VFR 1200X_destaque

Honda VFR 1200X Crosstourer

A Honda VFR 1200X Crosstourer está nas concessionárias da marca de todo o Brasil como modelo importado e o preço anunciado para esta Bigtrail é de R$79.900,00. A Honda a coloca para disputar espaço com a Yamaha XTZ 1200 Super Ténéré, BMW R 1200 GS, Ducati Multistrada e Triumph Tiger Explorer 1200.

Ela chega pra colocar mais lenha na fogueira do segmento big trail de aventura

Ela chega pra colocar mais lenha na fogueira do segmento big trail de aventura

Seu motor é um V4 de 1.236,7 cc e a grande diferença em relação às suas concorrentes é o sistema de transmissão eletrônica de dupla embreagem (DCT – Dual Clutch Transmission), oferecendo condução por controle manual ou totalmente automático. A VFR 1200X Crosstourer entra para o line-up dos modelos de conceito Honda Dream, que abrangem motocicletas acima de 450 cc.

Estilo fiel ao segmento

Estilo fiel ao segmento

Ela tem o desenho inspirado na linha VFR e conta com para-brisa regulável, protetores de mãos e velocímetro totalmente digital em tela de LCD. O motor desenvolve potência máxima de 129,2 cv a 7.750 rpm, e torque de 12,8 kgf.m a 6.500 rpm. Esse motor recebe a tecnologia UNICAM, que utiliza apenas um comando de válvula por cabeçote, ao invés de dois. As válvulas de admissão são acionadas por cames (ou ressaltos) e as válvulas de escape, via balancis roletados, objetivando compactação e redução de peso do motor.

Identidade assumida da VFR 1200F

Identidade assumida da VFR 1200F

O modelo é alimentado por sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), e conta ainda com o sistema de Transmissão Eletrônica de Dupla Embreagem, oferecendo o mesmo funcionamento de uma condução com transmissão manual, mas com a conveniência de uma caixa automática.

Painel totalmente eletrônico e digital

Painel totalmente eletrônico e digital

Sua configuração utiliza embreagens independentes para mudanças ímpares (1ª, 3ª e 5ª) e outra para mudanças pares (2ª, 4ª e 6ª). Para realizar as mudanças, as embreagens trabalham alternadamente. Por exemplo, ao mudar da 1ª para 2ª marcha, o módulo de controle detecta o pedido de engrenar uma mudança mais alta e engrena a 2ª. Em seguida, libera a embreagem da 1ª e engrena a embreagem da 2ª, para realizar mudanças ininterruptas. A transmissão possui três modos de funcionamento: dois totalmente automáticos (o “D” – descontraída e econômica – e o “S” para uma pilotagem esportiva) e um modo de seleção manual de seis velocidades, que dá controle total ao piloto por meio de comandos eletrônicos.

Perfil esbelto para facilitar uso urbano

Perfil esbelto para facilitar uso urbano

No modo automático, todas as mudanças são controladas por um módulo com função inteligente, que avalia constantemente a pilotagem e reconhece os momentos em que se devem engrenar as mudanças de marchas. O condutor pode escolher entre o modo “D” (maior economia) ou o modo “S” (maior esportividade). Já no modo manual, o piloto tem total controle sobre as mudanças de marchas, engrenando-as através dos comandos “+” e “–”.

O conjunto de freios dispõe de disco duplo de 310 mm na dianteira, e na traseira, disco simples de 276 mm, combinado com o sistema Combined ABS (C-ABS). Ela tem também o sistema de controle de tração (TCS). A tecnologia aplicada permite monitorar a velocidade da roda traseira e, ao pilotar em situações adversas ou quando houver uma frenagem brusca, evita a perda do controle da moto. Se o sistema detectar que a roda está “patinando”, a potência do motor é reduzida, mas mantendo a tração. Em determinadas condições, o condutor pode desativar a tecnologia.

A VFR 1200X Crosstourer é equipada com rodas raiadas de 19’’ na frente, e 17’’ na traseira, além de pneus de uso misto sem câmera, graças à fixação dos raios ao aro pelas bordas. Na dianteira, tem configuração de 110/80. E na traseira utiliza pneu 150/70. Disponível nas cores branca perolizada e vermelha metálica, o modelo estará na rede de concessionárias Honda na versão DCT. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

Especificações técnicas VFR 1200X Crosstourer 2012