Publicidade

Honda prepara mais de 1,2 mil policiais e bombeiros para utilização de motocicleta em prestação de serviços

Cursos de pilotagem oferecidos pelos Centros Educacionais de Trânsito Honda visam contribuir com a segurança e agilidade no atendimento a ocorrências

Comprometida com a formação de um trânsito mais seguro no País, a Honda promove, em seus Centros Educacionais de Trânsito (CETH), localizados nas cidades de Indaiatuba – SP e Recife – PE, diversos tipos de treinamento voltados para a difusão de técnicas e conceitos de pilotagem segura.

Muito utilizada por órgãos como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros na prestação de serviços à população, a motocicleta possibilita agilidade no atendimento. Os treinamentos oferecidos pela Honda têm como objetivo aprimorar a habilidade na pilotagem e ressaltar itens de segurança para profissionais destes e outros órgãos públicos que utilizam o veículo de duas rodas em sua rotina de trabalho diária.

Publicidade

Em 2008, no CETH Indaiatuba, mais de 1,1 mil profissionais de órgãos como Guarda Civil Metropolitana de diversas cidades do interior de São Paulo, Garra SP, 1o Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, entre outros, participaram dos treinamentos. Em Recife, os cursos atenderam o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, a Polícia Militar e o Exército do estado, à Companhia Independente de Policiamento com Motocicletas, a Guarda Municipal de Escada e Vitória de Santo Antão e outros órgãos das regiões Norte e Nordeste, somando aproximadamente 450 participantes.

Honda prepara mais de 1,2 mil policiais e bombeiros para utilização de motocicleta em prestação de serviçosO treinamento direcionado a órgãos do Governo possui algumas peculiaridades com relação ao aplicado a motociclistas em geral. Um dos diferenciais é que 75% da carga horária é destinada a atividades práticas. Além do módulo “on road” (vias urbanas ou estrada), os participantes podem receber noções de como se comportar na condução “off road” (pisos de terra ou irregulares), que engloba maneiras diferentes de pilotagem em comparação com o asfalto. A parte teórica compreende temas como regras de segurança, inspeção preventiva e postura, além de características e comandos da motocicleta.

Além dos dois Centros Educacionais de Trânsito Honda, a rede de concessionárias de motocicletas também possui centros semelhantes, chamados CETC – Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias. Atualmente existem mais de 60 em atividade, promovendo orientações sobre pilotagem segura aos clientes e treinamentos gratuitos à população.