível pode funcionar como uma usina móvel de pequeno porte, gerando e fornecendo energia elétrica para o veículo em caso de emergência.

O Honda FCV será o primeiro sedã do mundo a trazer todo o sistema de transmissão e motorização, incluindo a unidade de células de combustível, sob o capô. A versão conceito é equipada com um tanque de armazenamento de 70 MPa de alta pressão de hidrogênio que fornece uma autonomia de mais de 700 km. O abastecimento é rápido e prático e deve levar cerca de três minutos.