Publicidade

Honda requalifica instrutores de moto escolas

Com o objetivo de requalificar os profissionais responsáveis pela formação de novos motociclistas, a Honda treinou 670 instrutores de moto escolas através de unidades volantes dos CETHs (Centro Educacional de Trânsito Honda) de Indaiatuba e Recife. Os cursos são específicos para o segmento de formação de condutores, com 16 horas de duração, e dividido em uma parte teórica e outra prática.

Durante a aula teórica são abordados temas como características e comandos da motocicleta; inspeção preventiva; equipamentos de proteção; postura básica; técnicas em curvas; técnicas de frenagem; posicionamento da motocicleta; visibilidade; estratégias de condução e pilotagem no trânsito.

Já na aula prática, os participantes aprendem técnicas de como ensinar os pilotos iniciantes. Na ocasião, os instrutores são orientados sobre a melhor forma de explicar o funcionamento da motocicleta, os comandos básicos, entre eles, como sair com o veículo, como pará-lo, como mudar de marcha e exercícios de equilíbrio.

Publicidade

Além das instruções do módulo de pilotagem são acrescidas orientações direcionadas à atividade de instrutor. É enfatizada a necessidade do instrutor ser um exemplo para todos, jamais cometer infrações de trânsito ou deixar de utilizar os equipamentos de segurança necessários para a condução da motocicleta.

Esses treinamentos são a retomada de um projeto que esteve em prática durante alguns anos. Para 2010, já estão sendo programados cursos voltados aos instrutores de CFCs (Centro de Formação de Condutores) de outros estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo.