Pessoas de todas as idades são o alvo do programa Harmonia no Trânsito

Honda treina mais de 78 mil motociclistas em 2013

No ano em que inaugurou seu 3º Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia comemora mais uma conquista. Entre janeiro e dezembro de 2013, mais de 78 mil motociclistas foram treinados pelas equipes dos CETHs de Indaiatuba (SP), Recife (PE) e Manaus (AM), o melhor resultado desde a inauguração do primeiro Centro, no interior de São Paulo, em 1998. O número representa um crescimento de 13% em relação a 2012, quando foram treinadas cerca de 70 mil pessoas.

Centros educacionais da Honda treinam 78 mil pessoas em 2013

Pessoas de todas as idades são o alvo do programa Harmonia no Trânsito

Somando-se ainda os 40.280 motociclistas treinados pelos Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias (CETCs) e os 9.635 que fizeram os cursos online do portal Harmonia no Trânsito, a Honda atingiu a marca de 128.726 participantes nas atividades educacionais promovidas em 2013. No acumulado de 15 anos, desde a implementação da 1ª unidade do CETH, em Indaiatuba, mais de 500 mil pessoas já passaram pelos treinamentos oferecidos pela marca.

Harmonia no Trânsito – Referência nacional na conscientização de motociclistas sobre segurança no trânsito, a Honda oferece treinamentos, palestras e test ride nas dependências dos CETHs. “Difundir conceitos de pilotagem segura está no nosso DNA. Essa é uma contribuição efetiva da Honda para a sociedade, que precisa cada vez mais de cidadãos engajados na construção de um trânsito mais seguro e harmonioso”, explica José Luiz Terwak, gerente das três unidades do CETH.

Pessoas de todas as idades são o alvo do programa Harmonia no Trânsito

Centros educacionais da Honda treinam 78 mil motociclistas em 2013

O Centro de Indaiatuba possui área total de 30 mil m², entre sede administrativa e espaço para treinamentos práticos. Já a unidade de Recife possui 110 mil m² e estrutura bastante semelhante à de Indaiatuba. Inaugurado em outubro de 2013, em Manaus, o terceiro CETH da Honda no Brasil possui estrutura com espaço de 75 mil m² e duas pistas: uma asfaltada, para pilotagem on-road, e outra de terra, para a prática em vias não pavimentadas.

Os treinamentos são realizados em sala de aula e em simuladores de pilotagem que possibilitam aos motociclistas vivenciar as mais variadas situações do trânsito e se condicionar a reagir de forma segura. No segundo momento, os alunos colocam em prática, nas pistas dos Centros Educacionais de Trânsito, o aprendizado da sala de aula. As equipes do CETH também realizam palestras,atividades educativas e test rides itinerantes por todo o país, além de capacitarem os instrutores dos Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias e instituições como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército, que utilizam a motocicleta para o atendimento ágil à população.

A equipe técnica do CETH desenvolve ainda ferramentas educacionais disponibilizadas no site do programa . São vídeos, exercícios, animações 3D e cursos on-line com dicas de trânsito para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Na mesma plataforma, é possível fazer download de apostilas sobre técnicas fundamentais e avançadas de pilotagem com segurança, pilotagem off-road e de quadriciclos, todas gratuitas.