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O TRX 420 Fourtrax 2014 está mais seguro e resistente

Honda-TRX-420-Fourtrax

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Com desenho mais moderno, esse novo projeto oferece mais segurança, conforto e durabilidade e menor consumo de combustível. O Honda TRX 420 Fourtrax modelo 2014, chega às concessionárias ainda neste mês, com uma série de melhorias. A Honda pretende, com esse modelo, consolidar a liderança do Fourtrax no mercado de quadriciclos no Brasil. Ele é produzido na fábrica de Manaus (AM) e estará disponível na rede Honda, credenciada para a venda de quadriciclos.

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Uso em lazer - A diversão é garantida

Uso em lazer - A diversão é garantida

São duas as opções de modelos: TM (4×2) e FM (4×4). A versão 4×2 é um pouco mais leve e o guidão também tem esterçamento mais fácil.
Na versão FM (4×4) a capacidade de superação de obstáculos é bastante elevada devido aos pneus de grande tração e o sistema de tração integral. Oferece uma pilotagem mais confortável, principalmente em curvas, com bom desempenho para ultrapassar superfícies acidentadas, com menos atolamento ou deslizamento das rodas, podendo superar mais obstáculos.
O sistema de seleção de tração (Trax Lok System), alterna de forma fácil e rápida de 4×4 para 4×2 e vice versa. Essa transmissão integral conta também com o diferencial dianteiro autoblocante dotado de sensor de torque e limitador de deslizamento. O resultado é maior estabilidade e controle nos terrenos mais acidentados.

Novo design

Nova frente com farois mais potentes

Nova frente com farois mais potentes

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O TRX 420 Fourtrax foi totalmente reformulado, tem farol e carenagem completamente novos. Nessa parte frontal, o conjunto agora tem mais componentes, que podem ser substituidos em partes, facilitando a manutenção.
O visual é ressaltado pelo conjunto óptico com os faróis alongados e integrados aos pára-lamas dianteiros. A lanterna traseira é em LED e as lâmpadas dos faróis agora são mais potentes. 35 watts, melhoram a visibilidade e segurança.

O assento em formato triangular tem boa densidade e favorece a utilização do veículo por longos períodos e o assoalho dá boa proteção ao piloto em trilhas com lama, pedras soltas e galhos.

O novo painel digital da versão FM (4×4), conta com velocímetro, hodômetro total e parcial, horímetro (tempo de funcionamento do veículo), relógio, temperatura do líquido de arrefecimento, marcador de combustível e indicadores de marchas, tração e serviços de manutenção.

Novo chassi

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Novo chassi, em tubos 20% mais resistentes

Novo chassi, em tubos 20% mais resistentes

Agora em tubos de aço 20% mais resistentes o sistema de berço duplo está mais robusto. Na dianteira a suspensão tem duplos triangulos no estilo “Double Wishbone” com amortecedores de dupla ação. Na traseira há uma balança com eixo rígido monoamortecido. Nas rodas, os largos pneus Maxxis, trabalham com baixa pressão e oferecem grande capacidade de tração com reduzido o efeito de compactação do solo.

Potência e economia

Motor e transmissão com eixos longitudinais, facilitam as saídas para a transmissão

Motor e transmissão com eixos longitudinais, facilitam as saídas para a transmissão

O TRX 420 Fourtrax é propulsionado pelo motor OHV monocilíndrico 420cc, 4 tempos, com arrefecimento líquido e sistema de injeção eletrônica PGM-FI. É bastante econômico e oferece bom desempenho, para trabalho e lazer. Incorporou alterações que permitiram um pequeno aumento da potência máxima, agora de 26,9 cv a 6.250 rpm, e uma melhora mais significativa no torque, agora de 3,4 kgf.m a 5.000 rpm.
A embreagem do TRX 420 Fourtrax é centrífuga, com multiplos discos em banho de óleo. O câmbio é manual de cinco marchas, mais a marcha a ré. Na versão com tração integral há uma alavanca para a seleção da tração 4×2 ou 4×4. No sistema elétrico agora há maior potência, o novo alternador é 21% mais potente, podendo conectar mais acessórios elétricos.

Freio traseiro pode ser acionado pela mão esquerda e pé direito - Freios dianteiros com a mão direita

Freio traseiro pode ser acionado pela mão esquerda e pé direito - Freios dianteiros com a mão direita

Os freios dianteiros são a disco, com acionamento hidráulico e possuem capa protetora contra danos. O traseiro é único e do tipo a tambor, tem acionamento mecânico e funciona nas duas rodas através do eixo rígido.

Bocal do tanque com acesso facilitado

Bocal do tanque com acesso facilitado

O tanque de combustível agora tem maior capacidade. Leve, é desenvolvido em plástico injetado de alta resistência. Permite armazenar 14,4 litros, com reserva de 4,2 litros. O bocal, agora é do lado direito do tanque, o que propicia maior facilidade no abastecimento.

O TRX 420 Fourtrax é equipado com bagageiro dianteiro com capacidade de transportar volumes até o peso máximo de 30 kg. Conta ainda com bagageiro traseiro com peso limite de 60 kg e porta-objetos para pequenos volumes. O modelo pode rebocar até 385 kg.

Test – Ride. Motonline fez um rápido teste na pista do CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda) de Indaiatuba e pudemos comprovar as qualidades do Fourtrax 420, na versão 4×4.

Os comandos são bastante intuitivos. Apenas para engate da marcha a ré, precisa atenção, e faz sentido para a segurança. Apenas no neutro, aperta-se um botão vermelho perto do manete do freio traseiro (esquerdo) e aciona-se a alavanca de câmbio para engate do que seria a primeira, sem o botão acionado, daí entra a ré.

Manobras rápidas são possíveis no trabalho, mesmo com implementos

Manobras rápidas são possíveis no trabalho, mesmo com implementos

As manobras, dessa forma se tornam mais seguras porque você nunca aciona a ré sem uma ação bem definida.
Nesse test-ride pudemos verificar a praticidade do veículo em manobras por uma fazenda, realizando trabalhos com rapidez e economia.

Posição do corpo na pilotagem é muito importante, para manter as rodas no chão, tracionando

Posição do corpo na pilotagem é muito importante, para manter as rodas no chão, tracionando

No trabalho ou no lazer a diversão é grande. manobras em trilhas fechadas são facilitadas pelos grandes pneus, que aderem bastante, seja qual for o piso. Você consegue muita precisão na direção e a suspensão independente na frente mantém as rodas no chão, a maior parte das vezes. Se mergulhar muito, numa curva, por exemplo a compensação do peso, deslocado para o lado de dentro da curva vai manter as coisas sob controle.

Implementos agrícolas estão sendo desenvolvidos por empresas especializadas

Implementos agrícolas estão sendo desenvolvidos por empresas especializadas

O objetivo de vendas para o novo TRX 420 Fourtrax é comercializar seis mil unidades neste ano, por meio de um posicionamento estratégico de mercado, que deixou seu preço bem competitivo e abaixo da concorrência.
O modelo é oferecido nas cores verde e vermelha para ambas as versões, com os preços públicos sugeridos de R$ 18.890 (TM, com tração 4×2) e R$ 20.990 (versão FM, com tração 4×4), valores com base o Estado de São Paulo e sem a inclusão das despesas com frete e seguro.  A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

Rede Credenciada

Atualmente, a Honda dispõe de uma rede credenciada para a venda de quadriciclos com 102 concessionárias distribuídas por todo País. Nelas há um treinamento especial para a apresentação do produto e de suas vantagens no uso profissional e de lazer.

Histórico dos Quadriciculos e seu uso atual

Comparativo dos modelos 2013 e 2014

Comparativo dos modelos 2013 e 2014

Ficha técnica completa

O sucesso internacional do quadriciclo remete ao ano de 1970, quando o modelo surgiu nos Estados Unidos, mas inicialmente como triciclo. Devido ao maior risco de acidentes, o tricículo passou a ser substituído pelo quadriciculo, por ser mais estável e oferecer mais segurança.
Na época, o objetivo era oferecer um produto para o lazer, que fosse pequeno e prático e que superasse neve, lama e areia, tudo isso utilizando a mecânica da motocicleta, leve e resistente.

No Brasil, a Honda foi pioneira ao iniciar a comercialização de ATVs em 2001, com a importação da primeira geração do modelo (TRX 350 Fourtrax), nacionalizado no ano seguinte. Em 2008, a evolução da linha deu-se com o lançamento da segunda geração do TRX 420 Fourtrax em substituição ao modelo anterior.

Utilizado predominantemente para o lazer off-road, o TRX 420 Fourtrax supera cavas, atravessa riachos, lamaçais e atoleiros, ressaltando sua versatilidade e elevada capacidade de superação de obstáculos. Além disso, também tem excelente desempenho para uso profissional, como em propriedades rurais, fábricas, portos, hotéis e resorts, além de policiamento ostensivo em cidades litorâneas.